Na Posigraf, o olhar para a sustentabilidade se faz presente durante todo o percurso de seu ciclo de produção. A conscientização com relação a esse tema impacta desde a escolha da matéria-prima até a seleção dos fornecedores e parceiros que atuam diretamente na cadeia. Mas, por que devemos ficar atentos à sustentabilidade?
A Posigraf entende a sustentabilidade como estratégia de manutenção dos negócios. Todas as organizações, independentemente do porte ou setor de atuação, impactam o meio ambiente de alguma forma, e em contrapartida dependem de serviços fornecidos pela natureza. Uma vez que somos dependentes de recursos e serviços ecossistêmicos, realizar ações concretas de conservação da biodiversidade significa, é claro, contribuir para a conservação dos ecossistemas, mas também garantir que a organização terá disponíveis, à longo prazo, os recursos que são fundamentais para a viabilidade dos seus negócios.
Já na etapa de escolha da matéria-prima, a seleção do material e a origem dele são fatores levados em conta para minimizar o impacto ambiental. Hoje, mais de 90% do papel utilizado em nossa produção possui a certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), a qual atesta o manejo florestal responsável. Essa certificação evidencia, desde 2007 – ano em que foi conquistada pela Posigraf –, que a cadeia de produção da empresa é controlada e pautada na sustentabilidade.
A conquista da certificação ISO 14001, há mais de 20 anos, foi essencial para o avanço para uma produção sustentável: hoje, nessa etapa, é perceptível a preocupação com a melhoria contínua dos processos que causam impactos ambientais. A norma promove o desenvolvimento de ações em prol da proteção do meio ambiente, além de trabalhar a rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
Quando a produção acaba, os cuidados ainda se mantêm. Demonstração disso provém do tratamento de efluente líquido industrial, do tratamento das emissões atmosféricas, do controle da emissão de ruído ambiental, da gestão de resíduos sólidos e, mais recentemente, do projeto de aterro zero, o qual tem promovido ações em busca do gerenciamento dos resíduos destinados aos aterros sanitários.
Durante a seleção de fornecedores e parceiros, há o incentivo constante para que esse público apresente propostas que agreguem à diminuição dos impactos ambientais. Junto disso, realizamos a mensuração do nível de maturidade dos fornecedores com relação à sustentabilidade, utilizando os princípios do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).
A preocupação da Posigraf em proteger o meio ambiente supera os limites da empresa, e um grande exemplo disso é o apoio à manutenção da Reserva Mata do Uru, a qual possui uma área de 128,67 hectares e abriga remanescentes da Floresta com Araucárias e Campos Naturais. A mata é um oásis de conservação ambiental em meio a uma vastidão de terrenos completamente descaracterizados em termos de vegetação nativa.
Por conta de todas essas ações, campanhas e real consideração por uma gestão ambiental sustentável, a Posigraf foi uma das indústrias pioneiras na certificação Life. Esse reconhecimento foi criado pelo Instituto Life, com o objetivo de destacar a eficácia do sistema de gestão ambiental da organização, a adoção de fundamentos sólidos de sustentabilidade e uma agenda voluntária de conservação da biodiversidade.
O compromisso com a sustentabilidade é também um compromisso com toda a sociedade, e a Posigraf é uma aliada para que o futuro das novas gerações seja garantido!
Lucas Raduy Guimarães
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Editora Aprende Brasil e Posigraf: Rafael Antunes, Thiago dos Santos Guimarães e Steyce Dayane Lopes
Instituto Positivo: Maria Paula Mansur Mäder e Nayra Gazafi de Moraes
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Valdineia Valente