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Evolução marca o sexto ano de apoio do Instituto Positivo ao ADE Granfpolis

Ações que promovem a sustentabilidade do Arranjo e ferramenta de avaliação desenvolvida pelo IP são alguns destaques

Evolução marca o sexto ano de apoio do Instituto Positivo ao ADE Granfpolis

Ações que promovem a sustentabilidade do Arranjo e ferramenta de avaliação desenvolvida pelo IP são alguns destaques

O Instituto Positivo (IP) concluiu em 2021 o sexto ano de apoio direto ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, que abrange o território da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Durante todo esse período, a iniciativa de colaboração alcançou melhorias nos dados educacionais dos 22 municípios integrantes, como a redução de 13,7% na distorção idade-série escolar e o constante crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

CRÉDITO:  Instituto Positivo

Nesse contexto, o IP buscou implantar ações que gerassem não só resultados como também autonomia e sustentabilidade ao programa. Essas atividades são sugeridas a partir da decisão dos Dirigentes Municipais de Educação e desenvolvidas em conjunto com todos os municípios que integram o Arranjo.

Transição política e acolhimento dos novos dirigentes municipais de Educação

Um dos principais desafios de sustentabilidade dos ADEs é a alta rotatividade de dirigentes e equipes técnicas municipais de Educação, já que são cargos que sofrem influência política local. Por isso, o Instituto Positivo conduziu com muita cautela o momento de transição que aconteceu em 2021.

CRÉDITO: Instituto Positivo

Para acolher os novos grupos, foram promovidos encontros on-line de escuta ativa com cada novo dirigente e equipe. Na ocasião, o IP também compartilhou o conceito de ADE e os resultados obtidos pelo programa nos anos anteriores. Ao todo, o território do ADE Granfpolis apresentou alteração em 70% de seus Dirigentes Municipais de Educação e, devido à estrutura já consolidada e ao trabalho de acolhimento, 100% dos novos atores da Educação permaneceram no programa.

Projeto Gestores Escolares em Movimento (GEM)

Algumas das ações desenvolvidas junto ao ADE Granfpolis têm como objetivo formar e desenvolver competências dos atores educacionais. O projeto Gestores Escolares em Movimento (GEM) é uma dessas iniciativas.

Solicitados continuamente pelos integrantes do ADE Granfpolis, esses encontros foram retomados de maneira virtual. No ano de 2021, o IP realizou, em parceria com a Associação Granfpolis, seis encontros que ofereceram, além do acolhimento e boas-vindas, um espaço de troca e aprendizagem aos gestores escolares do território.

Participação
0
gestores escolares no encontro de abertura
0
gestores escolares nos encontros para aprofundamento e diálogo sobre a temática central
0
municípios representados

Projeto Liderar

Com o objetivo de fortalecer, engajar e formar os profissionais que lideram o ADE Granfpolis e, assim, estimular a continuidade do programa, o Instituto Positivo criou o projeto Liderar. Ele é voltado exclusivamente para o desenvolvimento desses profissionais, que, dentro do Arranjo, atuam como representantes do grande grupo.

CRÉDITO:  Instituto Positivo
Temáticas abordadas

Autoconhe-
cimento

Estilos de Comunicação e Assertividade

 

Gestão Emocional

Liderança Situacional

CRÉDITO: Instituto Positivo

“O projeto Liderar foi de grande valia para nós, secretários de Educação, porque nos deu a possibilidade de entender os caminhos e a trajetória de uma boa liderança. Socializar, interagir e trocar experiências nos possibilitou encontrar formas de conduzir nossas atitudes e nossa postura com um olhar mais humanizado e ao mesmo tempo técnico para as decisões que norteiam a Educação.”

Adilson Costa, secretário de Educação de Governador Celso Ramos.

CRÉDITO: Instituto Positivo
“O projeto Liderar foi de grande valia para nós, secretários de Educação, porque nos deu a possibilidade de entender os caminhos e a trajetória de uma boa liderança. Socializar, interagir e trocar experiências nos possibilitou encontrar formas de conduzir nossas atitudes e nossa postura com um olhar mais humanizado e ao mesmo tempo técnico para as decisões que norteiam a Educação.”

Adilson Costa, secretário de Educação de Governador Celso Ramos.

Oficinas de desenvolvimento de lideranças

CRÉDITO: Instituto Positivo

Com o sucesso do projeto Liderar, surgiu a necessidade de desenvolver habilidades de liderança e autoconhecimento em outros atores envolvidos com o ADE Granfpolis. Atendendo a esse pedido do grupo, o projeto Liderar ganhou uma nova frente, dessa vez voltada para todos os participantes do Arranjo. Lançado em maio de 2021, esse novo modelo resultou em dois encontros, que contaram com a participação de 30 atores da área de Educação, entre Dirigentes Municipais de Educação e coordenadores, e aconteceu em formato de oficina, visando à participação ativa do grupo.

Temáticas abordadas

Relacionamento Interpessoal

Gestão Emocional

Instrumento de avaliação dos ADEs

As ações do IP junto aos Arranjos, além do alcance de resultados na melhoria da educação pública, são sempre pautadas na continuidade dos trabalhos desenvolvidos e na autossuficiência da iniciativa colaborativa. Um dos fatores que pode garantir e preservar a autonomia dos ADEs é a comprovação dos impactos gerados pelo trabalho coletivo. Percebendo essa necessidade de organizar informações, o Instituto Positivo desenvolveu uma metodologia exclusiva para avaliação do nível de colaboração dos Arranjos.

Por meio da sistematização de dados das ações e resultados, é possível avaliar a internalização da cultura de colaboração do ADE e dos processos que mantêm esse modelo de trabalho em rede; promover maior nível de informações aos líderes do ADE para gerar reflexão e, por consequência, influenciar a tomada de decisões; proporcionar credibilidade frente à sociedade civil, investidores e Dirigentes Municipais de Educação; e contribuir para a sustentabilidade e autonomia dos ADEs.

A metodologia desenvolvida pelo IP é autoaplicável e contém recomendações, como a criação de um plano de ação com base nos resultados da avaliação. Esse também é o primeiro Instrumento oficial de avaliação e monitoramento exclusivo dos ADEs, e sua primeira versão será disponibilizada no segundo trimestre de 2022. A construção dessa metodologia foi embasada em materiais de pesquisas nacionais e internacionais, bem como na vivência de campo do IP.

CRÉDITO: Instituto Positivo

Ferramenta de monitoramento de indicadores educacionais

Além da avaliação qualitativa, o Instituto Positivo também disponibilizará uma ferramenta de monitoramento de indicadores educacionais, como forma de observar o histórico dos municípios integrantes do território de um ADE. Esse mecanismo funciona como um guia, no qual constam orientações de onde buscar os indicadores públicos e oficiais de cada município, a descrição do que compõe o indicador e qual análise deve ser feita a partir dele, com recomendações aos usuários conforme evolução do indicador. É uma ferramenta dinâmica, de fácil utilização e intuitiva. O grande diferencial é a visão dos dados enquanto território.

Aplicação-piloto

A aplicação da ferramenta aconteceu no ADE Granfpolis no mês de dezembro de 2021, como uma primeira experiência.

Benefícios para todos os ADEs do Brasil

O instrumento de avaliação será disponibilizado gratuitamente para todos os ADEs do Brasil como forma de estimular a autoavaliação e o fortalecimento da cultura de colaboração.

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