O trabalho social em prol da educação pública realizado pelo Instituto Positivo (IP) de maneira direta vai ficar mais perto de casa. Após um cuidadoso processo de seleção, envolvendo diversos critérios e considerando especialmente a fragilidade de alguns indicadores educacionais, foi definido o território paranaense que vai receber o apoio do IP para implantação de um Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), um mecanismo de trabalho colaborativo que permite aos municípios próximos geograficamente e de características sociais semelhantes trocar experiências e solucionar, de forma conjunta e colaborativa, as dificuldades na área da Educação. Serão sete cidades envolvidas na iniciativa: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Para que um ADE seja implantado, é preciso que os municípios envolvidos estejam dispostos a compartilhar competências políticas e técnicas visando à execução coletiva de projetos que objetivam a melhoria da qualidade da educação pública ofertada naquele território. A definição do litoral do estado para esse trabalho levou em consideração diversos fatores.
Com o objetivo de tornar a escolha do território justa e consistente, o IP desenvolveu um trabalho cauteloso de mapeamento das regiões, que foi dividido em duas fases. A primeira consistiu em uma análise quantitativa, que reuniu os principais dados educacionais dos municípios, enquanto a segunda fase, qualitativa, permitiu entender mais a fundo qual a disposição dessas regiões em atuar em colaboração.
Nesta fase, foram mapeados e analisados mais de 8 mil dados de 399 municípios do estado. Após essa avaliação, o IP priorizou quatro territórios que hoje apresentam dados em fase de desenvolvimento. Com esse posicionamento, o Instituto Positivo vai apoiar e trabalhar coletivamente com regiões que desejam avançar e melhorar ainda mais a qualidade da educação pública. Os municípios selecionados nesta primeira fase que tiveram interesse em aderir a um ADE e receber apoio do IP assinaram uma carta de intenção. Assim, seguiram três territórios para a segunda fase.
Levantados os dados e formalizada a intenção de integrar o Arranjo, o Instituto Positivo realizou uma visita técnica nos três territórios que avançaram na seleção. Na ocasião, foram aplicadas “entrevistas em profundidade” com os Dirigentes Municipais de Educação (DMEs). O objetivo desse movimento foi conhecer a dinâmica da região e a atuação da Associação de Municípios desses locais para observar o nível de colaboração já instalado no território – afinal, é essa relação de colaboração e vínculos entre os DMEs que promoverá a base para um programa estruturado, capaz de progredir ao longo dos anos.
Após todo o período de seleção, o ADE Litoral Paranaense teve início em março de 2022, com a anuência dos Prefeitos e dos Secretários Municipais de Educação. O novo ADE seguirá duas trilhas de atuação, conforme infográfico:
De desenvolvimento da educação pública.
De fortalecimento dos gestores públicos e equipes pedagógicas.
O primeiro eixo tem como objetivo a criação de um plano de ação coletivo e colaborativo que promova melhorias na educação pública do território no âmbito pedagógico ou da gestão administrativa-orçamentária. Esse pilar fará o seguinte caminho:
O segundo pilar tem como finalidade o fortalecimento profissional por meio de desenvolvimento pessoal das lideranças e da troca de experiências entre os participantes, ou seja, secretários de Educação e equipe técnica das secretarias integrantes do ADE:
O grande diferencial desse projeto está na flexibilidade do conteúdo a ser dialogado nos encontros, pois as temáticas abrangidas em cada dimensão serão escolhidas de acordo com as necessidades apontadas pelos próprios participantes do Arranjo, a partir dos desafios enfrentados no âmbito da gestão.
“Desde a primeira reunião, o interesse em fazer do litoral o primeiro ADE do estado do Paraná foi grande, uma vez que se reconhece a necessidade de uma efetiva ação junto às redes municipais de ensino; nossos índices precisam de uma atenção, pois nosso público é sazonal e com muita especificidade, que ao longo do tempo precisa haver uma pausa e um distanciamento para que a práxis (pesquisa- ação- pesquisa) possa acontecer. Os dados precisam ser analisados quantitativa e qualitativamente, e novas ações precisam ser tomadas; o ADE nos possibilitará fazer essa pausa para a análise, tendo um olhar profissional externo somado às nossas experiências e tomando decisões em rede, as 7 cidades, tendo o mesmo encaminhamento e crescendo juntas, não como uma frágil vara que pode ser facilmente quebrada, mas como um feixe que demonstra força e sustento.“
Adriana Haas Ferreira, Secretária Municipal de Educação de Pontal do Paraná.
Adriana Haas Ferreira, Secretária Municipal de Educação de Pontal do Paraná.
Lucas Raduy Guimarães
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Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Editora Aprende Brasil e Posigraf: Rafael Antunes, Thiago dos Santos Guimarães e Steyce Dayane Lopes
Instituto Positivo: Maria Paula Mansur Mäder e Nayra Gazafi de Moraes
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Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Valdineia Valente