O Instituto Positivo (IP) concluiu em 2021 o sexto ano de apoio direto ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, que abrange o território da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Durante todo esse período, a iniciativa de colaboração alcançou melhorias nos dados educacionais dos 22 municípios integrantes, como a redução de 13,7% na distorção idade-série escolar e o constante crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nesse contexto, o IP buscou implantar ações que gerassem não só resultados como também autonomia e sustentabilidade ao programa. Essas atividades são sugeridas a partir da decisão dos Dirigentes Municipais de Educação e desenvolvidas em conjunto com todos os municípios que integram o Arranjo.
Um dos principais desafios de sustentabilidade dos ADEs é a alta rotatividade de dirigentes e equipes técnicas municipais de Educação, já que são cargos que sofrem influência política local. Por isso, o Instituto Positivo conduziu com muita cautela o momento de transição que aconteceu em 2021.
Para acolher os novos grupos, foram promovidos encontros on-line de escuta ativa com cada novo dirigente e equipe. Na ocasião, o IP também compartilhou o conceito de ADE e os resultados obtidos pelo programa nos anos anteriores. Ao todo, o território do ADE Granfpolis apresentou alteração em 70% de seus Dirigentes Municipais de Educação e, devido à estrutura já consolidada e ao trabalho de acolhimento, 100% dos novos atores da Educação permaneceram no programa.
Algumas das ações desenvolvidas junto ao ADE Granfpolis têm como objetivo formar e desenvolver competências dos atores educacionais. O projeto Gestores Escolares em Movimento (GEM) é uma dessas iniciativas.
Solicitados continuamente pelos integrantes do ADE Granfpolis, esses encontros foram retomados de maneira virtual. No ano de 2021, o IP realizou, em parceria com a Associação Granfpolis, seis encontros que ofereceram, além do acolhimento e boas-vindas, um espaço de troca e aprendizagem aos gestores escolares do território.
Com o objetivo de fortalecer, engajar e formar os profissionais que lideram o ADE Granfpolis e, assim, estimular a continuidade do programa, o Instituto Positivo criou o projeto Liderar. Ele é voltado exclusivamente para o desenvolvimento desses profissionais, que, dentro do Arranjo, atuam como representantes do grande grupo.
“O projeto Liderar foi de grande valia para nós, secretários de Educação, porque nos deu a possibilidade de entender os caminhos e a trajetória de uma boa liderança. Socializar, interagir e trocar experiências nos possibilitou encontrar formas de conduzir nossas atitudes e nossa postura com um olhar mais humanizado e ao mesmo tempo técnico para as decisões que norteiam a Educação.”
Adilson Costa, secretário de Educação de Governador Celso Ramos.
Adilson Costa, secretário de Educação de Governador Celso Ramos.
Com o sucesso do projeto Liderar, surgiu a necessidade de desenvolver habilidades de liderança e autoconhecimento em outros atores envolvidos com o ADE Granfpolis. Atendendo a esse pedido do grupo, o projeto Liderar ganhou uma nova frente, dessa vez voltada para todos os participantes do Arranjo. Lançado em maio de 2021, esse novo modelo resultou em dois encontros, que contaram com a participação de 30 atores da área de Educação, entre Dirigentes Municipais de Educação e coordenadores, e aconteceu em formato de oficina, visando à participação ativa do grupo.
As ações do IP junto aos Arranjos, além do alcance de resultados na melhoria da educação pública, são sempre pautadas na continuidade dos trabalhos desenvolvidos e na autossuficiência da iniciativa colaborativa. Um dos fatores que pode garantir e preservar a autonomia dos ADEs é a comprovação dos impactos gerados pelo trabalho coletivo. Percebendo essa necessidade de organizar informações, o Instituto Positivo desenvolveu uma metodologia exclusiva para avaliação do nível de colaboração dos Arranjos.
Por meio da sistematização de dados das ações e resultados, é possível avaliar a internalização da cultura de colaboração do ADE e dos processos que mantêm esse modelo de trabalho em rede; promover maior nível de informações aos líderes do ADE para gerar reflexão e, por consequência, influenciar a tomada de decisões; proporcionar credibilidade frente à sociedade civil, investidores e Dirigentes Municipais de Educação; e contribuir para a sustentabilidade e autonomia dos ADEs.
A metodologia desenvolvida pelo IP é autoaplicável e contém recomendações, como a criação de um plano de ação com base nos resultados da avaliação. Esse também é o primeiro Instrumento oficial de avaliação e monitoramento exclusivo dos ADEs, e sua primeira versão será disponibilizada no segundo trimestre de 2022. A construção dessa metodologia foi embasada em materiais de pesquisas nacionais e internacionais, bem como na vivência de campo do IP.
Além da avaliação qualitativa, o Instituto Positivo também disponibilizará uma ferramenta de monitoramento de indicadores educacionais, como forma de observar o histórico dos municípios integrantes do território de um ADE. Esse mecanismo funciona como um guia, no qual constam orientações de onde buscar os indicadores públicos e oficiais de cada município, a descrição do que compõe o indicador e qual análise deve ser feita a partir dele, com recomendações aos usuários conforme evolução do indicador. É uma ferramenta dinâmica, de fácil utilização e intuitiva. O grande diferencial é a visão dos dados enquanto território.
A aplicação da ferramenta aconteceu no ADE Granfpolis no mês de dezembro de 2021, como uma primeira experiência.
O instrumento de avaliação será disponibilizado gratuitamente para todos os ADEs do Brasil como forma de estimular a autoavaliação e o fortalecimento da cultura de colaboração.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Leticia Calesso Pietrasko, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer