Neste ano, já em pleno curso, impossível não esperarmos um retorno, pessoal e profissional, ao que tínhamos antes da pandemia. Sim, claro que há aprendizados e mudanças que esperamos que permaneçam, como a adoção do trabalho híbrido (sempre que produtivo), o reforço na prevenção contra qualquer doença transmissível e a valorização do contato humano e da solidariedade. Mas como não sentir saudade de um tempo de mais previsibilidade, maior proximidade (sem máscaras, por favor!) e paz que tínhamos em 2019? Que saudade dessa parte do velho normal!
Para nossas empresas, a leitura não é diferente. Em pleno 2022, ainda sofremos dificuldades no abastecimento de materiais, especialmente na Posigraf. Ainda nos perguntamos se convém realizar eventos maiores presenciais por conta da propagação da Covid-19. Apesar de franca recuperação, não retornamos ao número de alunos pré-pandemia no Curso Positivo e no Colégio Positivo. A inflação corrói rendimentos, puxa a inadimplência. E o Aprende Brasil lida com o enorme desafio de apoiar os munícipios diante do relevante atraso no ensino sofrido pelos alunos das escolas públicas – desafio enfrentado também por nossa rede de escolas.
O ano de 2022 ainda será marcado pelo desafio de buscar esse velho normal. Quanto tempo mais temos pela frente para a recuperação plena? Em parte, independe de nós, é claro. Mas a parte que depende de nós é possível de ser cuidada, a partir do trabalho e da atitude pessoal. O que está ao nosso alcance para esse resgate de aprendizado, eficiência e integração? Cada um de nós certamente tem algo a colaborar, dentro e fora da empresa.
Temos muito o que fazer, e isso é ótimo para quem não tem preguiça de trabalhar com afinco. Estamos em todas as nossas empresas em um bom rumo neste início de ano! O pior já passou e o melhor está por vir. Vamos juntos, vamos de mãos dadas! (mas claro, antes a gente passa álcool para prevenir 😊)
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer