Desde o início de 2021, o Instituto Positivo vem dedicando esforços no mapeamento e análise dos indicadores educacionais em diferentes regiões do estado, a fim de subsidiar a escolha do território que receberá o apoio e incentivo à implantação de um Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) no Paraná.
Serão priorizados os territórios do Paraná que hoje apresentam maior defasagem nos indicadores de aprendizagem e equidade. O Instituto Positivo vai apoiar e trabalhar coletivamente com as regiões que desejam participar da seleção e os municípios priorizados nesta fase. Aqueles que quiserem receber apoio deverão assinar uma carta de intenção para seguir adiante no processo. A avaliação dos indicadores já foi concluída e, a partir dela, foram destacados seis territórios, organizados em associações de municípios no estado, nas quais serão feitos os primeiros contatos, para avaliação do capital social.
Na segunda etapa, o instituto aplicará uma pesquisa com os seis territórios priorizados na primeira fase. O objetivo será conhecer a dinâmica do território e das associações de municípios locais, e observar o nível de colaboração já existente na região. É o estágio da colaboração e os vínculos entre os dirigentes municipais de Educação que irão promover a base para um ADE estruturado, capaz de progredir ao longo dos anos. Também serão realizadas entrevistas com alguns líderes dos territórios elencados como prioritários, para ouvir os relatos de ações cooperativas já realizadas.
A fase 2 teve início em julho e deve se desenvolver até novembro de 2021. Ao término do processo de seleção, o instituto realizará o cruzamento dos dados, definindo, então, um único território para receber apoio.
Mapeamento e análise de indicadores educacionais dos territórios paranaenses
Diálogo com os principais atores da Educação no Paraná
Diálogo com os representantes municipais e de associações de municípios
Promoção de seminários sobre o tema do Arranjo de Desenvolvimento da Educação no estado do Paraná
Acolhimento da parceria por parte do território em que será implantado o programa
Realização de um diagnóstico territorial colaborativo, que gere reflexão sobre os principais pontos a serem trabalhados no programa
Definição coletiva das metas colaborativas, com base no diagnóstico
Assinatura do termo de parceria, contendo acordos locais para a efetivação do apoio
Construção do planejamento tático 2022-2024
“Por meio de estudos conduzidos pelo Instituto Positivo, foi detectada a necessidade de direcionar os esforços de investimento social privado para um território dentro do Paraná. Avaliamos indicadores como Proficiência e Índice de Reprovação das 19 Associações Regionais do estado e alguns dados apontaram pouca evolução na aprendizagem. Esse fato motivou o apoio a projetos que visem à cultura de colaboração, à busca pela equidade e ao fortalecimento do ensino para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Além disso, o Positivo, por meio do Instituto Positivo, deseja contribuir, ainda mais, para a transformação social dentro do seu próprio estado.”
Cristiane da Fonseca, coordenadora de Implantação de Projetos Sociais do Instituto Positivo.
Cristiane da Fonseca, coordenadora de Implantação de Projetos Sociais do Instituto Positivo.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer