De muitas formas, a inovação esteve presente em toda a história do Grupo Positivo. Porém, os mercados da Educação e da Tecnologia têm, nos últimos tempos, vivenciado transformações tão intensas que foi preciso restaurar os pilares que fazem do Positivo uma referência nacional. Há muitas oportunidades de crescimento no setor, mas como aproveitá-las da melhor forma? O ano de 2025 tem sido uma resposta clara a essa pergunta, que foi feita há não muito tempo e já desencadeou uma série de iniciativas, reflexões, reestruturações e renovações – algumas das quais você confere nesta edição da Revista Positivo.
A revisão e modernização dos nossos valores (Saber, Ética, Trabalho e Progresso) e a definição de um propósito claro (Aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva), que marcaram o ano de 2024, bem como a instituição de uma área totalmente dedicada à inovação, em 2025, são, até o momento, os resultados mais substanciais desse trabalho completo e progressivo de reformulação e adaptação. A partir dessa base, que trouxe clareza sobre a identidade do Positivo, é possível estabelecer uma cultura na qual olhar para o futuro de forma diferente permitirá estarmos cada vez mais preparados para os novos desafios.


“De forma geral, quando pensamos em inovação, concluímos que ela vem a partir da destruição de uma estrutura que já existe. No Positivo, porém, não há essa oposição: queremos fazer diferente mantendo e honrando os valores e o propósito que nos trouxeram até aqui. Isso é o que eu chamo de respeitar o legado olhando para o futuro. Ter clareza sobretudo do nosso propósito ajuda a vermos significado no trabalho, a termos identidade e a filtrarmos nossas decisões. Hoje, com essa clareza, promovemos várias ações na intenção de inovar e, ao mesmo tempo, fortalecer nosso propósito e nossos valores.”
Lucas Guimarães, presidente do Grupo Positivo, em fala de abertura no Encontro de Executivos realizado em março de 2025
Juntos, construindo o futuro
O caráter inovador do Positivo se mostrou notório particularmente nos últimos anos, de modo que muitas melhorias aconteceram em todas as empresas. Então, por que da necessidade de falar ainda mais sobre esse assunto agora? É porque, segundo Lucas e as demais lideranças, apesar de saber inovar, o Positivo precisa de uma estrutura própria e direcionada para a experimentação. E é a partir dessa percepção que nasce, neste ano, a Gerência de Inovação – uma área totalmente dedicada ao fortalecimento e à expansão da cultura de inovação.
De acordo com Lucas Guimarães, a Gerência de Inovação não vem para delimitar as atividades como se dali saíssem as ideias e os projetos de inovação. Ao contrário, essa equipe vem para apoiar, estimular e potencializar em todas as áreas as ações que podem transformar completamente e melhorar os processos, para o bem coletivo. “É importante entendermos que a inovação não vai acontecer na nova área: vai acontecer no Positivo inteiro. Portanto, a nova área precisa do apoio de toda a organização, em especial dos líderes”, complementou Lucas em sua fala no evento de março.