Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Atendimento personalizado na Jornada Escolar

Colégio Positivo e Curso Positivo contam com infraestrutura completa para melhorar cada vez mais a experiência do estudante, seu principal cliente

Um atendimento personalizado, que considera a individualidade de cada pessoa, contribui para uma relação de confiança e proximidade.

A afirmação de Andressa Leite Rodrigues, coordenadora de Atendimento dos colégios do Grupo Positivo, reflete a visão global do Grupo Positivo no que se refere ao atendimento a seus clientes. No caso específico das unidades educacionais, a experiência do estudante enquanto principal cliente vem ao encontro da intenção de sempre reforçar a nobre missão: construir um mundo melhor por meio da educação.

Central de Atendimento estruturada para acolher alunos e responsáveis com agilidade, cuidado e proximidade.

Nos colégios do Grupo Positivo e no Curso Positivo, a necessidade de compreender a jornada do aluno e os fatores que ajudam a melhorar sua experiência na instituição levou à criação de uma infraestrutura formada por várias áreas. Da captação à formatura ou à aprovação no vestibular, o objetivo é promover uma relação cada vez mais próxima, por meio de um atendimento personalizado e humanizado, que leve em consideração as necessidades pessoais a longo prazo e que preserve uma atmosfera de encantamento e aprendizagem.

“Um atendimento personalizado é essencial para que nossos alunos e seus responsáveis não se sintam apenas mais um número em meio a tantos. O único número que realmente queremos destacar é o da aprovação no vestibular. No entanto, durante toda a jornada do aluno conosco, buscamos garantir que ele se sinta bem acolhido e atendido em todas as áreas.”

Luis Felipe Gonçalves, gerente administrativo do Curso Positivo

Uma área dedicada ao cliente

Em 2025, o Grupo Positivo apostou na implantação de uma nova área: a Experiência do Cliente. O departamento, que ainda está em construção e contará com uma equipe focada na melhoria contínua, será responsável por realizar mapeamentos de dados e feedbacks a partir da metodologia Lean Six Sigma Black Belt, cujo objetivo é otimizar processos organizacionais e aumentar a eficiência.

Material didático entregue com atenção aos detalhes e à organização que acompanha o estudante desde o primeiro dia de aula.

As informações coletadas e processadas pelo novo setor permitirão entender melhor o contexto tanto das áreas administrativas quanto dos clientes dos colégios do Grupo Positivo e do Curso Positivo. Para o caso dos estudantes e seus familiares, em especial, haverá uma equipe dedica da Voz do Cliente (VoC), a qual atuará unindo todos os canais de contato com esse cliente, como Atendimento e Ouvidoria, utilizando o método Closed Loop Feedback, desenvolvido justamente para melhorar a experiência. Além disso, estamos criando um novo conceito de atendimento para o colégio, com treinamento focado na excelência denominado “Embaixadores do encantamento”, com indicadores e ações ao longo do ano.

“Atualmente estamos buscando uma ferramenta omnichannel com inteligência artificial, que possibilite o atendimento com multicanalidade. Além dessa ferramenta, vamos implantar o Speech Analytics, que irá monitorar todas as conversas com clientes, transformando-as em texto e avaliando seu sentimento. Essa inovação nos trará rapidamente a visão do ponto onde precisamos atuar para evoluir no que diz respeito à satisfação do cliente.”

Karina Maria Dittrich de Melo da Cruz, gerente de Experiência do Cliente nas unidades educacionais do Grupo Positivo

Karina explica que entre os próximos passos a serem dados está o mapeamento da jornada do cliente, por meio do qual será possível entender as tarefas que ele precisa executar ao longo de sua vivência na instituição até atingir seu objetivo. “Queremos entender todos os pontos de atrito, buscando melhorar processos e sistemas e atender a todas as necessidades.”

Ainda segundo a gerente, o setor de Experiência do Cliente fará uso de APIs, interfaces que permitem a comunicação e a integração de sistemas e aplicações. Com isso, haverá mais agilidade no atendimento, rapidez na resolução de problemas e personalização no trato com o cliente. “O trabalho de mapeamento irá proporcionar conhecimento profundo para decisões estratégicas, personalizadas de acordo com a unidade, a região e o produto”, revela.

Infraestrutura Interdisciplinar

Tendo como eixo a área de Experiência do Cliente, o trabalho em torno dos estudantes e responsáveis desenvolvido atualmente no Positivo envolve vários setores. Confira o papel de alguns deles:

Inovando e humanizando

A grande preocupação nas unidades educacionais do Positivo é continuar inovando no atendimento aos clientes sem deixar de lado o mais importante: a dimensão humana. Por isso, o método que nunca perde seu lugar é o da escuta ativa e empática, que encanta por meio da presença, da sensibilidade e do compromisso com as crianças e os adolescentes. Levar em consideração os fatores emocionais, sociais e comportamentais é fundamental para garantir o bem-estar nas instituições de ensino.

Para Marcos Ferreira de Souza, gerente de Relacionamento do Curso Positivo, esse trabalho humanizado de acolhimento pode, sim, ser potencializado com o uso das tecnologias, que permitem análise de dados e aprimoramento de abordagens e processos internos. Ele afirma que a troca constante com outras áreas, o aprendizado com os erros e os feedbacks recebidos ajudam a empresa a evoluir.

Professor Giba Lavras com aluno do Extensivo, Pedro Henrique Lourenço Barbosa, para orientações personalizadas.

“Para promover o atendimento personalizado, que ganhou ainda mais relevância no cenário atual de inteligência artificial, precisamos transformar o atendimento em uma experiência de valor. Para isso, entre outras ações, realizamos treinamentos internos com base em situações reais vividas pela equipe e sempre buscamos ferramentas que simplifiquem a jornada do cliente até a matrícula – sem abrir mão do toque humano.”

Marcos Ferreira de Souza, gerente de Relacionamento do Curso Positivo

Unindo as formas tradicionais de lidar com o ser humano às novidades que a tecnologia apresenta, o mundo da Educação tende a prosperar. Afinal, o que as novas gerações pedem é exatamente essa capacidade de ensinar a transitar entre o mundo real, das afetividades, e o mundo virtual, das praticidades. E o Positivo está de olho nesse cenário, atualizando-se e aprimorando-se para entender e se aproximar cada vez mais do estudante.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap