Um atendimento personalizado, que considera a individualidade de cada pessoa, contribui para uma relação de confiança e proximidade.
A afirmação de Andressa Leite Rodrigues, coordenadora de Atendimento dos colégios do Grupo Positivo, reflete a visão global do Grupo Positivo no que se refere ao atendimento a seus clientes. No caso específico das unidades educacionais, a experiência do estudante enquanto principal cliente vem ao encontro da intenção de sempre reforçar a nobre missão: construir um mundo melhor por meio da educação.
Nos colégios do Grupo Positivo e no Curso Positivo, a necessidade de compreender a jornada do aluno e os fatores que ajudam a melhorar sua experiência na instituição levou à criação de uma infraestrutura formada por várias áreas. Da captação à formatura ou à aprovação no vestibular, o objetivo é promover uma relação cada vez mais próxima, por meio de um atendimento personalizado e humanizado, que leve em consideração as necessidades pessoais a longo prazo e que preserve uma atmosfera de encantamento e aprendizagem.

“Um atendimento personalizado é essencial para que nossos alunos e seus responsáveis não se sintam apenas mais um número em meio a tantos. O único número que realmente queremos destacar é o da aprovação no vestibular. No entanto, durante toda a jornada do aluno conosco, buscamos garantir que ele se sinta bem acolhido e atendido em todas as áreas.”
Luis Felipe Gonçalves, gerente administrativo do Curso Positivo
Uma área dedicada ao cliente
Em 2025, o Grupo Positivo apostou na implantação de uma nova área: a Experiência do Cliente. O departamento, que ainda está em construção e contará com uma equipe focada na melhoria contínua, será responsável por realizar mapeamentos de dados e feedbacks a partir da metodologia Lean Six Sigma Black Belt, cujo objetivo é otimizar processos organizacionais e aumentar a eficiência.
As informações coletadas e processadas pelo novo setor permitirão entender melhor o contexto tanto das áreas administrativas quanto dos clientes dos colégios do Grupo Positivo e do Curso Positivo. Para o caso dos estudantes e seus familiares, em especial, haverá uma equipe dedica da Voz do Cliente (VoC), a qual atuará unindo todos os canais de contato com esse cliente, como Atendimento e Ouvidoria, utilizando o método Closed Loop Feedback, desenvolvido justamente para melhorar a experiência. Além disso, estamos criando um novo conceito de atendimento para o colégio, com treinamento focado na excelência denominado “Embaixadores do encantamento”, com indicadores e ações ao longo do ano.
“Atualmente estamos buscando uma ferramenta omnichannel com inteligência artificial, que possibilite o atendimento com multicanalidade. Além dessa ferramenta, vamos implantar o Speech Analytics, que irá monitorar todas as conversas com clientes, transformando-as em texto e avaliando seu sentimento. Essa inovação nos trará rapidamente a visão do ponto onde precisamos atuar para evoluir no que diz respeito à satisfação do cliente.”
Karina Maria Dittrich de Melo da Cruz, gerente de Experiência do Cliente nas unidades educacionais do Grupo Positivo

Karina explica que entre os próximos passos a serem dados está o mapeamento da jornada do cliente, por meio do qual será possível entender as tarefas que ele precisa executar ao longo de sua vivência na instituição até atingir seu objetivo. “Queremos entender todos os pontos de atrito, buscando melhorar processos e sistemas e atender a todas as necessidades.”

Ainda segundo a gerente, o setor de Experiência do Cliente fará uso de APIs, interfaces que permitem a comunicação e a integração de sistemas e aplicações. Com isso, haverá mais agilidade no atendimento, rapidez na resolução de problemas e personalização no trato com o cliente. “O trabalho de mapeamento irá proporcionar conhecimento profundo para decisões estratégicas, personalizadas de acordo com a unidade, a região e o produto”, revela.