Nossa fundação, em 1972, foi marcada por ousadia e inovação. Nos anos seguintes, empreendemos em diferentes áreas, inovando e ousando fazer diferente e melhor. Tivemos grandes êxitos, mas também fracassamos muitas vezes. Atuamos em segmentos como rádio e televisão, lançamos revistas de bichos de pelúcia e abrimos uma agência de design. Também lançamos um curso pré-vestibular focado em baixa renda e tentamos franquear escolas de inglês. Tivemos uma construtora e tentamos exportar serviços gráficos e vender livros didáticos tradicionais. Nada disso prosperou. Encerramos ou vendemos essas operações.
Lembro-me desse histórico porque tropeços são inevitáveis quando inovamos. Ninguém gosta de cometer erros, especialmente os evitáveis. Mas a vida empresarial é assim. Sem risco não há retorno. E sem retorno não há sustentabilidade verdadeira. Se prosperamos ao longo de nossa história, é porque ousamos e tivemos coragem de arriscar. Coragem que, como toda virtude, é ladeada por dois vícios: sua falta é covardia e seu excesso é temeridade. E a palavra “coragem”, vale lembrar, tem a mesma raiz semântica da palavra “coração”. O ato corajoso, ainda que prudente, vai além da razão.
Lembrando esse histórico de ousadia e inovação, e sua grande importância para nossa longevidade, iniciamos no ano passado uma série de ações para fortalecer práticas inovadoras no Positivo. Contratamos um gestor experiente, que está formando uma pequena equipe focada na promoção da inovação em todas as áreas. Além disso, contratamos uma consultoria especializada para nos acompanhar ao longo de 2025, ajudando a melhorar os processos para termos mais agilidade em gerar pequenas e grandes inovações.

O foco de nossa inovação é atender cada vez melhor nossos estudantes, famílias e clientes. Sabemos que é desse foco central que nascem as inovações, grandes ou pequenas, que mais importam na empresa. Inovações que geram encantamento, que fazem brilhar os olhos de quem nos escolheu como instituição de ensino ou fornecedor de confiança. Esse brilho no olhar nos ilumina, dá significado ao nosso trabalho e toca o nosso coração. E, assim, mantemos no peito essa coragem que nos marca desde a fundação. Sigamos assim, unidos, inovadores e corajosos, guiados pelo nosso propósito de aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva.