Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Uma nova era no CEI Maria Amélia

Inovação na Educação Infantil começa com escuta, cuidado e tecnologia

O ano de 2025 marca o início de uma nova fase no CEI Maria Amélia, unidade social de Educação Infantil que integra o ecossistema do Grupo Positivo. Localizado em Curitiba, o Centro de Educação Infantil passou por uma transformação profunda, que vai além das paredes recém-reformadas: agora, o foco é no atendimento exclusivo às crianças do Infantil 1, 2 e 3 – e em como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na construção de vínculos e no aprimoramento da experiência pedagógica.

Essa reestruturação representa mais do que uma mudança física. É o início de um novo capítulo na história da unidade, guiado por uma escuta ativa das famílias, pela inovação no dia a dia e por uma gestão que aposta na inteligência emocional e na inteligência digital.

Comunicação que aproxima

Uma das recentes inovações implementadas no CEI Maria Amélia foi a adoção de ferramentas digitais que facilitaram a escuta e a participação das famílias. Desde 2024, a escola realiza pesquisas de satisfação via formulário online – um modelo simples, direto e acessível que já alcança uma taxa de resposta de aproximadamente 98%.

“Acreditamos que ouvir as famílias é essencial para aprimorar continuamente nosso trabalho. Por meio da pesquisa de satisfação, conseguimos identificar pontos fortes a serem mantidos e aspectos que podem ser aprimorados. Essa escuta nos orienta e fortalece o vínculo de confiança com aqueles que compartilham conosco o cuidado e a responsabilidade pela formação das crianças.”

Luciane Conceição, diretora do CEI Maria Amélia

Responsáveis voltam a buscar as crianças nas salas, após revezamento organizado durante o período de adaptação.

Foi a partir dessa escuta, por exemplo, que surgiu uma prática adorável: o revezamento entre as turmas para que os pais possam buscar seus filhos diretamente nas salas de aula. A ideia veio de um comentário da mãe da pequena Giovanna, Thainá Marchiore, que destacou que sentia falta desse momento, que foi evitado pela gestão do CEI Maria Amélia no período de adaptação das crianças.

WhatsApp: do bilhete à conversa em tempo real

Em tempos de comunicação instantânea, o CEI Maria Amélia também se reinventou. A tradicional agenda física foi substituída por grupos de WhatsApp, que hoje cumprem o papel de aproximar ainda mais famílias e escola. Com a ferramenta no dia a dia das pessoas, ficou muito mais fácil manter o diálogo aberto. Pais avisam quando os filhos estão doentes, tiram dúvidas e participam da rotina escolar em tempo real.

Além disso, as decisões agora são compartilhadas. A partir de enquetes virtuais nos grupos das turmas, é possível definir, com agilidade e participação, datas e horários de reuniões e eventos escolares. Com poucos cliques, pais e responsáveis ajudam a construir uma escola mais conectada com a sua realidade.

Atividade com QR Codes permite que as famílias acessem áudios gravados pelas crianças, promovendo conexão afetiva e valorizando a escuta no processo pedagógico.

Tecnologia em sala de aula: o futuro começa no Infantil

A inovação também chegou dentro da sala de aula. Em 2025, todas as turmas do CEI Maria Amélia passaram a contar com Chromebooks (laptops que oferecem velocidade, segurança e simplicidade) e projetores (datashows). Os equipamentos têm sido importantes aliados no processo de adaptação das crianças e na ampliação de possibilidades pedagógicas.

Mesmo em uma fase da infância em que o contato com o concreto e com o afeto é essencial, a tecnologia entra em cena como ferramenta de apoio. Ela ajuda professoras e professores a criarem experiências lúdicas, coloridas e conectadas com o universo das crianças.

Tecnologia sob medida para o contexto social

No contexto de uma escola social, como o CEI Maria Amélia, a adoção de inovações tecnológicas robustas apresenta desafios próprios – tanto em infraestrutura quanto em realidade orçamentária. Por isso, buscamos soluções simples, eficazes e acessíveis, que dialogam com a competência da simplicidade, tão valorizada pelo Grupo Positivo. Apostar em ferramentas como Google Forms, WhatsApp, Chromebooks e projetores significa inovar com inteligência, respeitando a essência do trabalho de formação, acolhimento e desenvolvimento infantil.

Mãe do aluno Isaac participa da pesquisa de satisfação da instituição.

Educação com afeto, gestão com dados

Chegada organizada com atenção da equipe, diálogo e uso de tecnologia.

A experiência do CEI Maria Amélia mostra que inovação não significa automatizar sentimentos ou substituir relações humanas por máquinas. Significa, sim, usar a tecnologia como ponte. Ponte entre famílias e escola, entre gestão e comunidade, entre o presente e o futuro da educação infantil.

Mais do que um espaço reformado, o CEI Maria Amélia se apresenta como um ambiente de cuidado, diálogo e evolução constante, onde cada criança é vista como protagonista e cada família, como parceira. Um exemplo de como a tecnologia, quando aliada à escuta e ao afeto, pode transformar o cotidiano da escola e preparar os pequenos para um mundo em constante mudança.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap