Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Sustentabilidade em forma de gincana

Iniciativa do Grupo Positivo ajuda a promover a conscientização sobre temas ambientais e sociais entre os colaboradores

“Sempre acreditei que o nosso maior legado ao mundo é o cuidado que prestamos a ele”. Essa afirmação é do Leonardo Galli Pinheiro, analista de Controladoria do Grupo Positivo, que ao longo de sua vida já participou de várias ações para tornar suas crenças uma realidade, principalmente aquelas relacionadas às questões ambientais. Mais recentemente, ele se engajou na Gincana de Sustentabilidade do Grupo Positivo, uma iniciativa inédita de caráter competitivo, mas principalmente engajador, que tem como objetivo inspirar cada participante a incorporar práticas sustentáveis no dia a dia.

Dividida em três fases, a gincana desafia as equipes a mostrar seus conhecimentos sobre o tema, incentivando a leitura, a pesquisa e a investigação da temática da sustentabilidade.

Fotos de reformas e manutenções em instituições beneficiadas em ações de voluntariado, com o apoio de Leonardo Galli.

“Não é apenas uma competição: é uma jornada de impacto, aprendizado e conexão com o mundo ao nosso redor e, claro, com os colegas de trabalho. Por meio desse projeto, os participantes compreendem que pequenas ações podem gerar grandes mudanças de hábitos e de consciência”, pondera a coordenadora de Sustentabilidade Corporativa do Grupo Positivo, Cristiane da Fonseca.

Na experiência de Leonardo, a Gincana de Sustentabilidade tem sido uma oportunidade de manifestar seu desejo de transformação e cuidado com o planeta. Como líder da equipe EcoControladores, composta pelos colaboradores da área de Controladoria da Central Positivo, ele considera que a gincana tem o potencial de impactar aqueles que poucas vezes ou nunca ouviram falar sobre sustentabilidade, mostrando que ao cuidar do planeta cuidamos também da vida humana, desta e das próximas gerações.

“Espero que a gincana ajude as pessoas a mudarem pequenos hábitos no dia a dia, tanto no trabalho quanto em casa. Atitudes simples, como separar o lixo do jeito certo, evitar desperdício e reaproveitar materiais, fazem muita diferença quando todo mundo se envolve. Também espero que a galera entenda e reflita sobre o impacto que cada um pode ter no meio ambiente. Mais do que só participar das atividades, a ideia é levar esse aprendizado para frente, influenciando colegas, amigos e família. Se criarmos uma cultura sustentável dentro da empresa, com ações que virem parte da rotina, já vai ser um grande passo.”

Leonardo Galli Pinheiro, analista de Controladoria do Grupo Positivo

Uma gincana, vários desafios

A Gincana de Sustentabilidade divide-se em três fases. Veja mais detalhes de cada uma delas:

Fase 1

Teste seus Conhecimentos

Os participantes fazem a leitura técnica de um texto sobre gestão de resíduos na prática e respondem a um quiz.

Fase 2

Está no Radar

Cada equipe deve apresentar cinco registros fotográficos de descartes de resíduos feitos de forma incorreta e outros cinco de descartes feitos de forma correta, acompanhados de um relato coletivo, destacando os aprendizados.

Fase 3

Quero te Contar

Aos colaboradores é solicitada a produção, em equipe, de um vídeo explicativo sobre gestão de resíduos sólidos ou a realização de uma palestra voluntária em uma organização social ou escola pública.

O exemplo arrasta!

De acordo com Cristiane, na Gincana, a leitura é promovida como uma ferramenta de transformação social, e as demais atividades práticas, combinadas à leitura inicial, desenvolvem a consciência a respeito do manejo responsável de resíduos sólidos. A intenção é, a partir do exemplo, gerar um movimento que transborde o ambiente de trabalho e toque também a vida familiar e comunitária dos colaboradores. Além disso, na opinião da coordenadora, a participação nessa iniciativa estimula o aprimoramento pessoal, baseado na reflexão coletiva e no olhar crítico.

Sob a ótica do desenvolvimento humano, iniciativas como a Gincana de Sustentabilidade assumem um papel estratégico na promoção de competências sociais cognitivas e éticas, alinhando-se diretamente ao propósito do Grupo Positivo de aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva. Quando vivenciado por meio de ações concretas, que estimulam a reflexão, o propósito torna-se uma poderosa ferramenta de transformação individual, a qual impacta diretamente o mundo em que vivemos. Tenho recebido muitos relatos e imagens interessantes das equipes da Gincana, demonstrando o quanto temos espaço para evoluir, especialmente na separação de resíduos sólidos. Acredito que já avançamos muito e vamos avançar ainda mais.

Cristiane da Fonseca, coordenadora de Sustentabilidade Corporativa do Grupo Positivo

O aprendizado pelo exemplo é um fator intrínseco à história do Grupo Positivo, que há muito tempo promove ações sociais, nas iniciativas do Colégio Positivo, Curso Positivo, Posigraf, Central Positivo, Aprende Brasil Educação e, especialmente, por meio do Instituto Positivo. A questão do exemplo é igualmente importante para Leonardo, cuja história familiar se desenha assim: “Quando pequeno aprendi com meus pais que o exemplo é a melhor forma de ensinar, e agora, como pai, tento passar isso para o meu filho. Quero que ele cresça entendendo a importância de pequenas atitudes para um mundo melhor”. Em termos de responsabilidade ambiental, Leonardo é, de fato, um caso exemplar.

Equipes da primeira Gincana de Sustentabilidade. Clique na foto para saber o nome da equipe.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap