Em 2018, o Grupo Positivo deu início a um conjunto de ações para estimular o diálogo entre colaboradores e líderes, o qual no decorrer dos anos foi se consolidando como uma cultura. Hoje, a prática do feedback é essencial em todas as empresas do grupo, pois a partir dela os colaboradores podem desenvolver de maneira mais precisa suas competências e habilidades e se sintonizar com suas equipes, que estabelecem uma atmosfera de transparência, confiança e inovação.
Toda a movimentação realizada nesse sentido está reunida naquilo que em 2019 passou a se chamar Programa de Feedback. Criado pela área de Recursos Humanos após um trabalho de diagnóstico e mapeamento de ofensores e oportunidades para a promoção de uma cultura de feedback, o programa vem colhendo seus frutos: despertar da consciência do pertencimento; aprimoramento pessoal; melhoria da produtividade; otimização do fluxo de informações; e revigoramento do ambiente de trabalho.

Inevitável evolução
Inicialmente, o Programa de Feedback teve como foco um público específico: as lideranças dos colégios do Grupo Positivo. Na ocasião, elas participaram de capacitações para o entendimento das metodologias e a aplicação do feedback, bem como a composição do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Já no ano seguinte, em 2020, o programa foi ampliado para todos os colaboradores dos colégios, com o objetivo particular de desmistificar o conceito e a prática de feedback para todos os cargos e níveis de atuação.

A experiência foi tão bem-sucedida que em 2021 o Programa de Feedback foi reforçado e se transformou em um projeto corporativo, abrangendo todas as unidades de negócio do Grupo Positivo. A partir daquele momento, o feedback se consolidou como uma ferramenta poderosa para transformação e geração de resultados – que se comprova ano após ano. E assim a cronologia vai se mostrando amigável ao programa e, é claro, aos colaboradores e à cultura de feedback, que é alimentada com ações e comunicações recorrentes.
Comprovação estatística
Os efeitos da cultura de feedback no Positivo não são percebidos apenas no clima organizacional, mas também nos números. De 2023 para 2024, registrou-se um aumento de mais de 5% na prática contínua (três feedbacks ou mais no ano), com destaque para a Aprende Brasil Educação, cuja taxa de colaboradores que aderiram adequadamente ao Programa de Feedback alcançou 74%. Os dados também revelam a qualidade dos feedbacks realizados: nos dois anos, cerca de 60% dos colaboradores avaliaram as conversas com seus gestores como produtivas e eficientes por se basearem em fatos e evidências.

“O feedback é um momento de interação, aprendizado e troca de informações e deve ser aplicado de forma leve, tranquila e descontraída. Para que isso aconteça, é importante que o relacionamento entre gestor e colaborador seja transparente, sincero e comprometido – não apenas na hora do feedback, mas no cotidiano como um todo. A partir do momento em que a confiança é estabelecida, o feedback se torna um bate-papo interativo e dinâmico, auxiliando a troca de informações e facilitando a identificação dos pontos positivos e negativos. Assim, o colaborador também se sente mais à vontade para solicitar um feedback e descrever suas ‘dores’ ”.
Ana Maria Vollani, vice-diretora administrativa do Curso Positivo – Joinville
Melhorar sempre
Depois de se tornar um projeto corporativo, o Programa de Feedback foi se aprimorando cada vez mais. Confira algumas melhorias que se destacaram:
Gestão de Gente
Em 2022 foi lançada uma plataforma digital de gestão de desenvolvimento por meio da qual os colaboradores oferecem e solicitam feedback.
Ciclo de Desenvolvimento Positivo
O feedback é uma das ferramentas utilizadas na avaliação de competências que acontece anualmente, sendo a etapa final do ciclo.
Diário de Desenvolvimento
Caderno entregue aos colaboradores contendo informações sobre feedback, exercícios para a construção do PDI e dicas de melhores práticas.
Os professores também participam
O Programa do Feedback não é uma exclusividade dos colaboradores administrativos: ele se estende aos docentes dos colégios do Grupo. O feedback para esse público se dá em um processo contínuo e construtivo e é fundamentado na observação das aulas e na análise dos resultados de tarefas e avaliações. Esse acompanhamento permite que os coordenadores ofereçam retornos mais consistentes, precisos e contextualizados, favorecendo uma comunicação clara e alinhada às necessidades pedagógicas de cada professor.
“Mais do que apontar acertos e oportunidades de melhoria, o feedback é um instrumento valioso para o desenvolvimento profissional. Ele possibilita reflexões sobre práticas didáticas, incentiva a inovação em sala de aula e contribui para a construção de um ambiente de ensino mais dinâmico e eficaz.”
Gabriela Rockenbach, assessora de Comunicação e de Formação Continuada no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo

Para Gabriela, aprender com sucessos e desafios é algo essencial para o crescimento docente. “Quando os profissionais se mantêm abertos a diferentes perspectivas e reconhecem o feedback como parte do seu aprimoramento, eles se fortalecem enquanto indivíduos e como equipe”, pondera. No Grupo Positivo, de fato, essa troca acontece em uma rede de apoio colaborativa, em que o diálogo contínuo impulsiona a qualidade do ensino e valoriza a experiência de cada educador.
Perspectivas futuras

De acordo com a coordenadora de Atração e Desenvolvimento de Talentos do Grupo Positivo, Tatiana Polak, a ideia é manter e aumentar os números apresentados nas pesquisas de clima organizacional. “A partir desses resultados, o Positivo tem inúmeras oportunidades para fomentar uma cultura de alta performance, um sistema de comunicação eficaz e um ambiente de trabalho mais transparente, colaborativo e inovador. Esses fatores contribuem não só para o desenvolvimento dos colaboradores, mas também para o crescimento sustentável e o sucesso dos negócios a longo prazo”.