Apaixonada pela arte de forma geral, Maíra Weber, pesquisadora e coordenadora de Comunicação, Produção e Disseminação de Conhecimento do Instituto Positivo, encontrou no universo da leitura uma base para se desenvolver. Desde sempre ela se vê com os livros nas mãos, e em especial durante sua vida acadêmica, esses objetos preciosos foram companheiros imprescindíveis: Maíra é graduada em Artes Cênicas e em Jornalismo e doutora em Educação, com uma tese intitulada “Professores contadores de histórias”.
Toda a bagagem e as habilidades desenvolvidas ao longo do tempo devido ao hábito da leitura são aplicadas por Maíra também em seu dia a dia no Positivo. Segundo ela, o envolvimento com histórias literárias auxilia na formação humana e influencia a vida profissional, principalmente nos momentos de trabalho em equipe, de pressão e cumprimento de prazos, de defesa de ideias ou de desapego a pensamentos equivocados.
Outra colaboradora que utiliza no seu dia a dia os benefícios da leitura é a coordenadora da área de Comunicação do Curso Positivo, Elisa Schneider. No seu trabalho cotidiano de relacionamento com alunos, familiares, professores e equipe interna, a capacidade de entender, interpretar e se sensibilizar – prerrogativa de bons leitores – é essencial para o fluir das atividades. Especialmente no atendimento aos clientes, ela é fundamental para entender qual é o contexto e o momento certo de intervir.
Comunicação clara e humanizada
Maíra e Elisa sabem que o processo comunicativo é determinante não só para melhorar a rotina dos colaboradores, mas também para aprimorar a experiência do cliente. Mas para que isso aconteça não basta conectar palavras e frases: é preciso dotar a mensagem de humanidade. De modo geral, as leituras proporcionam contato com os diversos aspectos da natureza humana, o que em geral proporciona ao leitor uma facilidade de se expressar, interagir e se fazer entender no mundo.


“Ler é uma forma de ampliar o repertório e enxergar além da própria experiência. A leitura estimula a análise mais cuidadosa das situações, pois desperta conexão, emoção, reflexão, imaginação e senso crítico. A capacidade de se colocar no lugar do outro, de interpretar múltiplas perspectivas, de construir um ponto de vista próprio e de lidar melhor com situações socioemocionais beneficia significativamente os processos de comunicação em qualquer área da vida.”
Maíra Weber, coordenadora de Comunicação, Produção e Disseminação de Conhecimento do Instituto Positivo e Elisa Schneider, coordenadora de Comunicação do Curso Positivo
Formação de leitores
Ler é se constituir como um ser humano em constante formação e transformação. No entanto, desenvolver o hábito da leitura é trabalhoso, pois exige a construção de uma cultura leitora enquanto país e propósito social. Para isso, é necessário que todas as esferas que envolvem o indivíduo se mobilizem, pois, infelizmente, no Brasil, essa ainda é uma realidade distante para muitas pessoas. Na opinião de Maíra, para mudar esse cenário, escola, família e sociedade precisam se unir.
“Para formar leitores frequentes, é preciso incentivar a contemplação e a reflexão sobre as obras lidas na escola. Também é fundamental estimular o prazer e o encantamento pela leitura, proporcionando oportunidades para experimentar novas emoções e explorar novos mundos”, afirma a colaboradora. Portanto, conforme seu entendimento, a formação de leitores deve se basear no deleite e nas escolhas pessoais, e envolver práticas de leitura individuais e coletivas e a discussão mediada sobre o enredo e a conduta dos personagens.
Também cientes do poder da leitura, o Grupo Positivo lançou no início deste ano inciativas dedicadas à pratica, como o Projeto de Leitura, nos colégios, que busca envolver todos os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além dos próprios colaboradores. A proposta inclui apenas livros físicos, já que a intenção é também reduzir o tempo de tela e aumentar a concentração e a experiência com o material impresso. Professores já estão recebendo feedbacks de familiares, alegando que o hábito de leitura do filho melhorou ou está sendo criado.
“O projeto envolve não só a leitura, mas também ações que incentivam a prática dela. Ele se iniciou efetivamente na segunda semana de aula, mas o estamos estruturando há algum tempo. Essas ações vêm para complementar aquelas que já são realizadas envolvendo a leitura: encontro com autores, contação de histórias, rodas de leitura, semana literária e semana da poesia, entre outras. Acreditamos que a leitura é essencial para o desenvolvimento cultural, cognitivo, emocional e social dos nossos alunos.”
Lucimeire Fedalto, coordenadora de Ensino Médio do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo
