Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Colaboradores que amam os livros

A leitura é um hábito que requer dedicação. Essa prática traz muitos benefícios, alguns essenciais à vida profissional

Apaixonada pela arte de forma geral, Maíra Weber, pesquisadora e coordenadora de Comunicação, Produção e Disseminação de Conhecimento do Instituto Positivo, encontrou no universo da leitura uma base para se desenvolver. Desde sempre ela se vê com os livros nas mãos, e em especial durante sua vida acadêmica, esses objetos preciosos foram companheiros imprescindíveis: Maíra é graduada em Artes Cênicas e em Jornalismo e doutora em Educação, com uma tese intitulada “Professores contadores de histórias”.

Toda a bagagem e as habilidades desenvolvidas ao longo do tempo devido ao hábito da leitura são aplicadas por Maíra também em seu dia a dia no Positivo. Segundo ela, o envolvimento com histórias literárias auxilia na formação humana e influencia a vida profissional, principalmente nos momentos de trabalho em equipe, de pressão e cumprimento de prazos, de defesa de ideias ou de desapego a pensamentos equivocados.

Outra colaboradora que utiliza no seu dia a dia os benefícios da leitura é a coordenadora da área de Comunicação do Curso Positivo, Elisa Schneider. No seu trabalho cotidiano de relacionamento com alunos, familiares, professores e equipe interna, a capacidade de entender, interpretar e se sensibilizar – prerrogativa de bons leitores – é essencial para o fluir das atividades. Especialmente no atendimento aos clientes, ela é fundamental para entender qual é o contexto e o momento certo de intervir.

Comunicação clara e humanizada

Maíra e Elisa sabem que o processo comunicativo é determinante não só para melhorar a rotina dos colaboradores, mas também para aprimorar a experiência do cliente. Mas para que isso aconteça não basta conectar palavras e frases: é preciso dotar a mensagem de humanidade. De modo geral, as leituras proporcionam contato com os diversos aspectos da natureza humana, o que em geral proporciona ao leitor uma facilidade de se expressar, interagir e se fazer entender no mundo.

“Ler é uma forma de ampliar o repertório e enxergar além da própria experiência. A leitura estimula a análise mais cuidadosa das situações, pois desperta conexão, emoção, reflexão, imaginação e senso crítico. A capacidade de se colocar no lugar do outro, de interpretar múltiplas perspectivas, de construir um ponto de vista próprio e de lidar melhor com situações socioemocionais beneficia significativamente os processos de comunicação em qualquer área da vida.”

Maíra Weber, coordenadora de Comunicação, Produção e Disseminação de Conhecimento do Instituto Positivo e Elisa Schneider, coordenadora de Comunicação do Curso Positivo

Formação de leitores

Ler é se constituir como um ser humano em constante formação e transformação. No entanto, desenvolver o hábito da leitura é trabalhoso, pois exige a construção de uma cultura leitora enquanto país e propósito social. Para isso, é necessário que todas as esferas que envolvem o indivíduo se mobilizem, pois, infelizmente, no Brasil, essa ainda é uma realidade distante para muitas pessoas. Na opinião de Maíra, para mudar esse cenário, escola, família e sociedade precisam se unir.

Estação Literária é uma das iniciativas dentro do Projeto de Leitura dos colégios do Grupo Positivo.

“Para formar leitores frequentes, é preciso incentivar a contemplação e a reflexão sobre as obras lidas na escola. Também é fundamental estimular o prazer e o encantamento pela leitura, proporcionando oportunidades para experimentar novas emoções e explorar novos mundos”, afirma a colaboradora. Portanto, conforme seu entendimento, a formação de leitores deve se basear no deleite e nas escolhas pessoais, e envolver práticas de leitura individuais e coletivas e a discussão mediada sobre o enredo e a conduta dos personagens.

Também cientes do poder da leitura, o Grupo Positivo lançou no início deste ano inciativas dedicadas à pratica, como o Projeto de Leitura, nos colégios, que busca envolver todos os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além dos próprios colaboradores. A proposta inclui apenas livros físicos, já que a intenção é também reduzir o tempo de tela e aumentar a concentração e a experiência com o material impresso. Professores já estão recebendo feedbacks de familiares, alegando que o hábito de leitura do filho melhorou ou está sendo criado.

“O projeto envolve não só a leitura, mas também ações que incentivam a prática dela. Ele se iniciou efetivamente na segunda semana de aula, mas o estamos estruturando há algum tempo. Essas ações vêm para complementar aquelas que já são realizadas envolvendo a leitura: encontro com autores, contação de histórias, rodas de leitura, semana literária e semana da poesia, entre outras. Acreditamos que a leitura é essencial para o desenvolvimento cultural, cognitivo, emocional e social dos nossos alunos.”

Lucimeire Fedalto, coordenadora de Ensino Médio do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo

Projeto de Leitura

A proposta desenvolvida nos colégios do Grupo Positivo envolve quatro aspectos:

Qual livro você está lendo?

“No momento estou lendo Torto arado, romance do baiano Itamar Vieira Junior que retrata um Brasil que precisamos conhecer. O livro, premiado nacional e internacionalmente, aborda, entre tantos temas, a realidade de uma família que convive com desigualdades sociais e raciais.

Maíra Weber
Qual é o seu livro favorito?

É difícil eleger um título favorito, mas fui impactada recentemente por O sol é para todos, de Harper Lee. Embora escrito na década de 1930, o livro permanece atual ao tratar de temas como racismo, injustiça social, infância e empatia, em um cenário onde as transformações são lentas, mas inevitáveis.”

Elisa Schneider
Do que você mais gosta nos livros?

“Adoro a estrutura de uma narrativa, a humanidade de cada personagem – suas escolhas, falhas e acertos –, assim como a cultura e a geografia de cada lugar do mundo. Essa conexão ativa minha criatividade e expande meu pensamento, que está sempre se transformando.”

Maíra Weber

“A leitura sempre foi, para mim, uma forma de espiar o cotidiano e as relações humanas com o privilégio de ser apenas observadora. A forma como interpretamos o mundo passa diretamente pelo repertório que construímos – e cada leitura é uma oportunidade de afinar a escuta dos nossos próprios pensamentos.”

Elisa Schneider

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap