Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Inspetor, um respeitável educador

O trabalho da Inspetoria é muito mais do que melhorar a rotina das escolas: é transmitir valores essenciais para a formação dos estudantes

Há duas coisas que João Rodrigo de Lima ama fazer: escrever poesias e inspecionar os alunos do Positivo International School. Inspetor na instituição desde 2019, ele gosta tanto da profissão que escolheu mostrar que as aptidões necessárias para cumprimento das atividades vão além de acompanhar os estudantes entre os corredores, elas exploram a resolução de problemas, organização de processos e também a conexão com seu cliente de forma humanitária.

Inspetores são personagens essenciais no dia a dia das escolas, pois assumem também a atuação como educadores. A relação com os estudantes é criada por vias diferentes daquelas exploradas pelo professor em sala de aula; contribuem na educação “informal”, as que dependem dos valores humanos e que geralmente se atribuem também às famílias.

“O inspetor de alunos desempenha um papel fundamental na formação educacional de crianças e adolescentes. Ele não apenas garante o cumprimento das regras e a organização do ambiente escolar, mas também atua como um mediador em conflitos, oferecendo suporte emocional e contribuindo para a convivência harmoniosa entre alunos e profissionais da escola.”

João Rodrigo de Lima, inspetor no Positivo International School

Relação de carinho e responsabilidade

Assim como João Rodrigo, Kethlyn Eclisiane Pinheiro, inspetora no Colégio Positivo – Master há quase dois anos, ama seu ofício. Ela, que, entre outras responsabilidades, monitora a entrada e a saída dos alunos, conta que cada um que passa pela catraca é recebido com muito carinho. “Cada criança que entra passa a ser minha criança. Sempre digo aos responsáveis para ficarem tranquilos, pois estamos atendendo e cuidando muito bem de seus pequenos.”

O zelo que Kethlyn tem no cotidiano engloba conhecer as famílias e saber com quem cada aluno pode ou não sair do colégio. Ela sempre confere se eles têm autorização para sair e reforça os cuidados orientando que as crianças e os adolescentes prestem atenção nas ruas, nos momentos de travessia ou ao mexer no celular – tal qual seus familiares fariam. Isso tudo em tom de divertimento, sem cobranças, o que torna tudo ainda mais cativante.

A inspetora também reconhece que seu trabalho vai além de recepcionar e liberar alunos, e que eles devolvem todo o carinho que recebem. “Eles demonstram preocupação, cuidado e atenção conosco também. Vejo que é algo muito recíproco”, afirma. Apesar de intensa, a rotina de Kethlyn, segundo ela, gera uma sensação de dever cumprido, principalmente quando pensa que, após o trabalho, as crianças estão seguras em casa com seus responsáveis.

“Eu sempre disse que meu sonho era ser tia, aí entrei no colégio e ganhei mais de mil sobrinhos. Eu amo e não me importo por alguns me chamarem de ‘tia Kethy’ ou ‘tia KitKat’ (risos). Vi muitos desses alunos saindo da escola e entrando na universidade. Meu coração chega a se encher de orgulho quando vejo essas crianças crescendo e se tornando adultos responsáveis.”

Kethlyn Eclisiane Pinheiro, inspetora do Colégio Positivo – Master.

Ensinar e aprender

O cotidiano dos inspetores nos colégios do Grupo Positivo e no Curso Positivo envolve tanto ensinamentos quanto aprendizados. À medida que a relação com os estudantes é construída e alimentada, algo especial acontece: os inspetores se veem também na condição de aprendizes. Ao menos essa é a percepção de Hyan Henrique De Paula Silva, inspetor no Curso Positivo desde sua entrada, no fim de 2023. Para ele, um dos aspectos mais significativos do convívio com os alunos é o resgate da juventude.

“Quando dizem que a juventude está perdida, eu digo o contrário, pois o meu trabalho como inspetor no Positivo me permite ver a vida com mais frescor, igual as crianças e os adolescentes”, reflete. Hyan diz que todos os dias há um novo aprendizado: “Eu aprendo, por exemplo, a revisitar o passado com um novo olhar e a dar sentido para ensinamentos que recebi e que esqueci de pôr em prática. Trabalhar aqui trouxe uma nova perspectiva para a minha vida”. Para o profissional, conviver com os alunos dá mais vontade de aprender e abrir novos horizontes.

Outro inspetor que se alegra e se beneficia da relação com os estudantes é Maviael Gomes Pereira, do Colégio Passo Certo Growing. Conforme seu relato, a experiência de trabalhar no Grupo Positivo, há quase quatro anos, está sendo incrível. “Fui muito bem acolhido por todos. Os alunos, em especial, são muito educados e obedientes. Estou sempre disponível para ajudá-los e atento a tudo o que acontece na escola”. Maviael vê o fato de colaborar com a educação de cada estudante como algo muito precioso.

“Eu aprendo, por exemplo, a revisitar o passado com um novo olhar e a dar sentido para ensinamentos que recebi e que esqueci de pôr em prática. Trabalhar aqui trouxe uma nova perspectiva para a minha vida”.

Maviael Gomes Pereira, inspetor do Colégio Passo Certo Growing.

“Quando dizem que a juventude está perdida, eu digo o contrário, pois o meu trabalho como inspetor no Positivo me permite ver a vida com mais frescor, igual as crianças e os adolescentes.”

Hyan Henrique De Paula Silva, inspetor no Curso Positivo.

Equipes unidas

Nesse trabalho de educar estudantes, ainda que de um jeito informal, os inspetores contam com o apoio da gestão escolar, em uma estrutura que conecta todas as partes. “O inspetor é uma ponte entre os professores, os gestores e os alunos, ajudando a identificar problemas que possam impactar o aprendizado e o desenvolvimento social”, explica João Rodrigo. Kethlyn é uma que nutre imensa gratidão por sua equipe e pela gestão, que a estimulam a atuar com responsabilidade, carinho e amor.

Conhecer a visão dos próprios inspetores sobre seu trabalho nos dá a convicção de que as escolas não seriam as mesmas sem a sua presença. João Rodrigo, Kethlyn, Hyan e Maviael representam essa nobre classe de profissionais, que cultivam em nossos espaços educativos valores indispensáveis para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e participativos, como respeito, disciplina e responsabilidade. Que a história desses e de outros inspetores possam ser cada vez mais conhecidas e reconhecidas.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap