Reconhecendo o valor da sustentabilidade no cotidiano de suas empresas – e fora delas –, o Grupo Positivo inaugura, este ano, os Comitês de Sustentabilidade. A novidade é fruto de um trabalho pormenorizado que parte da compreensão de que a pauta é uma responsabilidade coletiva, que precisa ser fortalecida. Por esse motivo, os comitês são esferas colaborativas, com até oito integrantes, as quais atuarão em temas importantes para a organização.
Ao todo, são cinco Comitês de Sustentabilidade: Comitê Aprende Brasil Educação, Comitê Posigraf, Comitê Colégio Positivo, Comitê Curso Positivo e Comitê CSC/Central Positivo. Organizados dessa maneira, os grupos trabalharão para apoiar o Grupo Positivo na abordagem de questões ambientais, sociais e de governança, além de incentivar todos os colaboradores a fazerem escolhas mais responsáveis, considerando a comunidade, a conexão com o meio ambiente e a busca pela ética.
“O conceito de sustentabilidade permeia todo o nosso dia a dia. Ele inspira inovação e faz com que nossas unidades estejam cada vez mais atentas em suas operações e no relacionamento com colaboradores, clientes, alunos e comunidade”, explica Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo e responsável à frente da área de Sustentabilidade Corporativa. Segundo ela, todos os integrantes dos comitês terão um papel essencial nesse movimento de liderança e representação das unidades, olhando para os negócios e seus colaboradores, a favor do bem-estar comum.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS COMITÊS
Promover uma cultura interna de sustentabilidade: ser um ponto focal, trazendo ideias inovadoras e sustentáveis para as operações de cada unidade de negócio e para a formação continuada das equipes.
Mapear e melhorar práticas existentes: identificar ações sociais, ambientais e de governança já realizadas em cada negócio, propondo novas ideias e oportunidades.
Conectar-se à comunidade externa: participar de ações que impactem positivamente a sociedade.

No fim do ano passado, integrantes dos comitês fizeram um esforço de mapeamento de todos os aspectos ambientais, sociais e de governança de cada negócio, estabelecendo as bases para o trabalho subsequente. Além disso, aqueles lotados em Curitiba colaboraram na campanha solidária durante a festa de fim de ano, como uma primeira ação junto aos colaboradores. Mas é neste ano que os comitês de fato começarão a atuar com seu foco no tema da sustentabilidade.
Em breve, haverá o lançamento de uma gincana, promovida pela nova área de Sustentabilidade Corporativa (saiba mais nas páginas 38 e 39), e do hotsite em que serão compartilhadas as ações ambientais, sociais e de governança desenvolvidas pelo Grupo Positivo. “O cuidado com a gestão de resíduos será uma das principais missões para 2025, e os projetos e iniciativas serão discutidos mensalmente com os integrantes. Eles serão definidos com o avanço das reuniões, paralelamente às práticas.”
Cristiane da Fonseca, coordenadora de Sustentabilidade Corporativa.

Diversidade: o exemplo da Posigraf
É importante lembrar que quando falamos em sustentabilidade não nos referimos apenas ao contexto ambiental. Sustentabilidade envolve, também, temas como sociedade, transparência, compliance e inclusão. Na Posigraf, por exemplo, em especial, o ano de 2024 foi propício para o desenvolvimento de ações nesse âmbito, instigando colaboradores e clientes a atuarem de acordo com os preceitos de cooperação.
O projeto Posiporte foi criado para oportunizar aos colaboradores o trânsito entre as áreas da empresa, para que conhecessem um pouco mais de cada uma delas, permitindo com que aprofundassem o conhecimento sobre as frentes de atuação da gráfica. Além disso, na Imersão ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), clientes e parceiros puderam fazer uma visita guiada pela área fabril da Posigraf, para conhecerem o fluxo da produção, bem como as boas práticas da empresa. Depois, participaram de uma trilha na Mata do Uru, na Lapa (PR), onde tiveram contato com diversas espécies da fauna e da flora que são preservadas graças ao nosso compromisso de conservação.
E tem mais: a Posigraf representa bem o compromisso do Grupo Positivo também com a pauta da inclusão. Por meio de seu Comitê de Diversidade, por exemplo, a gráfica realiza ações e projetos de inclusão, que, neste primeiro momento, focam na contratação de dois públicos: mulheres e jovens negros. Para o público feminino, especificamente, o ano de 2024 foi marcado pelo projeto Elas, que expôs relatos de colaboradoras com experiências positivas e negativas no ambiente de trabalho, trazendo transparência e mobilização para a melhoria, além de enfatizar o vigor da carreira feminina.