Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Especial

Passado, presente e o futuro

Grupo Positivo inaugura 2025 com a definição de um propósito e, juntos, vamos escrever o futuro da nossa história

“Aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva”. Essa é a frase definida como propósito do Grupo Positivo e que reflete uma trajetória de construção e inteligência coletiva percorrida por todo o ano de 2024. Para definir a uma única frase que representasse a cultura da empresa de forma singular, um processo arquitetado de forma detalhada teve como ponto de partida a necessidade de atualização e renovação da maneira como o Positivo se apresenta a seus clientes e à sociedade.

Uma profunda imersão foi necessária, para entender a realidade a partir de diferentes perspectivas: da alta liderança, passando pela média gestão até chegar às pessoas que conduzem a operação diária da empresa. Também foram estudadas as percepções de vários públicos com que temos relacionamento, como clientes externos, fornecedores e parceiros de negócio. Foram coletadas informações de diferentes fontes, quantitativas e qualitativas, permitindo uma visão global.

Conforme Vinicius Buso, diretor da consultoria iN, no fim desse processo imersivo, chegou-se a um conjunto de fatores que apontavam de forma muito simples e direta os caminhos para a evolução da cultura da empresa. “O diagnóstico da cultura e esse conjunto de fatores foram apresentados à liderança durante um workshop. Eles foram estimulados a refletir e a construir o propósito da organização, a partir de seus valores. O trabalho contou com reuniões e acompanhamentos com os cerca de 50 gerentes das diferentes unidades, além de diretores, diretores-executivos e o próprio presidente, Lucas Guimarães.”, completa.

“Integramos dados (pesquisas quantitativas e ferramentas de avaliação organizacional), relatos (entrevistas em profundidade, grupos com colaboradores, conversas com públicos de interesse e especialistas) e fatos (históricos, documentos estratégicos, ritos e símbolos da cultura) para construir uma visão consistente sobre o que trouxe o Positivo até aqui e o que é preciso para fazer sua cultura evoluir em direção ao futuro desejado.”

Vinicius Buso, diretor da consultoria iN, parceira do Grupo Positivo.

Muitas pessoas envolvidas

O processo criado para o Grupo Positivo foi considerado único, pois o envolvimento de um grupo amplo de pessoas, de diferentes unidades e negócios, permitiu a construção e validação dos conteúdos gerados que refletiam genuinamente a realidade da empresa.

Fatores analisados

Para a definição do propósito do Positivo e a construção dos fundamentos de sua cultura, foram levados em consideração diferentes aspectos, como origem, história e legado. Esse estudo foi importante para a compreensão do lugar que a organização ocupa atualmente e qual é o seu significado. Essencialmente, foi necessário estabelecer uma conexão entre passado, presente e futuro para identificar aquilo que faz sentido para o Grupo Positivo e para as pessoas que trabalham nele.

A frase Aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva é o resultado desse minucioso e aprofundado trabalho, desenhado por muitas mãos, e que durante o ano de 2025 será comunicado de forma mais ampla e constante, conforme relata Wilson Bremer Cerqueira, gerente corporativo de Recursos Humanos (RH) do Grupo Positivo.

“Teremos ter um propósito para simplesmente afixá-lo na parede, mas fazer com que ele seja vivenciado por todos os nossos colaboradores diariamente. Isso exige disciplina, compreensão, adaptabilidade e o engajamento de cada um, para que possamos buscar resultados ainda mais significativos e avançar na nossa maturidade organizacional.”

Wilson Bremer Cerqueira, gerente corporativo de RH do Grupo Positivo.

Agora é que começa!

O processo de constituição e disseminação de um propósito não acaba nunca. A imersão em nossa cultura organizacional e a apresentação da frase definitiva foi apenas uma importante etapa, que abre as portas para o início de uma nova caminhada. O que se espera com isso é a formação de uma visão compartilhada para o futuro da organização; o direcionamento das decisões de curto, médio e longo prazos; e a consolidação da identidade do Grupo Positivo. Vamos trabalhar juntos para concretizar esse propósito?

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap