Um programa que possa contribuir significativamente para a cultura da inovação no Grupo Positivo? Em outubro, o Ideias em Ação chega para reacender a luz das boas ideias. Trata-se de um programa capaz de captar, selecionar e concretizar as ideias dos colaboradores de todas as áreas e negócios, com o apoio de uma ferramenta que permitirá a gestão das iniciativas de forma mais prática e completa. O objetivo é democratizar a inovação em nossas empresas, gerando percepções diversas e o devido reconhecimento após a implementação de projetos relevantes. Para isso, a iniciativa será baseada em muito estímulo, engajamento e inclusão.
Assim, o Ideias em Ação não será uma ação isolada ou uma vitrine de sugestões pontuais, mas um modelo de escuta estruturada, valorização da experiência do colaborador e materialização de soluções com potencial transformador. O programa, portanto, se conecta diretamente com a nova condução estratégica do Grupo Positivo, que reconhece o colaborador como protagonista do progresso e da cultura de inovação. Afinal, a habilidade de inovar está conectada com os valores do Positivo, em especial o do Progresso – que traz o sentido de inquietação, movimento e evolução.
Uma boa ideia, na melhor hora
O Grupo Positivo já tem um histórico de inovação, que aparece principalmente em iniciativas como a Fábrica de Ideias e a Copa da Inovação – ambas com participação massiva dos colaboradores e resultados muito interessantes em anos anteriores. No momento atual, o campo para a inovação está mais propício do que nunca, e o Ideias em Ação surge como uma aposta de potencialização de nossa capacidade de inovar.

“Nesse tipo de programa, comumente surgem ideias de melhoria contínua e otimização de processos das próprias áreas, uma vez que os colaboradores que as compõem possuem experiência e vivência prática suficiente para propor soluções aos desafios específicos da sua rotina. No entanto, poderão surgir também projetos mais transformadores, relacionados a novos produtos, novos serviços e até mesmo novos modelos de negócio, uma vez que a criatividade individual, ao ser estimulada, pode dar origem a ideias diferenciadas e distantes do que já existe no grupo e no mercado.”
Alexandre Roberto Silva, gerente de Inovação do Grupo Positivo.