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O lugar da língua inglesa no século 21

Nos colégios do Grupo Positivo, propostas pedagógicas personalizadas promovem a internacionalização respeitando as necessidades dos alunos e suas famílias

Nos últimos anos, o Inglês deixou de ser apenas uma disciplina do currículo escolar para se tornar um verdadeiro eixo de formação global. Dominar a língua inglesa significa ter acesso a conhecimento científico, oportunidades acadêmicas internacionais, conexões multiculturais e, no futuro, uma carreira mais competitiva. Nos colégios do Grupo Positivo, essa relevância se traduz em propostas pedagógicas personalizadas, que respeitam os perfis e os objetivos de cada estudante.

Elas compreendem um conjunto de experiências que aproximam os alunos de contextos acadêmicos e culturais globais, promovendo a chamada internacionalização. Isso inclui currículos internacionais obrigatórios e opcionais diferenciados, preparação para exames de proficiência reconhecidos internacionalmente, possibilidades de participação em programas de intercâmbio e de vivências culturais, além do acesso a conteúdos acadêmicos que dialogam com universidades e instituições estrangeiras.

Salas de aula dos colégios ganham vida com projetos em inglês

“A internacionalização amplia o horizonte dos estudantes que desejam trilhar percursos acadêmicos no exterior ou se conectar a diferentes culturas e modos de pensar. Mais do que falar inglês, trata-se de usar o idioma como ferramenta de inserção em um cenário global.”

Ana Paula Teixeira, gerente de Internacionalização dos colégios do Grupo Positivo

Ensino bilíngue e internacional

Atividade promovida em sala pelo Colégio Positivo para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Dentro da ideia de internacionalização, os colégios do Grupo Positivo oferecem propostas de ensino bilíngue e internacional, proporcionando aos alunos uma rotina em que português e inglês convivem em sala de aula. Em diversas disciplinas, os conteúdos são apresentados nos dois idiomas, potencializando o aprendizado e desenvolvendo a naturalidade no uso do inglês desde cedo, o que vai ao encontro das expectativas das famílias que buscam por essa modalidade de ensino.

“As famílias que buscam o ensino bilíngue geralmente têm a expectativa de que seus filhos desenvolvam a habilidade de se comunicar oralmente em inglês – formando frases, compreendendo falas e sendo capazes de se expressar de forma clara. Demonstram interesse em saber como o ensino da língua será aprofundado e como esse aprendizado acontece na prática. Sabemos que, nessa modalidade, o desenvolvimento da fala leva um certo tempo. No entanto, todas as habilidades linguísticas são construídas gradualmente, por meio da rotina e da vivência diária. O objetivo é que o aluno não apenas fale em inglês, mas que também aprenda a pensar na língua, indo além da simples repetição de frases decoradas.”

Tamy Santarosa, coordenadora de Anos Finais do Colégio Semeador

A educação bilíngue e internacional é especialmente poderosa para crianças e adolescentes, que, ao aprenderem conceitos de Ciências, Matemática ou Arte também em inglês, não apenas adquirem vocabulário, mas também aprendem a pensar em duas línguas. Esse exercício ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e de flexibilidade mental que impactam positivamente o desempenho em todas as áreas do conhecimento.

“A intencionalidade educacional é o ponto de partida para qualquer projeto bilíngue consistente, principalmente quando trabalhamos com a língua inglesa. Não basta oferecer experiências pontuais: é preciso que cada ação seja pensada de forma estratégica, conectando objetivos pedagógicos, contextos culturais e oportunidades reais de interação. Quando o planejamento é intencional, o processo de internacionalização deixa de ser um adorno curricular e passa a integrar a formação dos estudantes, ampliando horizontes, conectando línguas, promovendo competências globais e fortalecendo a identidade local em diálogo com o mundo.”

Marcela Ribeiro, coordenadora de Ensino Bilíngue do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP)

Crenças comuns:

Bilinguismo e intercâmbio são a mesma coisa?

Não. Ensino bilíngue é imersão curricular; intercâmbio é vivência fora do país. A internacionalização é o encontro dos dois caminhos, focando em orientação e conexão global, não apenas viagens.

Quanto mais horas melhor?

Depende do objetivo. Para um estudante que quer reforçar o inglês no cotidiano, bem como garantir uma preparação linguística e acadêmica robusta, a carga horária estendida, como a do Positivo International School e do Bilíngue Premium é excelente. Para outros, a integração gradual ou a complementação no contraturno podem ser mais adequadas.

Escolhas conscientes para trajetórias com significado

Os colégios do Grupo Positivo apostam na pluralidade porque entendem que cada estudante e cada família têm sonhos diferentes. Com continuidade, flexibilidade, imersão ou visão global, há um caminho coerente para todos. “E essa pluralidade expressa um compromisso institucional, reforçando que
somos mais do que uma escola: somos um espaço formativo que preza por desenvolver capacidades diversas, promover pensamento crítico e preparar cidadãos para os desafios do futuro”, afirma Ana Paula.

Segundo a gerente, isso demonstra que a instituição acredita na participação ativa de seus alunos no mundo, com consciência, autonomia, competências plurilíngues e responsabilidade global. A variedade de alternativas de ensino da Língua Inglesa — seja como disciplina, seja como meio de instrução em outras áreas —, com densidade pedagógica e visão de futuro, combinada à compreensão de cada modelo, permite a famílias e colaboradores conversar, escolher e planejar com propósito – sabendo que, aqui, cada caminho é parte de uma formação sincera, diversificada e de alcance global.

Atividades promovidas em sala pelo Colégio Positivo para alunos bilíngue ganham vida e cores

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