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Coluna Ponto de Vista traz “Um norte seguro, com a bússola certa”

Crônicas com experiências inusitadas, escrita por quem constrói sua própria história junto à nossa

Ingressei no Colégio Positivo – Ângelo Sampaio no dia 15 de outubro de 1996, Dia do Professor. Sou analista de Sistemas por formação inicial, e o desafio que me foi proposto foi apoiar a introdução de novas tecnologias em sala de aula, ministrar aulas de programação e, em uma época em que a internet ainda engatinhava no Brasil, ensinar professores e estudantes a utilizar computadores de forma eficaz.

Nos meus primeiros anos, o que mais me encantou foi a parceria e a troca de boas práticas entre professores, além do desejo genuíno da equipe por aprender. Muitos professores me procuravam para aprimorar suas aulas e algo era comum a todos: a certeza de que faziam parte do melhor time de educadores de Curitiba. Já naquela época, o propósito atual do grupo permeava o Colégio Positivo, inspirando estudantes e colaboradores a sonhar grande e a ter uma vida mais positiva. Para me preparar para esse novo desafio profissional, concluí minha primeira Pós-Graduação, em Educação.

Em 1999, inauguramos o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, cujos primeiros dez anos de funcionamento foram marcados por muita inovação. Assumi a coordenação de Tecnologia da unidade, equipe com a qual lancei projetos incríveis, como o de Robótica, que ajudava professores a montar aulas incríveis e se estendia a diversas disciplinas. Juntos, eu e mais um grupo de professores que tinham sede de conhecimento reformulamos a feira científica, que nos levou a conquistar importantes prêmios nacionais e internacionais, como os da Febrace, a maior feira científica de Educação Básica do Brasil, e da I-Sweep, feira internacional de ciências voltada para a sustentabilidade. Apostando no avanço que a tecnologia poderia proporcionar no campo da Educação, não deixei de olhar para a minha contínua evolução e curiosidade sobre o tema. E foi durante esse mesmo período que finalizei meu Mestrado em Inteligência Artificial, uma tecnologia que, na época, dava seus primeiros passos significativos.

Em 2010, assumi um desafio diferente, frente à coordenação do Ensino Médio no Jardim Ambiental. Concluí minha Licenciatura em Matemática e realizei minha segunda Pós-Graduação, um MBA em Gestão Escolar, com o objetivo de aprimorar minhas práticas de liderança. O ano seguinte veio repleto de novidades: assumi a Direção da Ângelo Sampaio e, paralelamente a isso, foi efetuada uma intensa revisão do projeto da escola, culminando na implementação da nova proposta e de um processo avaliativo voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Lançamos o projeto de ensino integral, que trouxe ao colégio, por três anos consecutivos, a liderança no Enem entre escolas particulares no Paraná, reforçando nossa vanguarda em metodologias de ensino.

Juntos, eu e mais um grupo de professores que tinham sede de conhecimento reformulamos a feira científica, que nos levou a conquistar importantes prêmios nacionais e internacionais, como os da Febrace, a maior feira científica de Educação Básica do Brasil, e da I-Sweep, feira internacional de ciências voltada para a sustentabilidade.

Em 2013, assumi a Direção-geral das escolas, e procurei fortalecer o projeto de ensino bilíngue, implantando-o nas unidades Jardim Ambiental e Júnior, o que favoreceu o crescimento contínuo e consistente das nossas escolas, tanto em número de alunos quanto em resultado operacional, até o período da pandemia de Covid-19. Nesse período, implantamos itens importantes com foco nos clientes, como o projeto Posicobra, voltando a premiar os alunos com os melhores resultados escolares, e a enquete de professores para o Ensino Fundamental, dando ouvido às percepções dos nossos estudantes.

Os próximos anos nos trazem grandes desafios: inovação em ritmo acelerado, apoiada pela inteligência artificial; e a necessária revisão dos nossos processos, procurando-se melhores formas de atender clientes e estudantes, e do contínuo crescimento como instituição.

Em 2016, o Grupo Positivo iniciou um movimento estratégico de expansão com aquisições de novas unidades para a Educação Básica, começando com Joinville. Rapidamente, outras unidades foram incorporadas, e passamos a atuar de forma intensa no interior do Paraná. O crescimento em unidades e alunos nos exigiu a criação do nosso centro pedagógico, para apoiar estruturalmente e operacionalmente nossas escolas. E, em um piscar de olhos, começamos a vivenciar histórias marcantes, como o crescimento da nossa unidade em Londrina, que triplicou de tamanho em singelos cinco anos.

Chegamos a Florianópolis em meio à pandemia, uma crise nacional de saúde nunca enfrentada antes. Naquele mesmo momento nos redescobrimos inovadores, criando oportunidades de adaptar o ensino a outros formatos, preservando a qualidade de sempre. A tecnologia, que já fazia parte do meu cotidiano, tornou-se indispensável para conectar alunos e professores. E o compasso da estratégia permanecia, seguindo em frente, aproveitando o fôlego da inovação para desbravar territórios desconhecidos.

Foi em 2021, então, que assumi a Direção-executiva do grupo de unidades de colégios, que se tornou a Rede de Colégios. A pandemia variava sua rigorosidade ao longo dos meses e, neste período, ajustamos o nosso atendimento e formulamos um plano emergencial para garantir o ensino presencial à maioria dos nossos alunos. Adotamos a gestão de unidades diferenciadas, desde então, com a entrada do St. James’ International School, escola internacional de referência em Londrina; do Colégio Santo Ivo, com sua ousada pedagogia em espiral; e do Jardim das Nações, com seu projeto de origem montessoriana. Essas últimas trouxeram muito aprendizado, pois entendemos que a força de suas características únicas nos permite abrir o horizonte, principalmente do ponto de vista de quem está constantemente buscando a evolução – como é o caso do Grupo Positivo e o meu também.

Os próximos anos nos trazem grandes desafios: inovação em ritmo acelerado, apoiada pela inteligência artificial; e a necessária revisão dos nossos processos, procurando-se melhores formas de atender clientes e estudantes, e do contínuo crescimento como instituição. O propósito do Grupo Positivo continuará sendo o norte seguro, para todos que fazem parte do nosso time – e para nós, que, com essa bússola, capitaneamos o rumo.

A tecnologia, que já fazia parte do meu cotidiano, tornou-se indispensável para conectar alunos e professores.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


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