A questão da ética frequentemente gera dúvidas e dilemas, pois envolve sutilezas e subjetividades. Com o objetivo de promover a mudança de comportamento necessária para o fortalecimento de uma cultura de integridade, a Semana da Integridade de 2024 trouxe uma abordagem focada em incentivar comportamentos éticos de forma eficaz e sustentável, indo além da simples observância de leis e regulamentos. Realizado de 25 a 29 de novembro, o evento ofereceu aos colaboradores palestras e atividades voltadas à reflexão sobre os pontos cegos éticos em nosso cotidiano e sobre a racionalização que frequentemente utilizamos para justificar desvios éticos, especialmente diante da dificuldade de reconhecer quebras de integridade em nós mesmos.


“Os pontos cegos da ética são situações em que as pessoas não conseguem reconhecer um dilema ético e, sem perceber, acabam realizando ações incorretas. Muitas vezes, enfrentamos dilemas éticos de forma inconsciente, utilizando mecanismos de racionalização que tornam o errado aparentemente aceitável e justificado, alinhando nossas ações à nossa autoimagem positiva. Para evitar esses pontos cegos, é necessário que os colaboradores desenvolvam uma consciência ética, identificando dilemas e situações de risco.”
Rafaela Sanches, advogada de Compliance do Grupo Positivo.
Nos momentos em que surgir uma incerteza sobre como agir em determinada situação, é recomendável que o colaborador busque orientação com o Compliance. Essa prática auxilia na prevenção de condutas inadequadas e fortalece a cultura da ética e da integridade.
Além das palestras com especialistas e comunicações sobre o assunto, durante todo o mês de novembro, os colaboradores participaram do jogo Compliance Positivo, respondendo perguntas e testando conhecimentos e habilidades em tomada de decisão diante de cenários hipotéticos do cotidiano, construídas com base no Código de Conduta e Políticas do Positivo.
Palestra 1: Poderia ser eu? Ciladas éticas que nem percebemos, com Gabriel Cabral e abertura de Lucas Guimarães
Palestra 2: Compliance comportamental no uso de inteligência artificial, com Alysson Oikawa
Palestra 3: Não era minha intenção – pontos cegos éticos, com Angela Halat Portugal
Ética: um tema necessário
O tema abordado na Semana da Integridade é de grande importância, estimulando a reflexão individual de cada colaborador, com o intuito de fortalecer a cultura ética nas atividades diárias e nos negócios.
A Semana da Integridade é uma campanha promovida anualmente pela área de Compliance, tendo como foco principal proporcionar momentos de reciclagem e reforço sobre as condutas adotadas pelos colaboradores. Além dela, são promovidas diversas ações ao longo do ano com o intuito de disseminar os valores éticos no Grupo Positivo.

“Na minha opinião, o evento foi extremamente enriquecedor e bem estruturado. A abordagem prática e dinâmica sobre ética no dia a dia, incluindo temas como as ciladas éticas, que muitas vezes passam despercebidas, e os pontos cegos de nossas intenções, foi muito relevante. O destaque para o uso ético da inteligência artificial também mostrou como o tema está conectado às inovações e desafios atuais. Além disso, o jogo de perguntas e respostas foi uma maneira divertida e interativa de consolidar o aprendizado e engajar os participantes.
Acredito que falar sobre ética é essencial para construirmos um ambiente de trabalho íntegro, onde as decisões são pautadas por valores claros, respeito e responsabilidade. Eventos como esse reforçam a importância de refletirmos sobre nossas atitudes e garantirmos que a integridade esteja sempre no centro das nossas ações.”
Hulyan Rosa, analista de Compras da Central Positivo e segundo colocado no jogo Compliance Positivo.