Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

A jornada do colaborador Positivo

Trabalhar no Grupo Positivo pode ser um caminho com muitas possibilidades de desenvolvimento profissional

Da candidatura à vaga, e ao longo de todas as etapas percorridas, a jornada do profissional que tem ambição de trabalhar no Grupo Positivo é desenhada por um estimulante caminho. Aqueles que buscam para sua carreira um ambiente com um clima leve e rico em desenvolvimento encontram aqui uma jornada instigante, que promove o equilíbrio e o aperfeiçoamento profissional, alinhados a um propósito ainda maior: o de aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva.

Isso porque atuamos sempre com respeito e transparência, reconhecendo que cada pessoa é fundamental para o sucesso dos negócios. Independentemente do cargo ou tempo de casa, a empresa investe no desenvolvimento do potencial individual, oferecendo oportunidades de capacitação e crescimento, para o contínuo aprendizado e evolução junto às equipes.

“Acreditamos que essa dedicação às pessoas promove um ambiente de trabalho mais produtivo e satisfatório. A relação entre empresa e colaborador é uma via de mão dupla: ao priorizarmos o desenvolvimento e a satisfação, contribuímos para a obtenção de melhores resultados para o Positivo, e também para a sociedade como um todo. Consequentemente, conquistamos equipes mais sinérgicas e orgulhosas em pertencer à empresa.”

Wilson Bremer Cerqueira, gerente corporativo de RH do Grupo Positivo.

O processo para identificar futuros colaboradores

Antes mesmo de ingressar no Positivo, o profissional passa pelo processo seletivo, que é dividido em quatro etapas:

Um caminho de desenvolvimento

A jornada de desenvolvimento do colaborador começa já no primeiro dia de trabalho, com a participação na Integração Institucional, momento em que ele tem contato com a história, a missão, os valores e as competências organizacionais, ou seja, com a cultura, do Positivo. Logo na sequência ele ganha acesso à plataforma Gestão de Gente para realizar os cursos obrigatórios, que, alinhadas às práticas de conduta, fornecem diretrizes para um comportamento seguro dentro do ambiente de trabalho.

Além disso, a plataforma oferece uma série de cursos livres que o colaborador pode fazer durante sua vivência na empresa, para o autodesenvolvimento.

No transcorrer de sua trajetória, o colaborador também participa de programas e ações de desenvolvimento corporativos, tais como o Ciclo de Desenvolvimento Positivo (avaliação de competências), o Programa de Feedback, o Geração Positivo (exclusivo para estagiários) e o Programa de Desenvolvimento de Líderes (exclusivo para gestores), cada qual moldando aspectos específicos da carreira e do aprimoramento pessoal.

Para o público de professores e equipe pedagógica dos colégios do Grupo Positivo, o Ciclo de Desenvolvimento – Jornada Pedagógica e o circuito de formações no TEIA também fazem parte dessa trilha. Nesse último, especificamente, os profissionais que estão dentro de sala de aula ou que atendem ao público dos colégios são incentivados a enriquecer suas práticas com competências comportamentais e orientações direcionadas ao dia a dia do professor. E, conforme são identificados situações e cenários em que são necessários aprendizados adicionais, é pelo TEIA que o educador terá acesso e informação.

Sob a perspectiva da evolução

Sempre que se inicia uma jornada em uma nova empresa, o colaborador espera que sua carreira seja longeva e crescente. Por isso, a preparação para a etapa seguinte, a da liderança, é tão importante. Não é suficiente estar apto tecnicamente para assumir desafios em cargo de gestão, é preciso formar o perfil e a conduta como um gestor Positivo.

Para isso, na etapa Aceleração do Programa de Boas-Vindas é dado início ao Plano 90 Dias, um workshop para novos gestores (sejam eles os promovidos internamente ou vindos do mercado) que é conduzido pelas consultoras internas de Recursos Humanos (RH). O objetivo é fornecer diretrizes, alinhar expectativas e apoiar os profissionais na construção de seus Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs), ferramenta de grande valia ao longo da jornada como colaborador.

A importância da Comunicação

Para que a jornada do colaborador flua da melhor maneira, a área de Comunicação entra em cena para transmitir as mensagens mais importantes e conectar todos os atores. Uma das grandes preocupações do setor é entender como se dá a experiência do profissional, em cada etapa de seu percurso. A partir disso, adotam-se canais de diálogo que permitem não somente a transmissão da mensagem, mas também a constante escuta das questões que são consideradas importantes para a empresa e para o colaborador.

Além das especificações atreladas às posições desempenhadas, há, ainda, um trabalho dedicado para oferecer informação e conhecimento sobre conduta, como a Semana da Integridade, com palestras sobre comportamentos éticos, e a Formação sobre Segurança da Informação, com módulos mensais que acontecem na plataforma KnowBe4). Já o Conecta Positivo, projeto lançado em 2024, apostou na ampliação do conhecimento sobre práticas digitais dos colaboradores, com as edições Jornada de IA e Conectando com Microsoft.

“É o próprio colaborador quem nos conta qual o caminho de informações que mais lhe interessa e que estimula sua jornada positivamente. A trajetória que ele vivencia aqui é reflexo dos esforços do Positivo para que o caminho trilhado seja aproveitado da melhor forma, rico em aprendizados e incentivos à evolução profissional. Nosso cuidado é olhar para a jornada de forma integral e criar esse aproveitamento por parte do colaborador enquanto ela está acontecendo, para criarmos memórias e experiências no presente.”

Bruna Carvalho Figueiredo, coordenadora de Comunicação Corporativa do Grupo Positivo.

Bruna explica que não é à toa que a Comunicação faz parte da área de Recursos Humanos – afinal, por meio dela é possível conectar o colaborador com os valores da empresa. “Entendemos que o colaborador também é um cliente do Positivo e ele também precisa ser encantado. Precisa ter uma boa experiência com sua gestão, saber que a empresa escuta ativamente seus feedbacks e que valoriza o senso de união e pertencimento. A Comunicação materializa esse diálogo, por meio de ações que permitam participações, ou em publicações que incentivam a interação e a troca de experiências.” Em todos os casos, os resultados aparecem no crescente número de feedbacks positivos, tanto em avaliações de satisfação, como nos indicadores apresentados na pesquisa de clima organizacional, realizada anualmente.

Confiança, integridade e transparência

De acordo com Cerqueira, além do trabalho de Comunicação, há uma série de ações que são desenvolvidas no sentido de estabelecer uma relação de confiança, integridade e transparência entre empresa e colaborador. “Esse respeito envolve o compartilhamento de metas, objetivos e decisões, bem como a divulgação dos valores e do propósito do Positivo, que refletem a essência e a visão de futuro da organização”, comenta o gerente corporativo de RH.

A aplicação das políticas internas, por exemplo, é um fator que garante o tratamento equitativo e evita discriminação, assim como a aplicação do Código de Conduta orienta comportamentos alinhados aos valores da organização. Toda essa estrutura é o que dá ao colaborador a possibilidade de viver plenamente sua aventura de aprendizado e desenvolvimento na empresa, reconhecendo e exercendo a melhor versão de si mesmo.

A jornada do colaborador encerra com seu desligamento da empresa, um momento sensível que exige respeito e empatia. Reconhecendo a importância da circunstância na carreira de qualquer profissional, uma das ações criadas é a entrevista de desligamento, conduzida de forma transparente e acolhedora. Nela, o, agora, ‘ex-colaborador’ é convidado a responder a algumas dúvidas da empresa, para monitoramento do motivo e proposição de melhorias, reforçando a postura de escuta ativa constante e permitindo que os pontos ali indicados contribuam para a construção de trajetórias e experiências cada vez mais significativas.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap