Este ano iniciou-se com uma grande novidade no Grupo Positivo: a inauguração da área de Sustentabilidade Corporativa. Essa nova frente de atuação foi criada para dar continuidade e reforçar as iniciativas sustentáveis de nossas empresas e abrir espaço para outras ações que, diante do cenário atual de desequilíbrio ambiental, são fundamentais e emergenciais. Nesse sentido, o departamento permeará todos os negócios do Positivo, estabelecendo uma cultura sustentável, considerando de forma genuína os compromissos sociais e de governança.
De acordo com Cristiane da Fonseca, coordenadora de Sustentabilidade Corporativa, a nova área tem a missão de agregar os temas e ações de responsabilidade socioambiental e os agentes dessa causa. “Nosso papel será analisar, acompanhar e buscar aperfeiçoar os indicadores socioambientais dos nossos negócios e, também, contribuir para que todos os públicos do Positivo – colaboradores, clientes, fornecedores e estudantes – sintam que fazem a diferença no planeta e na sociedade”. Ela explica que, para isso, cada um desses públicos será convidado a refletir sobre suas ações dentro e fora de nossa instituição.

Cristiane da Fonseca
Refletir, motivar e transformar
O objetivo de se promoverem reflexões é suscitar um engajamento coletivo, que deve se basear na motivação e no senso de responsabilidade e participação. Assim, a partir dessas provocações e do diálogo com todos aqueles que estão ligados ao Positivo, pretende-se desenvolver ações estruturantes, como o Programa de Voluntariado e a criação de comitês colaborativos de Sustentabilidade de cada unidade, considerando os públicos, a cultura e oportunidades existentes em cada uma delas.

Exemplos de reflexões a serem propostas:
→ Como me relaciono com os públicos diversos?
→ Como contribuo para minha comunidade?
→ Estou considerando as práticas de Compliance no meu dia a dia?
→ Como estou separando meu lixo em casa e dentro do meu ambiente de trabalho?
→ Como posso inovar no meu trabalho considerando aspectos ambientais e sociais, seja na contratação de fornecedores ou nos relacionamentos, por exemplo, sem perder de vista os aspectos de governança da empresa?
→ Como estou contribuindo para a formação cidadã do meu aluno?
→ Existe oportunidade de melhoria na gestão ambiental das nossas unidades?
→ Existem oportunidades de aperfeiçoamento do nosso processo de compras considerando a contratação de fornecedores alinhados com indicadores sociais e ambientais?
Mirando as novas gerações
Um dos principais focos do novo setor será o desenvolvimento de cidadãos social e ambientalmente cada vez mais cuidadosos e responsáveis. Por isso, os estudantes dos colégios do Grupo Positivo e do Curso Positivo receberão atenção especial. A ideia é que eles sejam, desde muito cedo e com o apoio dos professores e gestores das unidades, estimulados a refletir e a agir em prol da comunidade. Atividades curriculares e extracurriculares serão desenvolvidas com o objetivo de estimulá-los, bem como as suas famílias, a refletir sobre como podem transformar seus comportamentos de forma a colaborar com a comunidade e o planeta.
Ações como coleta seletiva, campanhas de doação e moda circular, voluntariado em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e leituras e troca de cartas com a comunidade são alguns exemplos.

“Apoiaremos o Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios (CIPP), entendendo que as vivências e estudos voltados a temas social, meio ambiente, ética, cultura, conexão com a comunidade e voluntariado, que já fazem parte do dia a dia dos estudantes, educadores e pais e passarão a ser cada vez mais inclusos na jornada, acompanhando o posicionamento para a sustentabilidade” comenta a coordenadora. O grande legado do Positivo em termos de sustentabilidade é, afinal, a preparação dos futuros líderes da sociedade com formação pedagógica de excelência e experiências enriquecedoras para o desenvolvimento da cidadania.
Máxima abrangência
A área de Sustentabilidade Corporativa inclui toda a diversidade de contextos que são necessários para o estabelecimento de uma cultura sustentável. Confira alguns exemplos abaixo.

2024: um ano de preparação
No ano passado, os profissionais envolvidos na criação do departamento de Sustentabilidade Corporativa fizeram um trabalho muito importante para estabelecer as bases das ações futuras. Além da criação do Comitê Executivo de Sustentabilidade e dos Comitês de Sustentabilidade do Grupo Positivo, foi realizado o mapeamento das ações de sustentabilidade existentes (em seus aspectos ambientais, sociais e de governança), bem como das oportunidades para 2025, que ajudarão na definição de metas para a empresa. Além disso, o Positivo passou a integrar o Comitê Técnico Público-Privado de ESG do Paraná, uma iniciativa do Governo do Estado, possibilitando o contato e trocas com profissionais de diversas empresas e do setor público dedicados ao tema.
Relação com o Instituto Positivo
A área de Sustentabilidade Corporativa atuará de forma independente do Instituto Positivo (IP), em parceria com as empresas do Grupo por meio dos Comitês de Sustentabilidade. Apesar da área estar ligada à mesma diretoria do Instituto, ela será independente. Enquanto o novo departamento trabalhará no mapeamento de boas práticas e no fortalecimento de oportunidades em meio ambiente, sociedade e governança, o IP continuará atuando em favor da Educação Pública, por meio de disseminação de conhecimento e projetos.
Acompanhe as ações da área de Sustentabilidade Corporativa a partir deste ano e, caso queira fazer alguma contribuição, procure o Comitê de Sustentabilidade do seu negócio.