Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Passaporte para transformar o mundo

Nos colégios do Grupo Positivo, estudantes que desejam se graduar no exterior contam com uma rede de apoio fundamental

Cursar Ensino Superior no exterior é o sonho de muitos estudantes e, para atingir esse objetivo, ter um suporte é essencial. Pedro Leal, ex-aluno do Positivo International School, é um exemplo de sucesso: aprovado em nove instituições ao redor do mundo, hoje ele estuda Design em Portugal, na Creative University (IADE). Para alcançar esse resultado, Pedro contou com uma college counselor dos colégios do Grupo Positivo. “Ela me ajudou a escolher algumas instituições que entendia ter a ver com o meu perfil, minhas competências e preferências pessoais. Assim, ajustamos as aplicações para as instituições, de modo que eu tivesse a maior chance de passar”, conta o ex-estudante.

College counselor

A college counselor citada por Pedro Leal é uma orientadora universitária, que, além dos momentos em sala de aula, ajuda, por meio de reuniões individuais, a monitorar o desenvolvimento de projetos, atividades que envolvem notas, provas específicas que terão de fazer, pesquisa e a escolha de universidades. “No 3º ano, eu costumo auxiliar o aluno na escrita de redações para as universidades e com orientações quanto a documentações e outros pormenores”, explica a college counselor dos colégios do Grupo Positivo, Isabela Moraes.

O apoio da profissional vai além do período de inscrições nos processos seletivos. “Após as aprovações, a escolha da universidade deve ser pautada em valores, local, oportunidades e desejos. O aluno deve levar em consideração o custo-benefício que terá lá na frente. Não é uma escolha final que irá definir seu sucesso no futuro, mas definitivamente trará mais ou menos benefícios”, relata.

O estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Passo Certo, Fernando Gulgielmin, é um desses que, atualmente, está contando com o suporte de Isabela em suas candidaturas para estudar no exterior. “Já fizemos umas duas ou três reuniões, e ela tem me falado as coisas que eu preciso fazer e o que tenho que agilizar para conseguir mandar minha application para as faculdades”, conta o aluno. Quanto às pretensões acadêmicas de Fernando, ele já tem algumas preferências: cursar Applied Engineering na University of British Columbia, em Vancouver, na University of Illinois, em Chicago, ou até mesmo em Stanford, na Califórnia.

Para isso, Fernando conta ainda com o apoio de toda a equipe do colégio. “Os professores sempre me apoiaram, principalmente incentivando a participação em olimpíadas, que dão medalhas e ajudam no currículo. Além disso, a questão do inglês para os testes de Cambridge é muito importante. Enfim, os coordenadores, a diretora Lizzie e a Lorena sempre têm me auxiliado”, afirma.

O apoio pedagógico

Esse apoio ao qual Fernando se refere, que vai além daquele que depende da college counselor, é realmente essencial na preparação dos estudantes que desejam fazer Ensino Superior fora do Brasil. De acordo com a coordenadora do Ensino Bilíngue do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo, Ana Teixeira, a instituição oferece diversos serviços de apoio aos estudantes, entre os quais parcerias com universidades internacionais, que viabilizam o estudo em componentes curriculares optativos, bem como com empresas parceiras, que realizam palestras e workshops relacionados ao tema. Além disso, os alunos e famílias têm à sua disposição, via plataforma on-line, diversos manuais e guias.

“Temos diversas alternativas, tanto curriculares quanto extracurriculares, que colaboram para esse objetivo, pois entendemos que a internacionalização começa já na Educação Básica. Nosso Ensino Bilíngue e o CLIP, que é o nosso centro de línguas integrado à carga horária dos estudantes, são exemplos disso. Os estudantes têm, no mínimo, cinco aulas semanais de Inglês e/ou em inglês. Assim, de forma curricular e extracurricular, oferecemos aos estudantes uma base sólida para que possam fazer suas escolhas no futuro”

Ana Teixeira, coordenadora do Ensino Bilíngue do CIPP.

Ela explica que, desde a Educação Infantil, os colégios do Grupo Positivo adotam metodologias ativas aliadas à aquisição da língua inglesa, garantindo o protagonismo e a sensibilidade intercultural, características extremamente relevantes ao mundo de hoje, e muito valorizadas nos processos de candidatura internacionais.

Jornada de Carreiras

Outro destaque dos colégios é o evento Jornada de Carreiras, uma iniciativa que expõe os alunos a diferentes trajetórias profissionais e acadêmicas, trazendo inspirações e percepções valiosas para auxiliar na tomada de decisão nesse momento tão importante. No evento, os estudantes têm a oportunidade de interagir com profissionais de diversas áreas, de conhecer ex-alunos e de entender as possibilidades de mercado e as exigências de cada profissão.

“O contato com diferentes profissionais e histórias permite que os alunos ampliem suas perspectivas e avaliem quais caminhos mais os atraem, sempre com o apoio de nossas equipes de mentoria”, explica o diretor do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, Julio Inafuco. O evento inclui palestras sobre carreiras tradicionais e stands com opções de Especialização em diversas áreas. Também são apresentadas oportunidades para estudar no exterior, com informações sobre universidades internacionais, bolsas de estudo e processos de admissão.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap