Há quem sinta um frio na espinha quando ouve a palavra “feedback”. Mas a prática, que também é chamada de diálogo de desenvolvimento, já é rotina no mundo corporativo e amplamente incentivada no Grupo Positivo. Por muito tempo, associou-se o termo a um “puxão de orelha”, quando a gestão precisava corrigir algo no colaborador. Mas o tempo passou e muita coisa mudou. Ainda bem!
No Grupo Positivo, a prática é valorizada para o desenvolvimento de equipes e gestores. Por aqui, o Programa de Feedback foi lançado em 2018, sendo aplicado primeiramente entre os professores e no ano seguinte ampliado para os demais colaboradores dos colégios. Na sequência, foi a vez de a Central Positivo, o Aprende Brasil e o Curso Positivo implementarem essa cultura.
A prática do feedback é uma importante oportunidade de troca. Por meio dela, podemos dialogar sobre assuntos estratégicos, ajustando pontos de vista e alinhando expectativas. O feedback é, sobretudo, um momento de compartilhamento.
Sabemos que um gestor e sua equipe observam os negócios sob diferentes perspectivas. Por isso essa troca se faz tão necessária. A prática do feedback tem importância significativa para o desenvolvimento tanto do colaborador, que pode avaliar a si mesmo e seu gestor, quanto para a própria liderança.
No Positivo, a meta de cada gestor é realizar ao menos quatro feedbacks formais com cada colaborador do seu time ao longo do ano: uma média de um a cada três meses. Esse objetivo os auxiliará a galgarem uma gestão ainda mais robusta, fazendo com que os diálogos de desenvolvimento sejam eficazes e direcionadores. Por isso, nossa liderança está também sendo capacitada constantemente, para que o feedback seja um aliado no avanço das equipes. Entretanto, a conversa formal é apenas uma das práticas dessa cultura. O feedback também acontece informalmente, nas trocas cotidianas. Sabe aquela conversa no cafezinho em que seu gestor fala sobre como a planilha que você criou desburocratizou um processo? Isso também é feedback!
“A cultura do feedback é construída em conjunto – por isso atuamos na capacitação dos gestores. São eles que vão disseminar o hábito com seus times, sensibilizando colaboradores e tornando a comunicação cada vez mais fluida dentro do Grupo Positivo.“
Tatiana Polak, coordenadora de Atração e Desenvolvimento de Talentos do Grupo Positivo.
“A cultura do feedback é construída em conjunto – por isso atuamos na capacitação dos gestores. São eles que vão disseminar o hábito com seus times, sensibilizando colaboradores e tornando a comunicação cada vez mais fluida dentro do Grupo Positivo.”
Tatiana Polak, coordenadora de Atração e Desenvolvimento de Talentos do Grupo Positivo.
No segundo trimestre deste ano, as ações de desenvolvimento sobre feedback acontecerão para gestores e colaboradores de todas as unidades do Grupo Positivo. Os objetivos serão disseminar a metodologia e estimular o plano de desenvolvimento individual (PDI) como uma bússola de carreira, visando à promoção do aprendizado contínuo. E, com as novas competências em mãos, essa trajetória será ainda mais proveitosa.
O momento do feedback deve ser aproveitado para uma boa conversa entre gestor e colaborador. É hora de tirar dúvidas, compartilhar percepções e fazer desse um momento transformador e de desenvolvimento. Converse com o seu gestor e peça um feedback! Dialoguem sobre quais as suas atitudes já fazem você alcançar os parâmetros das nossas novas competências ou o que falta para chegar lá.
Lucas Raduy Guimarães
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Editora Aprende Brasil e Posigraf: Rafael Antunes, Thiago dos Santos Guimarães e Steyce Dayane Lopes
Instituto Positivo: Maria Paula Mansur Mäder e Nayra Gazafi de Moraes
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Valdineia Valente