Os colaboradores da Posigraf já chegaram à metade de uma corrida emocionante! Desde abril, eles estão participando do Circuito de Treinamentos Lean, um novo formato de capacitação, que promove o fortalecimento da Cultura Lean (filosofia que busca a resolução sistemática de problemas, em todos os níveis).
Com a Fórmula 1 como inspiração para a edição deste ano, a ação conta com metodologias inéditas nas capacitações da gráfica, e traz conhecimento para aplicar, na prática, gestão e processos visando à eliminação de desperdícios. Por meio da identificação de oportunidades de otimização nas áreas de Produção, Administrativas e de Apoio, os participantes avançam na corrida, em busca de pontuações extras, que permitam alcançar as posições mais altas do pódio.
O conceito de inovação, o gerenciamento de tempo e os passos para um trabalho padronizado são alguns dos conteúdos abordados ao longo das quatro etapas do circuito, que se estendem até novembro deste ano. Eles são colocados em prática por meio de atividades interativas, desafios relacionados ao programa de melhorias Kaizen e até mesmo pit stops.
Ao evoluir nas etapas, os participantes conquistam pontuações conforme acessam os materiais disponibilizados e encaram os desafios propostos. No fim do ano, a somatória dos pontos identificará, nas categorias Individual, Equipes e Gestores, quem chegou na frente na corrida pelo autodesenvolvimento.
A cada etapa, os colaboradores disputam acirradamente a pole position. Eles já competiram nas fases Lean Manufacturing e Lean Logística. No segundo semestre, os “pilotos” enfrentarão os desafios da Lean Office (buscando melhorias voltadas à parte administrativa) e da Lean Inovação.
A pontuação zera quando se inicia um novo desafio, mas, no fim do ano, todos os resultados das fases serão acumulados. As sugestões de melhorias que são implantadas garantem pontos adicionais para serem somados ao ranking. São essas ações que trazem um twist para a disputa, fazendo com que as ultrapassagens aconteçam em um piscar de olhos.
Até o momento, foram registradas mais de 50 sugestões, ou Kaizens, no circuito. Parte desse número está em planejamento e implantação, e o benefício desse resultado pode ser percebido em otimizações realizadas em todas as frentes de atuação.
Ideias como a melhora na afiação de facas (que propõe a redução da necessidade de ajustes em programações e manutenção da ferramenta durante o turno por desgaste prematuro) e o apontamento em linha (que avalia a possibilidade de ajustar o sistema utilizado para que o operador possa realizar o apontamento com apenas um comando, reduzindo, consequentemente, o desperdício de espera na atividade), já estão em estudo de viabilidade.
Ao término de cada etapa, aqueles que tiveram Kaizens aprovados para implantação recebem os “conselhos do técnico”, por meio de uma capacitação diferenciada. Nela, as orientações mostram como tornar as sugestões reais no dia a dia das áreas.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer