Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Estar em compliance é Positivo

Fique por dentro das ações de Compliance que acontecem neste ano

Estar em compliance é Positivo

Fique por dentro das ações de Compliance que acontecem neste ano

Já sabemos que, para estarmos em conformidade com as leis e diretrizes que garantem a transparência e a ética em nosso dia a dia no Grupo Positivo, não basta conhecer o Código de Conduta e participar das capacitações promovidas pela organização. É claro que essas atitudes são importantes e básicas para a compreensão sobre as “regras do jogo”, mas, para fazer a nossa parte, precisamos estar sempre atentos às nossas atitudes e às ações promovidas pela área de Compliance do Positivo.

Então, relembre com a gente algumas ações importantes que estão acontecendo neste ano:

Selo Pró-Ética

CRÉDITO: Divulgação

No início deste ano, o Positivo se inscreveu para receber o selo Pró-Ética, uma iniciativa do Ministério da Transparência da Controladoria-Geral da União que visa a fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que estão comprometidas em implementar ações para a prevenção, detecção e remediação de corrupção e fraude.

Para participar é preciso cumprir alguns pré-requisitos e, após o envio de diversos documentos e evidências, aguardar a etapa de análise para então saber se a empresa está elegível ou não a receber a certificação. Os resultados estão previstos para o mês de setembro e, a cada fim de edição, é realizado um evento para anúncio e entrega do selo Pró-Ética às instituições contempladas, além da divulgação das melhores práticas de integridade do ano.

Série Faça a escolha certa

Desde 2020, periodicamente é divulgado um episódio da série Faça a escolha certa, que trabalha tópicos de Compliance de forma leve e animada, em formato de vídeos, que são divulgados por e-mail e pelo WhatsApp da Comunicação Interna para todos os colaboradores do Positivo. Neste ano, a série foi concluída com o episódio Sigilo e confidencialidade das informações. Relembre os 10 episódios da série.

Compliance Alerta

CRÉDITO: Divulgação

Em 2020, foi lançado o informativo Compliance Alerta, com o objetivo de viabilizar um canal mais dinâmico para a divulgação de informações e orientações sobre boas práticas de integridade, legalidade e transparência. Neste ano, ele está de volta com conteúdos do nosso dia a dia, como as melhorias implantadas no sistema Neomind para tornar as solicitações à área de Compliance cada vez mais eficientes e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas escolas.

Guia do educador

Um ambiente de trabalho saudável, no qual o educador se sinta confortável e incentivado a se manifestar sobre preocupações e questões éticas. Esse foi o propósito pelo qual foi criado o Guia do Educador Positivo, uma ferramenta facilitadora – alinhada ao Código de Conduta – que oferece diretrizes comportamentais essenciais para uma boa convivência nos ambientes escolares.
O Guia foi lançado em no final de 2020 e, neste mês de agosto, a área de Compliance vem promovendo encontros com diretores, gestores e representantes de professores das unidades educacionais do Positivo para discutir as diretrizes e as orientações oferecidas no Guia, a fim de esclarecer as dúvidas e promover melhorias nas práticas diárias.

CRÉDITO: Divulgação

Palestras e capacitações

Com o foco no relacionamento com a área pública, o Compliance promoveu o webinar Compliance do Paraná e os Agentes de Compliance, ministrado pelo controlador-geral do estado do Paraná, Dr. Raul Siqueira, como parte do Ciclo de Desenvolvimento 2021, que tratou de temas como transparência, ética e compliance, permitindo que os colaboradores conhecessem ainda mais as boas práticas de governança na área pública. O Dr. Francisco Zardo, advogado e sócio do Escritório do Professor René Dotti, também participou do encontro, abordando a Nova Lei de Licitações e Contratos; e o Dr. Júlio Cesar Brotto, também advogado e sócio do Escritório Professor René Dotti, debateu com os participantes o tema Compliance ESG (Environmental, Social and Governance, traduzido para o português como Ambiental, Social e Governança).

Desafios e boas práticas para o trabalho remoto

No dia 16 de junho, o Compliance, em conjunto com o RH, promoveu o bate-papo Desafios e boas práticas na gestão do trabalho remoto. O encontro foi conduzido pela consultora Angela Halat e teve como objeto orientar os gestores sobre a importância de garantir aos colaboradores o direito à desconexão, assim como instruí-los com relação aos cuidados necessários para o respeito aos intervalos de descanso.

Clique Consciente, Clique Positivo

CRÉDITO: Divulgação

Com o foco na segurança da informação no ambiente digital e conectado, em junho deste ano, a área de Compliance, em parceria com a TI do Grupo Positivo, criou a iniciativa Clique Consciente, clique positivo. O lançamento foi marcado pelo início do jogo Hacker Rangers, que acontece em uma plataforma onde os colaboradores participam de diferentes fases do game, nas quais aprendem a identificar armadilhas virtuais e enviam sugestões para melhorar a segurança da empresa por meio de ferramentas como:

Quizzes interativos

Videoaulas sobre segurança da informação

Testes sobre cibersegurança

“Ciberatitudes” (reportes e detecção de riscos à segurança da empresa)

A segunda etapa da iniciativa abordará temas visando à conscientização dos colaboradores sobre as mudanças introduzidas pela Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD. A duração do jogo será de um ano, mas, a cada etapa vencida, os primeiros colocados podem receber reconhecimentos e premiações. Fique de olho no ranking e conquiste suas medalhas.

CRÉDITO: Divulgação

“Falar sobre compliance nunca é demais. Todos os anos, reforçamos cada vez mais a relevância do tema junto aos colaboradores, pois, além de vasto, ele muitas vezes exige mudanças de conceitos e, sobretudo, de atitudes e prática diária. Sabemos da importância de a empresa oferecer as ferramentas e o apoio necessários para que possamos atuar com integridade e em conformidade com as legislações.”

Lucas Raduy Guimarães, presidente da Positivo Educacional.

CRÉDITO: Divulgação

“Falar sobre compliance nunca é demais. Todos os anos, reforçamos cada vez mais a relevância do tema junto aos colaboradores, pois, além de vasto, ele muitas vezes exige mudanças de conceitos e, sobretudo, de atitudes e prática diária. Sabemos da importância de a empresa oferecer as ferramentas e o apoio necessários para que possamos atuar com integridade e em conformidade com as legislações.”

Lucas Raduy Guimarães, presidente da Positivo Educacional.

Copy link
Powered by Social Snap