Há quatro anos, a Posigraf tem a prática de realizar um relatório ambiental que contempla o volume de gases poluentes emitidos pela unidade, no desafio de traçar planos de ação com o foco na redução dos impactos ambientais. Seguindo as boas práticas de grandes instituições, essa é uma das formas adotadas para quantificar a interferência no planeta e proporcionar uma visão estratégica no enfrentamento às questões climáticas.
A empresa é uma das únicas do ramo a mensurar o indicador e protocolar os resultados no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol, padrão mundial para medir e gerenciar as emissões). Segundo Andrea Luiza Santos Arantes, coordenadora de Sistema de Gestão da Posigraf, medir esses dados reafirma o engajamento da empresa com o meio ambiente e reitera o compromisso com as certificações de gestão ambiental conquistadas.
“Com o propósito de contribuir para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mensuramos as emissões associadas às atividades da organização. Esse é o primeiro passo na busca por um alinhamento com os mecanismos de regulação climática e, a partir daí, promovem-se ações contra a mudança global do clima.”
Andrea Luiza Santos Arantes, coordenadora de Sistema de Gestão.
Andrea Luiza Santos Arantes, coordenadora de Sistema de Gestão.
O gráfico a seguir representa o volume de gases com influência no efeito estufa emitidos pela Posigraf em 2020, calculado em toneladas de carbono:
No escopo 1, estão as emissões diretas de Gases de Efeito Estufa (GEE), provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela organização, como as emissões de combustão de máquinas, fornos e veículos da empresa ou por ela controlados. Já no escopo 2, estão as emissões indiretas originadas da compra de energia elétrica, exclusivamente. O escopo 3 representa as emissões indiretas derivadas do transporte de bens e serviços adquiridos ou vendidos por frota terceirizada.
A gente já sabe que pensar ecologicamente traz vários benefícios para o fortalecimento do Sistema de Gestão Ambiental da empresa, mas o maior deles está na conscientização dos colaboradores. Na gráfica, vários já adotaram práticas independentes e contribuem, indiretamente, na elaboração de planos de ação com o foco na redução dos impactos.
Como parte de uma mudança de hábitos, algumas dicas para o dia a dia promovem o consumo consciente de recursos, influenciando os resultados no combate às mudanças climáticas.
Confira quais você pode começar a praticar, contribuindo para a redução de emissão de gases do efeito estufa:
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer