Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Sustentabilidade que ensina e inspira uma vida mais positiva

Iniciativas dos colégios do Grupo Positivo e do Curso Positivo demonstram como a prática pedagógica pode formar cidadãos mais éticos, conscientes e atuantes

O que acontece quando uma simples ideia é colocada em prática com intenção e continuidade? No Positivo, projetos ligados à sustentabilidade — em seus aspectos sociais, ambientais e de governança — vêm mostrando que pequenas iniciativas podem se tornar parte da cultura escolar. Em novembro deste ano, essas experiências serão reunidas no 1º Relatório de Boas Práticas de Sustentabilidade, uma forma de valorizar o que já está dando certo e inspirar novos caminhos.

A ciência da educação tem mostrado algo fascinante: quando os estudantes se envolvem com ações e iniciativas sociais, comunitárias e ambientais, eles não só aprendem mais – se tornam mais humanos, conscientes e preparados para o mundo.

Essa descoberta não é apenas teoria. Ela acontece diariamente nos corredores, salas de aula e projetos dos colégios do Grupo Positivo e do Curso Positivo, onde práticas inovadoras estão gerando resultados interessantes e encantadores, com potencial para mudança de hábitos ambientais e sociais, desenvolvimento da empatia, bem-estar social e fortalecimento do sentimento de pertencimento com a escola.

Colégios do Grupo Positivo

Limpeza da Praia – Sustentabilidade e Pertencimento

O Vila Olímpia Bilingual School, devido à sua localização em Florianópolis/SC, mantém uma relação íntima com o mar e o ambiente natural da praia. Professores da escola idealizaram um projeto com o objetivo de estimular a consciência e o senso de responsabilidade dos alunos em relação ao meio ambiente. Ao longo de dois meses, cerca de 30 estudantes, professores e coordenadores participaram da limpeza da praia. Além de impactar os estudantes, moradores do entorno da praia também foram beneficiados.

Curso Positivo

Campanha do Agasalho 2025

O professor Alexandre mobilizou estudantes de todas as unidades do Curso Positivo na Campanha do Agasalho deste ano. A cada doação, o aluno ganhava prêmios, como adesivos ou canecas. Mais que roupas, os estudantes doaram empatia. Foram arrecadadas 577 peças, distribuídas entre as unidades de Curitiba (+201), Joinville (+251) e Ponta Grossa (+125), beneficiando diretamente famílias das regiões.

O movimento trouxe aprendizado prático sobre solidariedade, colaboração e responsabilidade social, reforçando o papel da empresa em formar cidadãos conscientes e comprometidos com a transformação da realidade ao seu redor.

Um retrato da educação sustentável

Essas e outras experiências, dados e reflexões farão parte do relatório que terá sua primeira edição lançada neste ano, apresentando exemplos reais de projetos desenvolvidos por estudantes e educadores do grupo. Com lançamento previsto para novembro, além de uma versão online consolidada, cada unidade dos colégios terá uma versão personalizada, revelando a riqueza e diversidade das práticas desenvolvidas.

“O documento trará projetos repletos de aprendizado, transformação e pertencimento, sendo uma janela aberta para que pais, responsáveis e toda a sociedade conheçam de perto as práticas educativas que moldam um futuro mais sustentável, justo e humano”, complementa Cristiane da Fonseca, coordenadora da área de Sustentabilidade Corporativa do Grupo Positivo.

Compromisso que vai além da educação

Na prática, o compromisso com a sustentabilidade se traduz em experiências que despertam reflexão e responsabilidade nos alunos. Elas acontecem dentro e fora da sala de aula — desde projetos de reciclagem e uso consciente de recursos até atividades de voluntariado e integração com a comunidade. Essas vivências aproximam os estudantes de desafios concretos e mostram que cada atitude tem potencial de gerar impacto coletivo.

“É uma jornada de impacto, aprendizado e conexão com a comunidade. Por meio desses projetos, os estudantes compreendem que atitudes simples carregam a força de provocar transformações profundas na coletividade e de despertar novos olhares sobre a vida em sociedade.”

Maria Fernanda Suss, diretora do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo

Esse compromisso reflete o alinhamento das práticas educacionais ao propósito de aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva. As iniciativas desenvolvidas nas dimensões ambiental, social e de governança demonstram como a formação cidadã, a humanização das relações e o voluntariado corporativo podem transformar ideias em ações concretas, fortalecendo o papel da educação como força e inspiração para mudanças tangíveis.

Quando o exemplo ensina

O aprendizado pelo exemplo é um fator intrínseco à história do Positivo, que há muito tempo promove ações sociais, ambientais e de governança ética em suas diferentes frentes de atuação — Colégio Positivo, Curso Positivo, Posigraf, Central Positivo, Aprende Brasil Educação e, especialmente, por meio do Instituto Positivo.

Sob a ótica do desenvolvimento humano, projetos como esses assumem um papel estratégico na promoção de competências sociais, cognitivas e de integridade, ao mesmo tempo em que fortalecem práticas ambientais responsáveis e uma gestão pautada pela transparência, alinhados diretamente aos valores do Positivo.

Quando vivenciados por meio de ações concretas que estimulam a reflexão, esses valores tornam-se poderosas ferramentas de transformação individual e coletiva, inspirando atitudes mais conscientes e com impacto positivo na sociedade.

Ao abrir essas páginas em novembro, o convite será claro: encante-se, inspire-se e reconheça o poder da educação e da sustentabilidade em transformar não só alunos, mas toda a sociedade.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap