Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Educação em Foco

Inovação e formação integralizada

Entenda como o Sistema de Ensino NAME contribui para formar cidadãos completos, a partir da exploração de recursos digitais em sala de aula

Vivemos imersos em uma cultura digital, em que tecnologias como Inteligência Artificial abrem um universo de possibilidades em muitos setores, em especial na Educação. Em conformidade com esse cenário, a Aprende Brasil Educação oferece para a rede pública de ensino do país, entre outras soluções educacionais, o Sistema de Ensino NAME. Por meio dele, os estudantes têm a oportunidade de uma formação integral para lidar com as questões da atualidade, desenvolvendo seus potenciais intelectuais e socioemocionais e sua cidadania.

O sistema é composto por recursos digitais que são compatíveis com a linguagem e a lógica de aprendizagem dos estudantes – os quais são estimulados a se tornar, no futuro, criadores de recursos inovadores. Além disso, as ferramentas do NAME motivam as crianças e os adolescentes a compreender as próprias emoções e as dos colegas, professores, familiares e pessoas de seu convívio, a desenvolver um olhar atento e empático para as diferenças sociais, físicas e culturais e a olhar tudo o que acontece com criticidade.

Assim, eles são formados como cidadãos capazes de entender o universo que os rodeia e de transformá-lo em um lugar melhor para a geração atual e as futuras. Afinal, a sociedade espera que as crianças e os jovens de hoje tenham a capacidade de inovar. É nesse sentido que o NAME mostra sua contribuição social, não apenas por possibilitar e incentivar a aplicação de recursos digitais em sala de aula, mas também – e sobretudo – por promover o desenvolvimento do indivíduo por inteiro.

Muitas maneiras de ensinar e aprender

Sabemos que os atuais modelos de aprendizagem, restrito à leitura e à escrita, não funcionam para todos, pois alguns aprendem melhor apenas escutando o professor ou um podcast, por exemplo. Já outros, preferem assistir a vídeos, fazer a leitura de infográficos e imagens ou até participar de jogos lúdicos, por meio dos quais se sentem desafiados. Por essa razão, a variedade de recursos impressos e digitais disponível hoje é muito importante, oferecendo a estudantes e professores a possibilidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem.

O estudante como protagonista

Outro modelo a se pensar é aquele em que o professor é o detentor dos conhecimentos e o estudante, mero receptor de informações. A sala de aula do futuro (e por que não dizer a do presente?) deve ser um espaço que dê liberdade para o aluno conduzir sua jornada de aprendizado, criando hipóteses, teorias e ideias e desenvolvendo o pensamento crítico, para que ele se torne capaz de analisar informações apresentadas e associá-las a outros dados e contextos.

E, é esse o significado de formação integral, que é exatamente a proposta do Sistema de Ensino NAME, comprometido em formar cidadãos preparados para transformar a própria realidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Afinal, estudantes educados dessa maneira tendem a ser mais ativos, críticos, autônomos e capazes de aplicar o conhecimento que adquirem na escola para conquistar seus propósitos – com o auxílio, é claro, dos recursos tecnológicos e da comunidade escolar.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap