Foram inúmeras palestras e participações em mais de 20 eventos diferentes espalhados pelo país, em que a equipe do IP atingiu cerca de mil profissionais da educação, especialmente secretários municipais, equipes técnicas de secretarias, como também gestores educacionais.
Além desse impacto expressivo, foram desenvolvidos materiais para contribuir com a disseminação de conhecimento sobre o Regime de Colaboração. Um exemplo disso é a Revista ColaborAÇÃO, que já está na 5ª edição, todas disponíveis para download no site do IP.
Merece destaque também a produção do 1º Guia de Implantação e Gestão de Arranjos de Desenvolvimento da Educação, que apresenta o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) aos secretários municipais da área e aos demais públicos interessados. O guia pode ser baixado no site do IP.
Em Santa Catarina, o IP continua o seu trabalho intenso de apoio direto ao ADE da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), que tem por objetivo superar, de forma colaborativa, os desafios mais impactantes para o resultado da aprendizagem dos alunos, a fim de alcançar mais qualidade e equidade para a educação do território.
O trabalho do ADE, no ano passado, dedicou-se principalmente ao fortalecimento da gestão da educação. No projeto “Gestores Escolares em Movimento”, cerca de 385 gestores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais se reuniram em 27 encontros, que somaram 220 horas de formação, para dialogar e trocar experiências sobre temas importantes e pertinentes ao dia a dia dos profissionais. Os participantes do ADE também decidiram implantar um projeto com o objetivo de analisar indicadores pedagógicos e financeiros, como também contribuir com a tomada de decisão quanto à organização orçamentária.
Os projetos de alfabetização e correção de fluxo de aprendizado, já implantados em 2017 e 2018, foram continuados em 2019, atendendo a todos os municípios integrantes do Arranjo. Ao todo, foram 3.057 crianças atendidas e 255 profissionais de educação formados em 72 horas de formação inicial e continuada.
Em 2018, o Centro de Educação Infantil Maria Amélia (CEI Maria Amélia) passou a ser administrada em conjunto pelo Colégio Positivo e o Instituto Positivo, contando ainda com apoio da Positivo Tecnologia no fornecimento de tecnologias educacionais.
Anualmente, a instituição desenvolve inúmeros projetos que contribuem para o crescimento e fortalecimento dos valores humanos. As atividades beneficiam não apenas os alunos matriculados, como também os familiares das crianças, que podem participar de palestras e cursos. Além disso, os alunos e professores do Colégio Positivo – Internacional promovem atividades no Centro de Educação Infantil, contribuindo para a formação dos estudantes, compartilhando além de conhecimento, muito carinho e atenção.
Fundada em 2010, o CEI Maria Amélia é uma organização sem fins lucrativos, que funciona como uma unidade de educação infantil e atende, gratuitamente e em período integral, cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Fundada em 2010, o CEI Maria Amélia é uma organização sem fins lucrativos, que funciona como uma unidade de educação infantil e atende, gratuitamente e em período integral, cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer