Um dos fatores que pode garantir a continuidade e preservar a autonomia dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) é a comprovação dos impactos gerados pelo trabalho coletivo. Quando há uma avaliação sistematizada e organizada das ações e resultados, a credibilidade aumenta e contribui para um maior engajamento por parte dos parceiros, sociedade civil, investidores sociais e, claro, dirigentes municipais de Educação.
Pensando em contribuir para uma análise mais completa e estruturada das ações dos Arranjos já implantados em todo o país, o Instituto Positivo (IP) desenvolveu uma metodologia exclusiva de avaliação. Com apoio de uma consultoria especializada, o instrumento serve para avaliar a internalização de uma cultura de colaboração no contexto de um ADE e também o grau de sustentabilidade e autonomia do programa, por meio da observação do nível de engajamento e maturidade do grupo.
A metodologia servirá para gerar reflexões a partir da avaliação da colaboração instalada no grupo, com um fluxo autoaplicável e de fácil utilização. Com os dados levantados, dá-se início ao processo de construção de planos de ação voltados às melhorias identificadas durante o processo de análise.
Como complemento, também é disponibilizada uma ferramenta de monitoramento de indicadores. Nela, será possível ter acesso aos dados históricos dos municípios integrantes do território dos Arranjos, além de orientações sobre indicadores públicos e oficiais, descrição das informações que compõem o indicador e as possíveis análises que podem ser feitas a partir de cada dado.
Para garantir a assertividade na construção do instrumento, o IP ouviu e envolveu os líderes dos 13 Arranjos em funcionamento no Brasil. Todos puderam contribuir com sugestões e propor soluções para agregar mais praticidade e conhecimento no dia a dia de quem vive o formato de trabalho colaborativo.
Uma experiência piloto da metodologia de avaliação foi aplicada no ADE Granfpolis. Em breve, os demais Arranjos do Brasil também terão acesso ao instrumento, que poderá contribuir para tomadas de decisões mais assertivas sobre assuntos como governança e foco de atuação, e auxiliará na construção de uma gestão mais autônoma e sustentável.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer