Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Colégios do Grupo Positivo começam o ano com novidades pedagógicas

Um novo ano com propostas transformadoras para a aprendizagem ativa

Colégios do Grupo Positivo começam o ano com novidades pedagógicas

Um novo ano com propostas transformadoras para a aprendizagem ativa

Qual a educação que você espera para o futuro? Imagine um cenário em que o aprendizado é unificado globalmente e permite que o estudante de hoje se torne um grande influenciador do amanhã. Uma formação que prioriza a convivência entre pares, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento científico e da cultura digital e que coloca ao alcance das mãos os incalculáveis caminhos para uma trajetória de sucesso.

Pode até parecer o discurso de um livro ou roteiro de um filme hollywoodiano, mas esse futuro está cada vez mais próximo e presente na realidade dos colégios do Grupo Positivo. E as novidades pedagógicas que chegam junto ao novo ano, aproximam o cenário teórico das práticas, preparando nossos alunos para o protagonismo de seus próprios sonhos.

CRÉDITO: Acervo Colégio Positivo
CRÉDITO: Diego Wladyka

“As mudanças que pensamos e planejamos vêm ao encontro de uma necessidade: a de colocar o aluno no centro da aprendizagem. Esses últimos anos nos mostraram como essa relação aluno e escola precisou ser revista e como precisamos evidenciar a conexão entre o desenvolvimento dos nossos alunos e os objetivos que eles atingirão na vida pessoal e profissional.”

Maria Fernanda Suss, gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).

CRÉDITO: Diego Wladyka

“As mudanças que pensamos e planejamos vêm ao encontro de uma necessidade: a de colocar o aluno no centro da aprendizagem. Esses últimos anos nos mostraram como essa relação aluno e escola precisou ser revista e como precisamos evidenciar a conexão entre o desenvolvimento dos nossos alunos e os objetivos que eles atingirão na vida pessoal e profissional.

Maria Fernanda Suss, gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).

O desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais no novo currículo é baseado na necessidade de conectar a formação do aluno à vida real, e oferecer ferramentas para que ele se aprimore integralmente e, futuramente, decida o percurso da sua carreira e a sua atuação efetiva como integrante de uma comunidade.

CRÉDITO: Acervo Colégio Positivo

De acordo com a gerente do CIPP, as mudanças fazem parte de um planejamento voltado ao desenvolvimento de competências que permitam que os estudantes aprendam a agir com autonomia e responsabilidade, com foco no seu crescimento pessoal e, consequentemente, na atuação efetiva e transformadora no meio social em que vive.

“A escola precisa ser o berço do desenvolvimento crítico, analítico, criativo, investigativo e cultural, permitindo que os estudantes vivam intensamente as relações interpessoais e exercitem o autoconhecimento, a empatia e a cooperação”, complementa Maria Fernanda. Confira abaixo quais são as novidades para o próximo ano.

Formação bilíngue

O Ensino Bilíngue não é somente a aprendizagem de uma segunda língua, mas, sim, uma vivência. Sabendo da importância da fluência em dois idiomas, em 2022, os colégios passarão a ofertar quatro variações de Ensino Bilíngue.

CRÉDITO: Acervo Colégio Positivo
Bilingual Premium Program

Como funciona: os alunos contam com um currículo bilíngue integrado, em período estendido, com até 50% das aulas ministradas em língua inglesa.

O que muda na rotina do aluno: o estudante passa a ter uma verdadeira experiência imersiva na língua inglesa.

Bilingual Plus Program

Como funciona: os alunos contam com os principais componentes curriculares de Cambridge International, ministrados em língua inglesa.

O que muda na rotina do aluno: o estudante frequenta o período estendido por dois dias na semana com componentes de Cambridge International, como Math, Science e Global Perspectives, ministrados na segunda língua. Os demais dias podem ser complementados com o Clube PEX, que são módulos temáticos em tempo estendido e ministrados na língua-mãe.

Bilingual Integrated Program

Como funciona: alguns componentes curriculares, como Arte, Música e Educação Física, são ministrados exclusivamente em inglês e, somados a uma carga horária diferenciada de aulas específicas da língua inglesa, proporcionam um contato maior com o idioma. E tudo ocorre no horário curricular, ou seja, sem a necessidade do período estendido.

O que muda na rotina do aluno: o estudante passa a ter um contato mais frequente com a língua, o que potencializa o processo de aquisição. Os componentes curriculares são trabalhados de forma trans e interdisciplinar, proporcionando ao aluno, por meio da formulação de hipóteses e do pensamento crítico, transferir para o dia a dia os conteúdos estudados, tornando o aprendizado mais concreto e significativo.

Bilingual School

Como funciona: componentes curriculares como Arte, Música e Educação Física são ministrados exclusivamente em inglês e somados a uma carga horária diferenciada de aulas, específicas da Língua Inglesa. Por meio da parceria com Cambridge International, o currículo oferecido é mundialmente reconhecido e aplicado com componentes curriculares como Math, Science e Global Perspectives, ministrados em língua inglesa.

Clube PEX

Estão presentes neste currículo o componente curricular de Cambridge International – Global Perspectives, que permite aos nossos alunos observar temas de grande relevância sob múltiplas perspectivas, e também outros componentes que consideramos essenciais à formação de um aluno bilíngue, como a abordagem de trabalho por projetos, que coloca o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem, o empreendedorismo, que agrega habilidades essenciais para um bom aproveitamento do percurso acadêmico desses alunos, bem como o trabalho sócio emocional, uma vez que estamos formando sujeitos completos, que saibam explorar todas as suas potencialidades para atuar em um mundo cada vez mais sem fronteiras.

CRÉDITO: Acervo Colégio Positivo

Módulos PEX

Os módulos de atividades extracurriculares (PEX) oferecem ao aluno opções para exercitar habilidades em segmentos como esportes, cultura e idiomas, que incluem aspectos pedagógicos e humanos.
Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, um exemplo de módulo PEX é o Ateliê de Arte, por meio do qual as crianças são estimuladas a ressignificar os materiais trabalhados, projetando o seu modo de pensar, sentir, observar, descobrir e criar.

Já para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, é ofertado também o PEX Acadêmico, que contempla cursos como Oratória, Debates e Finanças, todos com certificações de horas complementares, que agregam ainda mais valor à formação.

Itinerários Formativos – O Novo Ensino Médio

A proposta é moldada a partir das diretrizes do Novo Ensino Médio, oportunizando ao aluno vivências que complementarão sua aprendizagem. Para 2022, as opções incluem a participação em projetos de humanização e voluntariado, preparatórios para as olimpíadas do conhecimento e a participação em grupos de estudos avançados, com ênfase nos principais vestibulares. Para 2023, a partir da 2ª série, serão incluídos os itinerários de aprofundamento nas diferentes áreas de conhecimento.

CRÉDITO: Acervo Colégio Positivo

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap