Inspiradas nas grandes corridas de Fórmula 1, as áreas de Recursos Humanos e Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Posigraf lançaram o primeiro Circuito de Treinamentos Lean, que teve início na segunda semana de abril. Contando com tecnologias até então inéditas nas capacitações da gráfica, a novidade aborda a utilização de ferramentas de gestão e eliminação de desperdícios, tornando as atividades por lá ainda mais competitivas frente ao mercado.
Em times constituídos por todos os colaboradores da unidade, conforme as respectivas áreas, o circuito cria uma competição para fortalecer a Cultura Lean, filosofia que busca a resolução sistemática de problemas, em todos os níveis. Os gestores atuam como os “chefes de equipe”, que são levados a desenvolver, desafiar e ajudar os seus “corredores” e todos os profissionais envolvidos.
O conceito de inovação, o gerenciamento de tempo e os passos para um trabalho padronizado são alguns dos conteúdos abordados ao longo das quatro etapas do circuito, que se estendem até novembro deste ano. Eles são colocados em prática por meio de atividades interativas, desafios relacionados ao programa de melhorias Kaizen e até mesmo “pit stops”.
Com o evoluir das etapas, a corrida fica mais emocionante! Os participantes podem obter pontuações conforme acessam os materiais, disponibilizados no Portal do Saber, e aderem aos desafios propostos. No fim, os pontos serão contabilizados e os colaboradores, times e gestores com o melhor desempenho poderão levar para casa notebooks, smartphones e kits da marca Positivo Casa Inteligente.
A tecnologia é uma característica marcante do Circuito de Treinamentos Lean, já que é realizado de forma totalmente on-line. São disponibilizados:
“Somos uma empresa que tem uma cultura forte em treinamentos presenciais e estamos investindo para mudar esse padrão. Com a pandemia, a mudança foi acelerada e esperamos que a digitalização e a ‘gamificação’ impactem significativamente na forma como treinamos o nosso time, com práticas alinhadas ao propósito da Posigraf. Queremos promover a aprendizagem contínua.”
Sandra Elis Swarofsky Reggiani, coordenadora de Gestão de Pessoas da Posigraf.
Sandra Elis Swarofsky Reggiani, coordenadora de Gestão de Pessoas da Posigraf.
Além de aplicar e adaptar cada tema em suas áreas de atuação, e ser reconhecidos individualmente e em equipe por isso, os colaboradores podem esperar diversos benefícios do Circuito de Treinamentos Lean. Entre eles, a “gamificação” para resolver problemas e melhorar a absorção do conteúdo.
“Esperamos promover o desenvolvimento de competências fundamentais na aplicação de ferramentas de gestão, que irão melhorar os nossos processos. Para nós é um grande desafio embarcar no mundo digital, produzir conteúdo e aprimorar a forma de interação com os colaboradores. Mas estamos certos de que essa iniciativa irá fortalecer a cultura de inovação e auxiliar a Posigraf a melhorar seus resultados.”
Andrea Luiza Arantes, coordenadora do Sistema de Gestão Integrado da Posigraf.
Andrea Luiza Arantes, coordenadora do Sistema de Gestão Integrado da Posigraf.
A filosofia Lean é inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção, e busca melhorar as realidades industriais por meio da eliminação contínua de desperdícios. Desde 2016, o projeto Lean Printing (metodologia específica para o mercado gráfico) na Posigraf se baseia na redução de sete desperdícios:
Frente a isso, a Lean possui diversas ferramentas, utilizadas conforme as necessidades para melhorar um processo, e incentiva características como o respeito, a empatia e a autogestão. Para a Posigraf, ser Lean é um exercício de mudanças, pensando em cada pessoa, independentemente do cargo, profissão ou ramo de atividade.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer