A atmosfera de aprendizagem que rege as práticas adotadas pelos colégios do Grupo Positivo no trabalho com os alunos é o que faz dele uma referência na área da Educação. Mas, para que uma escola se torne um lugar instrutivo e acolhedor, é necessário mais do que apenas ensinar alunos.
Alinhada ao propósito de ofertar ferramentas que contribuam para a formação continuada, a equipe do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP) lançou o projeto TEIA – Transformar, Educar, Inspirar e Aprender.
Inaugurado em novembro, para os professores da Educação Infantil, em forma de projeto-piloto, o TEIA está sendo implementado de forma gradativa, e ao longo do ano, contemplará todos os segmentos de ensino.
Ele inclui cursos de aprimoramento, formação acadêmica e aperfeiçoamento de hard e soft skills, que fazem parte de um grande guarda-chuva voltado ao autodesenvolvimento. Em 2021, o projeto terá cursos como Mediação de Conflitos, Na Pegada da Sustentabilidade, Medicalização da Educação e Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva, além das formações básicas.
O projeto segue metodologias inspiradas nas práticas de escolas internacionais, como a Universidade de Stanford. A proposta é proporcionar uma formação continuada, com cursos ofertados de forma síncrona e assíncrona para os “alunos-professores”, formando profissionais ainda mais capacitados para as novas tendências das práticas docentes. Por isso, cada uma das formações relaciona a prática com a teoria, de acordo com a realidade individual de cada segmento.
“Nossa forma de ensinar é reflexo das metodologias aplicadas pelos professores que tivemos. A missão, aqui, é desconstruir esse conceito e trazer para o professor a riqueza que está por trás da pesquisa, da investigação e da inserção em contextos para o aprendizado.”
Marilda de Souza, especialista em Formação Docente do CIPP.
Marilda de Souza, especialista em Formação Docente do CIPP.
Os investimentos robustos na formação continuada evidenciam a especialidade dos docentes dos colégios do Grupo Positivo: garantir que o aluno tenha um ensino de qualidade. Por isso, a instituição busca sempre dar suporte e estar amparada pelas boas-práticas, visando à ampliação de metodologias ativas e de referencial cultural. “A proposta desse projeto é ligar profissionais cognoscentes para a troca de experiências e ampliação do repertório, criando uma forte comunidade de aprendizagem, que, assim como uma teia, também pode ter e fazer conexões, resultando em práticas coerentes com a educação de qualidade em que acreditamos”, complementa Marilda.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer