O ano de 2020 fechou com uma boa notícia para todos nós aqui do Grupo Positivo: a aquisição do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis. A escola, localizada no bairro de Jurerê, tem uma proposta educativa humanística, que prioriza a educação cidadã e a sustentabilidade. Além disso, incorpora em seu currículo o ensino bilíngue, aliado a um alto padrão de qualidade de ensino. Todas essas características estão alinhadas ao objetivo do Positivo de buscar por instituições de excelência, a fim de potencializar a missão de construir um mundo melhor por meio da educação.
Com a nova aquisição, contamos, agora, com 20 unidades de ensino, distribuídas em sete cidades nos estados do Paraná e Santa Catarina, que atendem aproximadamente 15 mil alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Pré-Vestibular.
A busca por novas aquisições continua, porém agora em ritmo mais lento.
Neste momento, estamos atuando com muita cautela em nossa estratégia de aquisições, devido à delicada instabilidade econômica do país. Inclusive, também por isso, focamos no Sul, em instituições mais próximas. No entanto, estamos olhando opções em outras regiões e avaliando novas aquisições para o ano.
Lucas Raduy Guimarães, presidente da Positivo Educacional.
Todas as aquisições têm sempre como prioridade o respeito à cultura, às práticas e à gestão das instituições. Sendo assim, os primeiros passos são focados na integração dos novos colaboradores ao Grupo e no estreitamento da comunicação com pais e alunos.
Em fevereiro, as equipes do Vila Olímpia foram convidadas para um drive-thru na escola para receber um kit de boas-vindas. Além disso, participaram do Bate-papo de Integração, encontro on-line, conduzido pelo RH, que abordou temas como carreira, desenvolvimento, comunicação, benefícios, a história do Grupo Positivo e outras dúvidas dos participantes. O encontro também teve a participação especial do diretor-executivo dos colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann, que falou um pouco sobre o propósito das nossas escolas e os próximos desafios.
Em bate-papo com Celso Hartmann (CH), a Revista Positivo (RP) aprofundou um pouco mais sobre essa integração e os próximos passos da jornada de expansão das unidades de ensino. Confira:
RP – Por que entramos em Florianópolis?
CH – Florianópolis, antes de ser capital de Santa Catarina, é uma bela cidade, dona de uma economia pujante e em contínuo crescimento, que atrai pessoas de todo o país. O Colégio Positivo, reconhecido por seu ensino moderno e eficaz, vislumbrou no Colégio Vila Olímpia a parceria ideal para oferecer à população de Florianópolis toda a qualidade de ensino que os cidadãos florianopolitanos merecem usufruir.
RP – Quais serão os próximos passos para a conclusão dessa integração entre o Positivo e o Colégio Vila Olímpia?
CH – A integração é constante. O Positivo, enquanto grupo educacional, é uma constelação formada por escolas fortes que comungam o pensamento do melhor servir aos seus alunos. Temos como foco a formação de cidadãos livres, conscientes dos seus atos, que façam a diferença onde quer que escolham atuar. Para alcançarmos isso, alicerçados nos pilares do saber, da ética, do trabalho e do progresso, promovemos a troca de saberes entre os profissionais que atuam em nossas diversas unidades e, assim, alimentamos o nosso Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), para que possa, por sua vez, atuar como apoio para todas as nossas unidades educacionais. Esse é um círculo de crescimento contínuo, em que todos participam e, juntos, formam escolas cada vez mais sólidas.
RP – O que muda para os alunos do Colégio Vila Olímpia?
CH – O aluno do Vila Olímpia somente ganha com a integração da escola ao Positivo. Agora, ele passa a contar com o apoio da estrutura do nosso centro pedagógico e pode participar de eventos como a Mobipe, uma das maiores feiras científicas brasileiras. Logo ele perceberá ganhos na sua preparação, que o ajudarão a conquistar, ao fim da sua formação, vagas nos vestibulares mais concorridos do país ou apoio para conquistar acesso a diversas universidades estrangeiras.
RP – O que muda para os colaboradores do Colégio Vila Olímpia?
CH – Eles passam agora a integrar um grupo de escolas que conquistou o selo Great Place To Work. Isso, por si só, já significa que somos uma instituição que valoriza os seus profissionais. Mais do que isso, o colaborador do Vila Olímpia terá acesso a mais benefícios e, sobretudo para professores, a um plano de carreira dentro do Grupo. E aqui entra uma dica muito importante! O Positivo reconhece aquele que estuda, que se desenvolve. Ao integrar uma rede de escolas, o colaborador do Vila Olímpia passa a pleitear, por meio da sua formação contínua, do seu esforço, a participação em processos seletivos internos para vagas em toda a nossa rede de ensino.
RP – O que o Positivo traz como aprendizado para o Vila Olímpia acerca das metodologias de ensino?
CH – Somos reconhecidos por 48 anos de liderança no Paraná em aprovação nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Entretanto, para nós, isso não basta. Nos últimos dez anos, criamos o ensino bilíngue de verdade, chancelado por Cambridge International, que além das provas de idiomas, avalia os estudantes no aprendizado de, por exemplo, Math & Science. Criamos uma escola internacional, chancelada pelo prestigioso currículo IB, por meio da qual, orgulhosamente, conquistamos a chancela IB/PYP e IB/DP e avançamos no processo de certificação IB/MYP. Consolidamos o ensino científico dentro das nossas escolas, criando a Mobip, uma das maiores feiras voltadas a alunos de Educação Básica. Nos unimos ao PED – Programa de Especialização Docente, capacitando nossos professores dos Anos Iniciais em uma nova metodologia de ensino. Nosso centro pedagógico está em constante desenvolvimento, procurando trazer o que há de mais moderno para todas as nossas unidades. Isso significa que gostamos de aprender com as escolas que passam a fazer parte do grupo, mas que também gostamos de ensinar.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer