Ansiedade, insegurança e medo são sentimentos comuns a muitas pessoas neste ano de 2020. A fim de ajudar os professores, que precisam lidar com as próprias questões emocionais e também com as dos alunos, a Editora Aprende Brasil organizou dois encontros on-line, destinados ao público e aos municípios parceiros, para criar espaços de troca de experiências: “Professor em Foco” e “Educação em Foco”.
“Conversamos, frequentemente, com os professores para mostrar que estamos sempre juntos neste trabalho, em um movimento que aproxima, valoriza, respeita e acalma.”
Vanessa Zanoncinni
supervisora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil
“Conversamos, frequentemente, com os professores para mostrar que estamos sempre juntos neste trabalho, em um movimento que aproxima, valoriza, respeita e acalma.”
Vanessa Zanoncinni
supervisora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil
No primeiro evento, transmitido no dia 7 de outubro, pelo YouTube do Aprende Brasil, a convidada foi a pediatra e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Ana Escobar, que abordou justamente o contexto da ansiedade amplificada e algumas maneiras para driblar o estresse. “É perfeitamente possível nos adaptarmos a esta situação. Não devemos subestimar a capacidade das crianças e dos professores de se adaptarem porque eles têm uma aptidão fantástica para isso”, defende Ana.
No segundo evento, realizado no dia 8 de outubro, outras duas palestras, com os professores Max Haetinger e Luiz Felipe Pondé, trouxeram perspectivas sobre o momento e a busca humana pela felicidade.
Max Haetinger abordou as muitas adaptações que os educadores necessitaram fazer para continuar entregando o conhecimento aos seus alunos, mesmo sem encontrá-los pessoalmente. Durante a transmissão, convidou todos a se levantarem, fazerem alongamentos e até mesmo dançarem. “Nosso desafio não é reinventar o conteúdo, mas as práticas. Porque as práticas é que são transformadoras, mudam a forma como nos relacionamos com o conhecimento e geram novas saídas criativas”, acrescentou.
Já o filósofo e professor universitário, Luiz Felipe Pondé, compartilhou uma perspectiva histórica sobre como o ser humano procura a felicidade. “Temo que a obsessão pela felicidade seja uma das causas de infelicidade no mundo contemporâneo. É como se as pessoas fossem obrigadas a ser felizes, obrigadas a passar a imagem de que tudo sempre está bem, quando, na realidade, a vida sempre foi um desafio e que não cabe dentro do conceito de felicidade”, explicou.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer