Em constante evolução, a Positivo Tecnologia segue trabalhando fortemente em busca de inovação para que a tecnologia torne a vida melhor e mais inteligente. Em seu portfólio estão computadores, celulares, servidores, tablets, acessórios, máquinas de pagamento, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, além de tecnologias educacionais.
Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, Positivo As a Service, Positivo BGH, VAIO, Anker, Quantum e 2A.M. são pensadas para atender às demandas e especificidades de cada perfil de público.
Em 2018, quando a então Accept – hoje Positivo Servers & Solutions – passou a integrar os negócios da Positivo Tecnologia, ocorreu a ampliação da atuação para o mercado de servidores e storages. De lá para cá, a empresa apoia os desafios tecnológicos com soluções de infraestrutura para tecnologia da informação.
Em 2019, lançou uma plataforma baseada em Internet das Coisas (IoT) para o segmento de casas e escritórios inteligentes. Atualmente, câmeras de monitoramento, lâmpadas, plugs, sensores e alarmes garantem segurança, eficiência e conectividade.
A solidez da diversificação também é confirmada com a aprovação da companhia na licitação para fornecimento de urnas eletrônicas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em julho, aproximadamente um ano após o início do processo, foi anunciada a escolha da Positivo Tecnologia para produzir até 180 mil unidades.
“Nosso protótipo foi amplamente avaliado pelas equipes do TSE e, ao fim de todos os testes, recebemos a melhor nota, que nos classificou com o 1º lugar em critério técnico”Ricardo Quedas de Assis, responsável técnico do projeto.
A licitação prevê o desenvolvimento final da urna eletrônica, novo design, hardware e software básico. “Apresentamos também a melhor proposta de preço e agora estamos prestes a assinar o primeiro contrato”, comenta o responsável pelo produto, Marco Antônio Barbosa Lallo.
Adicionalmente, a forte atuação no ecossistema de inovação nacional rendeu à Positivo Tecnologia o reconhecimento como uma das empresas líderes em inovação aberta no Brasil, segundo a plataforma global 100 Open Startups. Dentre as iniciativas, destacam-se o Programa de Corporate Venture e a manutenção de um Fundo de Investimento em Participações, ambos voltados para a aceleração de empresas emergentes.
A companhia também está impulsionando o processo de ensino com tecnologias educacionais inovadoras como o Schood e Aprimora, além de fomentar parcerias com edtechs, termo aplicado a startups voltadas para aprendizagem. “Nosso plano é fazer dessa área de educação na Positivo um unicórnio”, diz Álvaro Cruz, vice-presidente da divisão de Tecnologia Educacional, utilizando o termo que referencia as empresas cujo valor supera US$ 1 bilhão.
Operando desde meados de abril, a terceira unidade operacional da Positivo Tecnologia no Brasil está localizada em Ilhéus, Bahia. A fábrica possui 2.660 m² de área construída e capacidade produtiva de 130 mil dispositivos por mês, somando-se 44 mil desktops e 86 mil smartphones.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer