Em março deste ano, profissionais em diversas localidades conheceram uma nova realidade: o regime de trabalho remoto. No Grupo Positivo não foi diferente. A proposta, iniciada como medida preventiva à Covid-19 em caráter de urgência, tornou-se uma nova cultura dentro do Grupo.
Com base na experiência inicial, as barreiras e pré-conceitos acerca desta prática foram rompidos, e pôde-se perceber que a alta produtividade é possível, mesmo quando trabalhamos em nossas casas. Com isso, o Positivo decidiu inovar seus processos e elaborar um modelo de trabalho híbrido, tendo como diretriz a “Política de Trabalho Remoto do Positivo”, que será implantada a partir de 2021.
O modelo híbrido unirá o melhor dos dois formatos: poderemos manter a flexibilidade e a gestão do tempo, com menos trânsito e mais família; mas também teremos a nossa disposição a convivência nos espaços físicos das unidades e, sobretudo, o contato próximo e “real” com os nossos colegas.
Apesar das pequenas diferenças de diretrizes para cada unidade, devido às suas particularidades, a política traz orientações claras sobre o novo modelo, que com foco na prevenção à Covid-19, inicialmente seguirá o “Plano de Retorno às Atividades Presenciais”, com retornos faseados, protocolos de segurança e os materiais necessários para esse fim.
Conforme a política, o novo regime poderá ser realizado de forma integral ou parcial, por meio de opção voluntária ou mediante recomendação de cada gestor. As indicações dos colaboradores serão avaliadas e acompanhadas pela gerência, em conjunto com a área de Recursos Humanos.
Um guia completo também está sendo preparado para possibilitar uma comunicação assertiva e detalhada sobre o novo modelo de trabalho. Apoiado nos valores do Grupo, o documento irá reunir as diretrizes que guiam o novo modelo, além de dicas para estabelecer a rotina, preparar o “escritório” em casa, comunicar-se de forma objetiva com os colegas de trabalho e praticar o autocuidado. Fique atento aos canais de Comunicação Interna para saber mais e torne o home office um momento sempre positivo.
“A partir da experiência que tivemos com o home office, percebemos muitas vantagens, mas também que é essencial termos momentos presenciais, com mais proximidade e interação entre colegas e equipes. Então a solução foi propor o modelo de trabalho híbrido, entendendo que seria um meio termo capaz de trazer o melhor de cada formato para todos nós.”
Wilson Bremer Cerqueira
gerente corporativo de RH
“A partir da experiência que tivemos com o home office, percebemos muitas vantagens, mas também que é essencial termos momentos presenciais, com mais proximidade e interação entre colegas e equipes. Então a solução foi propor o modelo de trabalho híbrido, entendendo que seria um meio termo capaz de trazer o melhor de cada formato para todos nós.”
Wilson Bremer Cerqueira
gerente corporativo de RH
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer