Escrito por: João Lemos
A leitura tem se consolidado como um eixo transversal de aprendizagem e cultura nas três empresas educacionais do Grupo Positivo: Colégios do Grupo Positivo, Curso Positivo e Aprende Brasil Educação. Projetos pedagógicos, campanhas de engajamento e iniciativas diversas são desenvolvidos para estimular nos estudantes o gosto pela leitura. E ótimos resultados vêm sendo gerados a partir dessa proposta, seja nos indicadores de desempenho escolar, no envolvimento dos alunos com o estudo ou no desenvolvimento socioemocional, incluindo até mesmo o fortalecimento do propósito institucional do Positivo e de sua identidade educacional.

“A leitura ocupa um papel central na formação integral dos estudantes do Grupo Positivo. Mais do que uma habilidade acadêmica, ela é compreendida como ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e crítico, estimulando a imaginação, a criatividade e a autonomia intelectual. Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, cultivar o prazer pela leitura se torna fundamental para ampliar repertórios, fortalecer vínculos e desenvolver cidadãos mais sensíveis, conscientes e preparados para interpretar e transformar a realidade ao seu redor.”
Celso Hartmann, diretor-executivo dos Colégios do Grupo Positivo
Virando a Página
Nos colégios, uma das iniciativas de leitura em desenvolvimento mais significativas é o Virando a Página, estruturado como um programa pedagógico abrangente, integrado ao currículo e à rotina escolar de todos os segmentos. Entre as ações que compõem o programa destacam-se o horário obrigatório de leitura (diário para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e semanal para o Ensino Médio), as Estações Literárias, distribuídas pelos espaços da escola, as ações da Biblioteca, as Feiras do Livro, a Casinha Literária, as iniciativas solidárias de leitura e os projetos de engajamento familiar.
Já no Curso Positivo a prática da leitura ganha mais importância à medida que os processos seletivos exigem, por exemplo, a capacidade de compreender comandos, interpretar textos e lidar com repertórios variados de palavras. Neste ano, a instituição organizou sua primeira Feira do Livro, ocasião em que os alunos selecionaram obras literárias para doação, escreveram recomendações a próprio punho e participaram de trocas. Foram arrecadados mais de 250 livros. Professores também contribuíram – e seus títulos se esgotaram rapidamente pela grande procura dos estudantes.
“O programa nos colégios conta com ações formativas para educadores e instrumentos de monitoramento contínuo, garantindo que a leitura seja vivenciada não apenas como prática prazerosa, significativa e transformadora. Ele tem produzido impactos reais na formação dos estudantes e fortalecido uma cultura leitora que se espalha por toda a comunidade escolar.”
Maria Fernanda Suss, diretora do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos Colégios do Grupo Positivo (CIPP)


“A leitura é fundamental para o estudante – não só para acompanhar as aulas, mas também para interpretar o mundo ao seu redor. Em processos seletivos, essa vivência é determinante para o desempenho. A redação, presente até em vestibulares agendados, avalia justamente esse domínio do texto e a maneira como o aluno enxerga e analisa a realidade. Mesmo nas questões de Exatas, a leitura crítica é decisiva. Além disso, o hábito de ler fortalece foco, disciplina e autonomia.”
Alceu Gnoatto, diretor-executivo do Curso Positivo
A leitura no ensino público
No caso específico da Aprende Brasil Educação, que tem convênio com escolas do ensino público espalhadas por todo o Brasil, o incentivo à leitura se dá por meio de soluções para professores e estudantes, da Educação Infantil ao 9º ano. Atividades baseadas na leitura de textos como poemas, tirinhas, infográficos e artigos científicos, por exemplo, são facilmente encontradas nos livros de diferentes componentes e anos escolares. Além disso, as sugestões de leitura de livros apresentadas nos Manuais do Professor são potencializadas pelo time de Assessoria Pedagógica no trabalho de formação de professores, mostrando aos docentes a infinidade de possibilidades de ampliação do trabalho com diversos temas abordados nas soluções didáticas.
Outro projeto de destaque é o Além da Narrativa, que contempla kits com livros de literatura infantil e juvenil, percursos de leitura para orientar o professor na exploração dos diferentes títulos, lâminas e cartazes, cujo objetivo é desenvolver nos estudantes o gosto pela leitura ao se mostrar o potencial de construção de ideias e conexões que cada título oferece. Essa e outras ações realizadas pela Aprende Brasil Educação têm um alcance social significativo, contribuindo para a formação de leitores, por meio do trabalho sistemático de compreensão, interpretação e, em um nível seguinte, de produção de textos.
Novidade!
para o Além da Narrativa
Pretende-se que o projeto, futuramente, seja ampliado com mais títulos de literatura voltados à Educação Infantil e aos Anos Iniciais, obras para os Anos Finais e novos gêneros, como os paradidáticos que poderão ser ofertados nos modelos impressos e/ou digitais.
“Acreditamos no desenvolvimento intelectual e emocional proporcionado pelo hábito de ler textos de diversos gêneros e temáticas. Nossas propostas de leitura favorecem o desenvolvimento da criatividade, da linguagem e do vocabulário e fortalecem valores e vínculos afetivos. É evidente que a leitura autônoma ou realizada por um adulto é forte aliada no processo de alfabetização. Além disso, ao longo da escolaridade, o ato de ler e o desenvolvimento da capacidade leitora impactam na compreensão do conteúdo apresentado e na retenção de informações, além de descortinar universos imaginários e despertar no leitor o interesse por saber mais sobre o mundo real.”
Juliano Costa, diretor de Produtos e Marketing da Aprende Brasil Educação.






