Para mim, a ética se concretiza nas pequenas escolhas diárias.
Essa frase de Edina Pischarka Dias da Silva, supervisora pedagógica interna na Aprende Brasil Educação, representa o cerne de uma cultura em expansão no Positivo, que valoriza o respeito, a transparência, o diálogo e a responsabilidade coletiva. A Edina faz parte de um grupo denominado Agentes de Integridade Positivo, instituído com o objetivo de reunir colaboradores para fortalecer a cultura da ética e valores organizacionais em diferentes áreas e negócios do Grupo.
Motivados pelo lema A ética nos guia, sempre!, os Agentes de Integridade apoiam as áreas de Compliance e RH, divulgando informações, engajando colegas em ações de integridade, incentivando a conformidade com políticas e o Código de Conduta e sendo referência de comportamento íntegro no ambiente de trabalho. No caso de Edina, a nobre função envolve atitudes de respeito, transparência e responsabilidade tanto nas relações com os colegas quanto na condução dos processos internos e na gestão das parcerias com os municípios.

“O exercício consciente da ética fortalece a confiança, garante a credibilidade da instituição e contribui para que as entregas tenham legitimidade e impacto real na aprendizagem. Ser Agente de Integridade me desafia a observar minhas próprias atitudes com mais cuidado e a buscar constantemente a coerência ética em cada situação. Esse processo me tornou mais atenta, paciente e consciente da responsabilidade de ser referência, contribuindo para um ambiente de trabalho mais justo, colaborativo e comprometido com os valores institucionais.”
Edina Pischarka Dias da Silva, supervisora pedagógica interna da Aprende Brasil Educação
Harmonia, confiança e aproximação
De fato, de acordo com Selma Saito, Diretora Jurídica e Compliance do Grupo Positivo, a presença dos Agentes de Integridade nas unidades contribui para um ambiente mais participativo. “Por estarem ali no dia a dia, esses colaboradores geram confiança nos demais para participar de ações, tirar dúvidas e sugerir adequações na unidade em questão”, pontua. Em resumo, os agentes operam como multiplicadores, disseminando as normas e diretrizes internas, em busca de um ambiente ético, além de aproximar os colaboradores da área de Compliance.
“O Agente de Integridade atua com postura ética exemplar, influenciando positivamente os demais colaboradores da unidade. Ao ser selecionado, assume o compromisso de promover a cultura de ética e integridade, tornando-se um porta-voz desses valores e engajando os colegas na construção de um ambiente organizacional mais íntegro e responsável.”
Selma Saito, Diretora Jurídica e Compliance do Grupo Positivo

Inspirar pelo exemplo
Edina é um exemplo vivo de que a integridade pode se apresentar de maneira muito simples, e não apenas nas grandes decisões. “A forma respeitosa de me comunicar, a transparência com que compartilho informações e a responsabilidade com a qual tomo decisões que impactam outras pessoas são atitudes simples que valorizo, assim como a escuta ativa e o diálogo aberto, que criam um ambiente em que os colegas se sintam seguros para refletir sobre suas práticas e fortalecer, juntos, outros valores, como o do Aprendizado e o da União”.
A supervisora pedagógica afirma ainda que atuar como Agente de Integridade é uma oportunidade enriquecedora, que possibilitou o contato com outros profissionais comprometidos com a ética no cotidiano. “Essa experiência contribui para ressignificar o trabalho diário, reforçando o compromisso com a missão da Aprende Brasil Educação: potencializar a qualidade do ensino público por meio de soluções pedagógicas inovadoras”. Ela diz recomendar essa vivência sobretudo porque ela inspira reflexão, promove aprendizado contínuo e fortalece a prática de valores.
Fomentando a cultura da ética e da integridade
“A presença dos Agentes de Integridade nas unidades fortalece a conexão dos colaboradores com as ações de Compliance. Atuando como facilitadores, esses agentes apoiam diretamente a disseminação das normas e diretrizes do Programa de Integridade Positivo, contribuindo para a construção de um ambiente mais ético”, afirma Selma. Dessa forma, é possível reforçar, de maneira próxima e contínua, a cultura da integridade, alinhando-a ao valor institucional da Ética.