Nas unidades educacionais do Grupo Positivo, o uso da inteligência artificial (IA) está transformando a maneira de interagir com os alunos, tornando a aprendizagem mais personalizada e eficaz. Sintonizados com a realidade atual, colégios do Grupo Positivo, Curso Positivo e Aprende Brasil Educação estão dedicados a transformar a jornada dos estudantes em uma experiência de protagonismo no que se refere aos avanços da IA, colocando-os em contato com as novas ferramentas na rotina de estudos e até mesmo desenvolvendo as próprias soluções educacionais.

Para garantir que essa contínua imersão digital aconteça de forma consciente, planejada e responsável, o Positivo vem buscando fundamentos teóricos e técnicos para a inserção das diversas dimensões tecnológicas em seus currículos e práticas educacionais. Isso inclui, além das aplicações de IA, projetos de robótica, cultura maker e letramento digital. O domínio nesses campos é um dos diferenciais da instituição, e a adoção de recursos para a produção de conteúdo e o uso de plataformas de ensino personalizado ocorre de forma estratégica, alinhada às necessidades dos alunos.

“A experiência de aprendizado em nossas escolas tem se transformado de forma significativa. Soluções de IA como a Max.IA, adotada em 2024, permitem trajetórias de aprendizagem personalizadas, ajustadas ao ritmo, estilo e necessidades de cada estudante. Além disso, essas ferramentas fortalecem o papel do educador, oferecendo dados e análises que enriquecem a mediação pedagógica. Isso tudo mantendo sempre aquele cuidado necessário: eventos, debates e reflexões preparam os alunos para analisar, validar e questionar conteúdos gerados por IA, desenvolvendo neles o pensamento crítico.”
Celso Hartmann, diretor-executivo dos colégios do Grupo Positivo



