Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Inteligência Artificial e Inovação Pedagógica

Gradativamente, a utilização de ferramentas de IA nas unidades educacionais do Grupo Positivo revoluciona a experiência educacional

Nas unidades educacionais do Grupo Positivo, o uso da inteligência artificial (IA) está transformando a maneira de interagir com os alunos, tornando a aprendizagem mais personalizada e eficaz. Sintonizados com a realidade atual, colégios do Grupo Positivo, Curso Positivo e Aprende Brasil Educação estão dedicados a transformar a jornada dos estudantes em uma experiência de protagonismo no que se refere aos avanços da IA, colocando-os em contato com as novas ferramentas na rotina de estudos e até mesmo desenvolvendo as próprias soluções educacionais.

Para garantir que essa contínua imersão digital aconteça de forma consciente, planejada e responsável, o Positivo vem buscando fundamentos teóricos e técnicos para a inserção das diversas dimensões tecnológicas em seus currículos e práticas educacionais. Isso inclui, além das aplicações de IA, projetos de robótica, cultura maker e letramento digital. O domínio nesses campos é um dos diferenciais da instituição, e a adoção de recursos para a produção de conteúdo e o uso de plataformas de ensino personalizado ocorre de forma estratégica, alinhada às necessidades dos alunos.

“A experiência de aprendizado em nossas escolas tem se transformado de forma significativa. Soluções de IA como a Max.IA, adotada em 2024, permitem trajetórias de aprendizagem personalizadas, ajustadas ao ritmo, estilo e necessidades de cada estudante. Além disso, essas ferramentas fortalecem o papel do educador, oferecendo dados e análises que enriquecem a mediação pedagógica. Isso tudo mantendo sempre aquele cuidado necessário: eventos, debates e reflexões preparam os alunos para analisar, validar e questionar conteúdos gerados por IA, desenvolvendo neles o pensamento crítico.”

Celso Hartmann, diretor-executivo dos colégios do Grupo Positivo

Diversidade de ferramentas

São vários os recursos de inteligência artificial explorados nas unidades educacionais do Grupo Positivo. Confira alguns deles:

Colégios do Grupo Positivo
Curso Positivo

Inovação em alta

Além da exploração dessas ferramentas específicas, o Positivo tem inserido a inteligência artificial em projetos educacionais mais abrangentes. Nos colégios, há, por exemplo, o Programa de Inovação, a qual, implementada com o apoio da empresa IGO for Education, traz uma metodologia para disseminar a inovação entre os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, por meio do componente curricular Projeto de Vida. A partir desse programa, os estudantes utilizam uma plataforma para acessar materiais didáticos e aulas com especialistas, com acompanhamento pedagógico, e realizam visitas a centros de inovação, parques tecnológicos, startups e empresas de tecnologia.

“Como o objetivo do Programa de Inovação é auxiliar os alunos a desenvolver ideias e startups e empreender futuramente, além do que é vivenciado em sala de aula, proporcionamos a eles a possibilidade de participar da Incubadora Positivo. E onde está a IA dentro do programa? A IA é utilizada de forma ferramental para todo o desenvolvimento dos projetos dos alunos – até porque, por se tratar de um Programa de Inovação, o tema da inteligência artificial é muito presente nas aulas.”

Lucas Willian de Souza, coordenador de Tecnologia Educacional dos colégios do Grupo Positivo

Preparação para o futuro

As iniciativas com inteligência artificial estão diretamente ligadas à missão de formar cidadãos para o século 21. Criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e autonomia são algumas das competências atuais que o uso da IA exige e reforça. Quanto a isso, o trabalho realizado nas unidades educacionais do Grupo Positivo tem sido bem-feito, preparando seus alunos para o futuro profissional ao colocá-los em contato com ferramentas e práticas já em vigor nas diversas profissões.

Ao mesmo tempo, o currículo de letramento em IA, ainda em desenvolvimento, alerta os estudantes sobre os riscos e implicações éticas no uso de ferramentas de inteligência artificial, treinando-os para o uso honesto e responsável. Afinal, entende-se que, apesar do avanço tecnológico, o compromisso com a ética, a formação cidadã e o vínculo humano é inegociável. E é dessa forma que o Positivo vai estabelecendo o protagonismo estudantil na atualidade: o aluno não só consome tecnologia, mas também aprende a produzir, questionar e liderar em um contexto de convivência entre humanos e máquinas.

Melhoria da educação e estratégia de crescimento

A aplicação das ferramentas de inteligência artificial na rotina dos estudantes das unidades educacionais do Grupo Positivo é reflexo da estratégia de inovação que vem sendo estruturada pela empresa há pouco mais de um ano. A nova jornada de transformação digital abrange tanto as unidades educacionais quanto as de negócio, gerando, além de transformações na maneira de ensinar e aprender, mais produtividade, escalabilidade e impacto direto nos resultados – consolidando o Positivo como protagonista na Educação.

ESPECIAL

O que constrói uma cultura plural e transformadora


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #43 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Aprende Brasil Educação: de Editorial a Produtos


A força da Posigraf no mercado editorial didático


Profissionais dos colégios do Grupo Positivo treinados para ouvir e encantar


Inteligência Artificial como estratégia de crescimento


O FUTURO DA SALA DE AULA

Sustentabilidade como lição diária, dentro e fora da sala de aula


O lugar da língua inglesa no século 21


Inteligência Artificial e Inovação Pedagógica


SUSTENTABILIDADE

CEI Maria Amélia, uma engrenagem onde cada peça importa


Sustentabilidade que ensina e inspira uma vida mais positiva


Voluntariado que une propósito e ação


SER POSITIVO

Gestor do futuro


Positivo no combate ao assédio


Clima que se cultiva


Colaboradores provocados e colocando ideias em ação


Bravo! Aprende Brasil fortalece cultura e conexões entre colaboradores


Exemplos de ética e integridade


Histórias que encantam, laços que permanecem


Ponto de Vista traz “Fazer o certo, sempre”, por Daniela Paganini Zarro


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #43

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap