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Especial

Conjunto de iniciativas molda mentalidades, comportamentos e atitudes que condizem com a estratégia e o propósito organizacional

Você provavelmente já percebeu: aqui no Grupo Positivo, estamos vivendo um momento de grande transformação. Este tem sido o ano em que os discursos sobre uma nova cultura organizacional saem do campo das palavras e passam a ser vividos de forma consciente pelos colaboradores, firmando uma nova mentalidade e reforçando comportamentos e valores, apoiados em três fatores: inovação, colaboração e foco no cliente. Isso é fruto de um processo gradual que se tornou evidente em 2024, quando o Positivo realizou um trabalho de revisão de suas estratégias e frentes de atuação para a criação e apresentação de um propósito claro, resumido na frase:

Aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva.

Diversas ações fazem parte desse plano de estruturação cultural, que representa uma mudança de paradigma: antigos hábitos são substituídos por comportamentos alinhados à estratégia e ao propósito da instituição. São inciativas que vão desde a revisão das formações e treinamentos, apoiar as lideranças com ferramentas que possam contribuir com a conexão diária entre o tema e as atividades, até ações que colocam os colaboradores em contato direto com a jornada do cliente, promovendo o fortalecimento do propósito. Esses programas e rituais – novos ou já existentes – estimulam colaboradores à escuta ativa e ao protagonismo no cotidiano.

“No exercício de refletir sobre nossas estratégias e frentes de atuação, unimos nosso legado e o olhar para os anos que ainda estão por vir, tendo em mente que carregamos aqui uma grande responsabilidade: contribuir para a formação de um mundo melhor por meio da educação. Entendemos que, ao nos apresentarmos de forma mais clara à sociedade, aos nossos clientes e aos nossos colaboradores, o ‘jeito Positivo de ser’ se torna ainda mais vivo. Afinal, esse movimento nos reconecta aos nossos valores e à nossa forma de agir.”

Wilson Bremer Cerqueira, gerente corporativo de Recursos Humanos do Grupo Positivo

Mudanças para o bem coletivo

O fortalecimento da cultura que se dá no Positivo parte da compreensão de que é na ação coletiva e colaborativa que o crescimento acontece. Por isso, a organização adota um posicionamento bem definido, por exemplo, em sustentabilidade corporativa, cujas práticas existem desde a sua fundação, mas agora são reforçadas e organizadas em uma governança.

Temos uma forte atuação no que se refere à sustentabilidade: são mais de 40 iniciativas, sem contar o cuidado com a preservação ambiental presente em nossas operações da Grupo, que é referência nesse âmbito — afirma Cerqueira.

Mais do que atuar pelo meio ambiente, o Positivo fortalece também sua presença social e comunitária, sempre pautada pela ética e pelo respeito às pessoas e às instituições. Essa mesma visão se estende à inovação, entendida não como tecnologia isolada, mas como um movimento de criar soluções em conjunto, aproximar pessoas e transformar ideias em oportunidades reais. É dessa integração entre valores, responsabilidade e inovação que nasce a capacidade de se renovar e acompanhar as transformações do mercado e da sociedade.

Cultura autossustentável

Uma cultura organizacional ganha força quando passa a fazer parte do dia a dia e quando é capaz de se sustentar sozinha, sem depender apenas de iniciativas formais. É exatamente disso que se trata o momento no Positivo: as mudanças são visíveis, sendo incorporadas na rotina, na comunicação e na prática de como as pessoas se relacionam e tomam decisões – que, agora, refletem mais didaticamente o nosso jeito de pensar e agir.

Nesse processo de consolidação da cultura, a união entre ação e comunicação é fundamental.

Enquanto a comunicação garante que todos entendam e se conectem com a mudança, as práticas exercidas na rotina mantêm vivos os comportamentos e valores que a sustentam, para que seja perpetuada.

“De forma simplificada, a comunicação cria alinhamento com mensagens claras, frequentes e consistentes, reduzindo incertezas e interpretações distorcidas sobre o propósito e sua direção. É vista na prática quando contamos histórias de exemplos vividos por colaboradores, que ajudam a mostrar o impacto de suas atitudes, quando bem guiadas, conectando todos ao “por que” fazemos o que fazemos. Mais do que apenas falar a respeito, estimular a troca e o aprendizado sobre o tema e criar rituais colaborativamente que traduzam valores em ações. Isso nos permite formar laços que fortalecem nossa identidade e demonstram nosso progresso enquanto empresa. 

Bruna Carvalho Figueiredo, coordenadora da área de Comunicação Corporativa do Grupo Positivo

Uma questão também de estratégia

O cenário, além de ressaltar o propósito e os valores do Grupo, tem um caráter estratégico, de posicionamento no mercado.

Desse modo, as iniciativas de cultura organizacional contribuem para a busca por melhores práticas em relação à concorrência, gerando evolução na consolidação de uma cultura mais ágil, inovadora e focada no cliente, sem perder os valores essenciais.

O momento atual é perfeito simbolizar o fortalecimento da cultura como um marco na história do Positivo: ela consolida um ciclo, reconhecendo publicamente que os esforços coletivos trarão resultados visíveis, incorporados na forma de pensar e agir. A instituição está mais madura e seus valores, comportamentos e prioridades estão alinhados ao novo momento.

“O foco sempre foi promover o senso de pertencimento, inspirar o orgulho e evidenciar que cada colaborador contribui para a construção da nossa história. É nesse momento da cultura que se percebe que ser colaborador não é ser espectador, mas protagonista. Uma cultura forte, acima de tudo, deixa claro que as decisões e ações vivenciadas refletem o nosso jeito Positivo de ser e consolidam o futuro desejado.”

Tatiana Polak, coordenadora de Atração e Desenvolvimento de Talentos do Grupo Positivo

O gerente corporativo de RH Wilson Cerqueira concorda que este é um momento de reflexão, conexão e mudanças. “E não estamos falando de mudanças drásticas ou opostas ao que já fazíamos antes. Daremos mais espaço ao protagonismo, valorizando ainda mais a construção que permite sinergia entre objetivos e iniciativas, mantendo o foco na experiência e no encantamento de nossos clientes”. De acordo com ele, isso implica agilidade e celeridade naquilo que o Positivo faz, a favor daqueles para quem e por quem o Positivo faz.

Estratégia transformada em atitudes

Segundo Luciana Sálvaro, consultora de Employer Branding da I Love My Job, parceira do Grupo Positivo na jornada do propósito, trabalhar com cultura é um processo diário e, sobretudo, intencional. Ela deve servir de base de para todas as ações e decisões da empresa, garantindo que os valores se tornem parte da rotina. Não basta apenas comunicar: é preciso agir de acordo com as crenças para que elas se tornem reais e consistentes. Assim, os valores e objetivos estratégicos passaram a refletir em comportamentos cotidianos, em todos os níveis.

A coordenadora de Comunicação Corporativa, Bruna Figueiredo, reforça que mais do que nunca, será necessário um forte senso de pertencimento e orgulho

Hoje, o sentimento já existe entre os colaboradores. Ajustes e alinhamentos estão sendo trabalhados para que as ações se integrem ao dia a dia e para que todos os valores sejam vivenciados com a mesma intensidade. Agora, é fundamental termos todos contribuindo para esse cenário, entendendo que a cultura é um atributo importante para a perenidade da empresa e para a experiência que ela oferece.

Ao compreender o impacto de suas ações e reconhecer sua responsabilidade, cada pessoa que faz parte do Positivo pode incorporar a cultura organizacional em seu comportamento e utilizá-la como referência para direcionar suas decisões. Dessa forma, o grupo se fortalece como uma instituição ética e de excelência educacional, mas também ágil e inovadora, preparada para responder rapidamente às mudanças do mercado e aberta à experimentação. “Mais do que isso, o Grupo Positivo assume cada vez mais seu papel como agente de transformação social, indo além da simples oferta de produtos e serviços e transformando o mundo com seu propósito”, contextualiza a coordenadora.

ESPECIAL

Na velocidade da inovação


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #42 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Flexibilidade e ensino online desenham o futuro da educação no Curso Positivo


Soluções que geram eficiência na Posigraf


Atendimento personalizado na Jornada Escolar


O FUTURO DA SALA DE AULA

Colégio Positivo e a formação humana em um mundo conectado


O valor da leitura em uma nova era


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade em forma de gincana


Uma nova era no CEI Maria Amélia


Tecnologia, formação e colaboração marcam nova fase do ADE Litoral Paranaense


SER POSITIVO

Capacitações para uso de inteligências artificiais


Cultura de feedback em ascensão


Proteção de dados: o que o Positivo tem feito?


Colaboradores que amam os livros


Na mente do Gráfico


Ponto de Vista traz “Liderar é inovar”, por Maria Fernanda Suss


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


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