Depois de percorrer as páginas do Diário do Gráfico, em 2023, e viajar com o Posiporte, em 2024, os colaboradores da Posigraf são convidados, neste ano, a viver uma jornada ainda mais profunda: uma imersão em seu universo emocional. Inspirada no cinema, a nova campanha interna, denominada Graficamente, propõe, de forma criativa, original e lúdica, um olhar consciente sobre os sentimentos que surgem no dia a dia de trabalho. Medo, alegria, nojo, tristeza e raiva não são tratados como obstáculos, mas como forças transformadoras que, quando compreendidas e bem direcionadas, podem fortalecer vínculos, motivar mudanças e contribuir para um ambiente mais colaborativo, integrado e saudável.

“Ver o Graficamente se tornar realidade, no Dia do Gráfico, foi gratificante. Sempre sonhei em dar voz às emoções na empresa, e presenciar cada time compartilhando seus relatos nessa campanha é o que mais valorizo. Essa troca humaniza relações e integra áreas, pois só evoluímos ao entender o que se passa na mente do outro.”
Elaine Helena dos Santos, consultora interna de Gestão de Pessoas da Posigraf
União, apoio e dedicação
O Graficamente contou com a divulgação da websérie A mente do gráfico, unindo diversas vozes na empresa. De acordo com Elaine, esse material é resultado da união dos times, do apoio das lideranças e da dedicação de cada colaborador. Ao longo de cinco semanas intercaladas, episódios são publicados explicando os fatores que causam cada uma das emoções em cada uma das áreas da gráfica, ou seja, o que passa na mente de cada time. Após assistir ao vídeo da semana, os colaboradores são convidados a refletir e responder a um formulário, indicando de que forma aquela emoção pode contribuir para tornar a Posigraf um lugar mais positivo.

“Participar do Graficamente foi uma experiência superbacana e diferente – desde a montagem e entrega dos kits para os colaboradores até a participação no vídeo sobre as emoções, falando de temas que mexem com a gente de verdade. Foi um momento que tivemos para mostrar emoções que nem sempre encontram lugar para se manifestar no dia a dia. Achei a ação muito legal e acredito que ela vai ajudar a aproximar as áreas, mostrar os lados bons e os desafios que cada um vive.”
Juliana Paula Vieira, aprendiz da área de Treinamento e Desenvolvimento da Posigraf
Estimulando o autoconhecimento e a empatia, a campanha, que é considerada uma verdadeira jornada pela mente do gráfico, propõe o aprofundamento do contexto corporativo. Sobretudo, a integração gerada entre equipes ressalta o papel das emoções como aliadas na construção do propósito comum. Isso cria um ambiente corporativo mais humano, ético e conectado, reforçando o propósito da Posigraf: imprimir com qualidade para um futuro mais positivo.
“Estou curtindo muito o Graficamente, principalmente pela inclusão de todos os setores. É ótimo ver todas as áreas envolvidas nesta experiência!”
Jardel de Jesus Silva, assistente da área de Logística da Posigraf
