Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Especial

Passado, presente e o futuro

Grupo Positivo inaugura 2025 com a definição de um propósito e, juntos, vamos escrever o futuro da nossa história

“Aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva”. Essa é a frase definida como propósito do Grupo Positivo e que reflete uma trajetória de construção e inteligência coletiva percorrida por todo o ano de 2024. Para definir a uma única frase que representasse a cultura da empresa de forma singular, um processo arquitetado de forma detalhada teve como ponto de partida a necessidade de atualização e renovação da maneira como o Positivo se apresenta a seus clientes e à sociedade.

Uma profunda imersão foi necessária, para entender a realidade a partir de diferentes perspectivas: da alta liderança, passando pela média gestão até chegar às pessoas que conduzem a operação diária da empresa. Também foram estudadas as percepções de vários públicos com que temos relacionamento, como clientes externos, fornecedores e parceiros de negócio. Foram coletadas informações de diferentes fontes, quantitativas e qualitativas, permitindo uma visão global.

Conforme Vinicius Buso, diretor da consultoria iN, no fim desse processo imersivo, chegou-se a um conjunto de fatores que apontavam de forma muito simples e direta os caminhos para a evolução da cultura da empresa. “O diagnóstico da cultura e esse conjunto de fatores foram apresentados à liderança durante um workshop. Eles foram estimulados a refletir e a construir o propósito da organização, a partir de seus valores. O trabalho contou com reuniões e acompanhamentos com os cerca de 50 gerentes das diferentes unidades, além de diretores, diretores-executivos e o próprio presidente, Lucas Guimarães.”, completa.

“Integramos dados (pesquisas quantitativas e ferramentas de avaliação organizacional), relatos (entrevistas em profundidade, grupos com colaboradores, conversas com públicos de interesse e especialistas) e fatos (históricos, documentos estratégicos, ritos e símbolos da cultura) para construir uma visão consistente sobre o que trouxe o Positivo até aqui e o que é preciso para fazer sua cultura evoluir em direção ao futuro desejado.”

Vinicius Buso, diretor da consultoria iN, parceira do Grupo Positivo.

Muitas pessoas envolvidas

O processo criado para o Grupo Positivo foi considerado único, pois o envolvimento de um grupo amplo de pessoas, de diferentes unidades e negócios, permitiu a construção e validação dos conteúdos gerados que refletiam genuinamente a realidade da empresa.

Fatores analisados

Para a definição do propósito do Positivo e a construção dos fundamentos de sua cultura, foram levados em consideração diferentes aspectos, como origem, história e legado. Esse estudo foi importante para a compreensão do lugar que a organização ocupa atualmente e qual é o seu significado. Essencialmente, foi necessário estabelecer uma conexão entre passado, presente e futuro para identificar aquilo que faz sentido para o Grupo Positivo e para as pessoas que trabalham nele.

A frase Aprender e ensinar para inspirar uma vida mais positiva é o resultado desse minucioso e aprofundado trabalho, desenhado por muitas mãos, e que durante o ano de 2025 será comunicado de forma mais ampla e constante, conforme relata Wilson Bremer Cerqueira, gerente corporativo de Recursos Humanos (RH) do Grupo Positivo.

“Teremos ter um propósito para simplesmente afixá-lo na parede, mas fazer com que ele seja vivenciado por todos os nossos colaboradores diariamente. Isso exige disciplina, compreensão, adaptabilidade e o engajamento de cada um, para que possamos buscar resultados ainda mais significativos e avançar na nossa maturidade organizacional.”

Wilson Bremer Cerqueira, gerente corporativo de RH do Grupo Positivo.

Agora é que começa!

O processo de constituição e disseminação de um propósito não acaba nunca. A imersão em nossa cultura organizacional e a apresentação da frase definitiva foi apenas uma importante etapa, que abre as portas para o início de uma nova caminhada. O que se espera com isso é a formação de uma visão compartilhada para o futuro da organização; o direcionamento das decisões de curto, médio e longo prazos; e a consolidação da identidade do Grupo Positivo. Vamos trabalhar juntos para concretizar esse propósito?

ESPECIAL

O que constrói uma cultura plural e transformadora


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #43 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Aprende Brasil Educação: de Editorial a Produtos


A força da Posigraf no mercado editorial didático


Profissionais dos colégios do Grupo Positivo treinados para ouvir e encantar


Inteligência Artificial como estratégia de crescimento


O FUTURO DA SALA DE AULA

Sustentabilidade como lição diária, dentro e fora da sala de aula


O lugar da língua inglesa no século 21


Inteligência Artificial e Inovação Pedagógica


SUSTENTABILIDADE

CEI Maria Amélia, uma engrenagem onde cada peça importa


Sustentabilidade que ensina e inspira uma vida mais positiva


Voluntariado que une propósito e ação


SER POSITIVO

Gestor do futuro


Positivo no combate ao assédio


Clima que se cultiva


Colaboradores provocados e colocando ideias em ação


Bravo! Aprende Brasil fortalece cultura e conexões entre colaboradores


Exemplos de ética e integridade


Histórias que encantam, laços que permanecem


Ponto de Vista traz “Fazer o certo, sempre”, por Daniela Paganini Zarro


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #43

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap