Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Evolução

Uma nova educação para novos alunos

Atento às transformações sociais e educacionais, Curso Positivo promove mudanças e iniciativas para superar desafios e melhor preparar os estudantes

A gente sabe que a educação de hoje é muito diferente daquela de décadas ou até alguns anos atrás. A digitalização dos processos em todas as esferas sociais, que foi acelerada durante a pandemia, influencia dia a dia a rotina nas instituições de ensino. Atento a esse panorama, o Curso Positivo busca se adequar às transformações e oferecer aos estudantes uma pedagogia que alia a tecnologia à tradição.

Por exemplo, está em andamento um processo de reformulação do aplicativo Posiplay, que já oferece conteúdos complementares e apoio ao aluno durante 24h. Como ainda enfrentamos o dilema de levar a sala de aula tradicional para a internet ou adaptá-la a partir dos recursos tecnológicos – com o desafio extra de manter nossa excelência de ensino –, estamos trabalhando para que essa simbiose de métodos não só não atrapalhe, mas também potencialize a experiência do estudante.

“Chegar a um equilíbrio entre o presencial e o on-line é uma preocupação. Precisamos proporcionar uma preparação linear para ambos os públicos – o do presencial e o do on-line –, respeitando suas características e preservando nossa essência.”

analisa Alceu Gnoatto, diretor-executivo do Curso Positivo.

Segundo ele, a instituição já está projetando algumas mudanças levando esse fato em consideração.

Uma das iniciativas é o curso de Nivelamento 2024, que faz a combinação de presencial com on-line sem causar impacto nos estudantes. “Para o aluno do presencial, ofereceremos aulas geminadas, com duração de cerca de 45 minutos; e, para o aluno do on-line, ofereceremos aulas com duração de cerca de 20 minutos. Portanto, uma aula do presencial será o equivalente a duas aulas do on-line, que o aluno poderá assistir quando quiser”, detalha Gnoatto.

Oportunidades para inovar

Outra iniciativa em andamento é a renovação de nosso material didático. Diante da diversidade de processos seletivos e de regiões das quais os alunos do Curso Positivo são provenientes, surge a necessidade de atualizar constantemente os conteúdos dos materiais. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e sintonizados com as tendências do processo de ensino-aprendizagem.

O estudante do século XXI

Os métodos de ensino mudaram porque o perfil de aluno também mudou. Mais conectados com um universo de informações, eles precisam de orientações específicas para aprender e se desenvolver de maneira adequada. De acordo com o professor Renato Ribas Vaz, diretor geral do Curso Positivo, o novo cenário exige não apenas competências cognitivas, mas também competências socioemocionais, como pensamento crítico e autonomia.

Além disso, segundo afirma, a difícil tarefa de escolher roteiros de desenvolvimento alinhados aos interesses dos estudantes é uma preocupação constante. “Estamos empenhados em orientar os alunos nesse processo, oferecendo informações sobre profissões, universidades e mercado de trabalho. Mas, para isso, precisamos conhecer esses alunos”, pontua o diretor geral.

Entender as necessidades de um grupo tão grande nos desafia a ampliar o diálogo sobre a preparação para o vestibular antes mesmo de as aulas começarem. “Hoje, ainda colhemos informações muito básicas no momento da matrícula. Minha intenção é realmente fazer uma espécie de anamnese, registrando os mais variados dados desse aluno durante o ano, para planejarmos juntos o seu projeto de aprovação de forma personalizada”. Para isso, porém, Vaz reconhece que é preciso engajar equipes com esse objetivo e estar à disposição desses alunos, realizando um trabalho consistente também fora das salas de aula.

ESPECIAL

O que constrói uma cultura plural e transformadora


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #43 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Aprende Brasil Educação: de Editorial a Produtos


A força da Posigraf no mercado editorial didático


Profissionais dos colégios do Grupo Positivo treinados para ouvir e encantar


Inteligência Artificial como estratégia de crescimento


O FUTURO DA SALA DE AULA

Sustentabilidade como lição diária, dentro e fora da sala de aula


O lugar da língua inglesa no século 21


Inteligência Artificial e Inovação Pedagógica


SUSTENTABILIDADE

CEI Maria Amélia, uma engrenagem onde cada peça importa


Sustentabilidade que ensina e inspira uma vida mais positiva


Voluntariado que une propósito e ação


SER POSITIVO

Gestor do futuro


Positivo no combate ao assédio


Clima que se cultiva


Colaboradores provocados e colocando ideias em ação


Bravo! Aprende Brasil fortalece cultura e conexões entre colaboradores


Exemplos de ética e integridade


Histórias que encantam, laços que permanecem


Ponto de Vista traz “Fazer o certo, sempre”, por Daniela Paganini Zarro


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #43

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap