Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Curso Positivo inaugura Galeria Poty Lazzarotto

Espaço cultural homenageia um dos principais artistas curitibanos e expõe obras restauradas que retratam vida escolar dos alunos

Curso Positivo inaugura Galeria Poty Lazzarotto

Espaço cultural homenageia um dos principais artistas curitibanos e expõe obras restauradas que retratam vida escolar dos alunos

Quando o Curso Positivo completou 25 anos, em 1996, o artista plástico curitibano Poty Lazzarotto retratou a trajetória de seus alunos com um mural em uma das unidades. Os 18 módulos mostram a vida escolar, desde o Ensino Básico até a preparação para o Ensino Superior. Agora, com 50 anos de história, a instituição inaugura a Galeria Poty Lazzarotto, com as mesmas obras, totalmente restauradas. O espaço fica na sede principal, na avenida Vicente Machado, em Curitiba, e está aberto à visitação do público, gratuitamente.

“Para nós, é uma grande honra poder sediar esse espaço com obras desse grande artista, que marcou época não apenas em Curitiba, mas em todo o mundo.”

Renato Ribas Vaz, sócio-fundador do Grupo Positivo e diretor do Curso Positivo

“Para nós, é uma grande honra poder sediar esse espaço com obras desse grande artista, que marcou época não apenas em Curitiba, mas em todo o mundo.”

Renato Ribas Vaz, sócio-fundador do Grupo Positivo e diretor do Curso Positivo

Sobre a Galeria

A estrutura do mural se destaca pela harmonia e pelas tonalidades de pastel como fundo. Amarelo, salmão, cinza-azulado e creme evidenciam a pintura em preto. Os painéis foram executados pelo também artista plástico e cenógrafo paranaense Bira Paes, a partir da projeção dos originais de Poty, sobre os painéis de madeira.

No primeiro painel (foto 1), é possível ver um autorretrato de Lazzarotto no processo de criação do mural. O croqui em suas mãos tem a logomarca da instituição de ensino e a janela mostra a paisagem paranaense, onde nasceu o Curso Positivo. Nos painéis seguintes, estão as atividades esportivas e artísticas (foto 2) em diferentes modalidades. A largada de uma corrida representa o esporte, e  também o vestibular. Os candidatos, lado a lado, buscam uma vaga na universidade.

A cena seguinte (foto 3) destaca as pernas dos candidatos, demonstrando precisar de “muita perna”, isto é, de muita determinação para vencer essa corrida. A mão com o gesto de Positivo (foto 4) significa o resultado conquistado. O painel final (foto 5) mostra a entrada na Universidade Federal do Paraná, a mais tradicional instituição de ensino superior do Estado.

Poty Lazzarotto

Napoleon Potyguara Lazzarotto, o Poty (Curitiba, 29 de março de 1924 — Curitiba, 8 de maio de 1998), foi um desenhista, gravurista, ilustrador, capista e muralista brasileiro. Em 1942 foi presenteado pelo então governador do Paraná, Manoel Ribas, com uma bolsa de estudos na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Em 1944, realizou ilustrações para os artigos de Ademar Cavalcanti e Carlos Drumond de Andrade no jornal Folha Carioca. Mudou-se para Paris  em 1946 para cursar artes gráficas, patrocinado pelo governo francês, quando aprendeu litografia. Foi responsável pela criação do primeiro mural na União Nacional dos Estudantes (UNE), na Praia do Flamengo, sob o tema O Processo de Kafka. Infelizmente, o trabalho foi destruído pelo Golpe Militar de 1964. Atualmente, há obras de Poty espalhadas por diversas cidades do Brasil e do exterior, incluindo murais em Portugal, na França e na Alemanha. Suas obras também podem ser vistas em diversos locais públicos de Curitiba, como os painéis da fachada do Palácio Iguaçu e do Teatro Guaíra, no saguão do Aeroporto Afonso Pena, na Praça 29 de Março e na Praça 19 de Dezembro, além de dois painéis no edifício da OAB-PR e da galeria localizada no Curso Positivo.

Visitas

  • Galeria Poty Lazzarotto
  • Local: Curso Positivo – Rua Vicente Machado, 317, Centro, Curitiba (PR)
  • Horário de Funcionamento: 8h às 19h
  • Entrada gratuita, mediante agendamento
  • Mais informações e agendamento de visita: (41) 3232-4011

ESPECIAL

O que constrói uma cultura plural e transformadora


PRIMEIRA PÁGINA

Mensagem do presidente


Curtas

Nossas unidades nunca param


Feedback do Leitor

Sobre a edição #43 da Revista Positivo


MERCADO E EDUCAÇÃO

Aprende Brasil Educação: de Editorial a Produtos


A força da Posigraf no mercado editorial didático


Profissionais dos colégios do Grupo Positivo treinados para ouvir e encantar


Inteligência Artificial como estratégia de crescimento


O FUTURO DA SALA DE AULA

Sustentabilidade como lição diária, dentro e fora da sala de aula


O lugar da língua inglesa no século 21


Inteligência Artificial e Inovação Pedagógica


SUSTENTABILIDADE

CEI Maria Amélia, uma engrenagem onde cada peça importa


Sustentabilidade que ensina e inspira uma vida mais positiva


Voluntariado que une propósito e ação


SER POSITIVO

Gestor do futuro


Positivo no combate ao assédio


Clima que se cultiva


Colaboradores provocados e colocando ideias em ação


Bravo! Aprende Brasil fortalece cultura e conexões entre colaboradores


Exemplos de ética e integridade


Histórias que encantam, laços que permanecem


Ponto de Vista traz “Fazer o certo, sempre”, por Daniela Paganini Zarro


Curiosidades Positivas: o encantamento em sua essência


Edições Anteriores

Revista Positivo #43

Revista Positivo #42

Revista Positivo #41

Revista Positivo #40

Revista Positivo #39

Revista Positivo #38

Revista Positivo #37

Revista Positivo #36

Revista Positivo #35

Revista Positivo #34

Revista Positivo #33

Revista Positivo #32

Revista Positivo #31

Revista Positivo #30

Revista Positivo #29

Copy link
Powered by Social Snap