Tradicional nas escolas do Grupo Positivo, a Positivação é o evento que marca o início do semestre escolar. Em 2022, a edição de inverno ocorreu presencialmente no dia 23 de julho (sábado), nas unidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Joinville e Florianópolis. O foco principal do evento foi dar as boas-vindas, acolher e promover debates e reflexões sobre assuntos que enriquecem o dia a dia escolar. Este ano, a Positivação contou com um ponto forte, pois representou, também, o lançamento das comemorações dos 50 anos do Grupo Positivo e da Campanha de Matrículas 2023.
Com o conceito A hora é agora. Positivo é o lugar, alusivo ao hino dos colégios do Grupo Positivo, e em homenagem ao 50º aniversário do Grupo Positivo, a campanha de matrículas 2023 foi oficialmente lançada para cerca de 1,5 mil colaboradores, de todas as unidades, que participaram do encontro, marcando o retorno das atividades nos colégios, para o segundo semestre.
Pensada e construída coletivamente, a campanha de matrículas marca o momento dos 50 anos do Grupo Positivo. O objetivo é apresentar o Positivo como um lugar de inúmeras possibilidades, tanto para os profissionais que aqui atuam quanto para os alunos. Desse modo, no Paraná (Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa) e em Santa Catarina (Florianópolis e Joinville), a campanha contempla peças que tem como linguagem central as habilidades desenvolvidas no colégio, reforçando que o momento de aprimorar as habilidades é agora e o Positivo é o lugar.
“Este é um ano especial para o Grupo Positivo. Por isso, a ideia foi justamente fazer um resgate à memória afetiva de todos os que passaram pela instituição. O hino, tocado até hoje no intervalo das escolas e nos eventos esportivos e culturais, está ligado a essa memória, e envolve todas essas gerações.“
Patrícia Russo Gibran, gerente de Marketing dos colégios do Grupo Positivo.
“Este é um ano especial para o Grupo Positivo. Por isso, a ideia foi justamente fazer um resgate à memória afetiva de todos os que passaram pela instituição. O hino, tocado até hoje no intervalo das escolas e nos eventos esportivos e culturais, está ligado a essa memória, e envolve todas essas gerações.“
Patrícia Russo Gibran, gerente de Marketing dos colégios do Grupo Positivo.
Fazem parte da campanha spots para rádios e anúncios em mídia impressa e exterior, além de desdobramentos para mídias digitais e redes sociais. “O desenvolvimento de habilidades específicas e principalmente socioemocionais nunca foi tão importante para a formação do aluno”, pontua Patrícia. A escolha do hino se faz atemporal e vai ao encontro desse objetivo. “A letra traz valores importantes que são atuais e representam o colégio até hoje. O trecho escolhido para ser transformado em nosso conceito de campanha vem ao encontro do que buscamos como mensagem principal de nosso discurso”, finaliza.
A edição deste ano do evento buscou engajar e motivar todos os participantes na construção de um espaço de desenvolvimento mútuo, colaborativo e conectado às transformações. Uma ferramenta essencial na construção dessa proposta, e que surge para apoiar e nortear o trabalho desenvolvido pelos docentes, foi o Guia do Educador Positivo, distribuído fisicamente no dia do evento.
A Positivação de Inverno 2022 – e em especial o lançamento da campanha de matrículas 2023 – trouxe uma sensação de acolhimento, tanto pelos novos alunos que chegam quanto pelos times de educadores que retornam após um merecido período de descanso.
“Terminamos a primeira etapa do ano, e agora é hora de retornar às escolas renovados. E o momento que marcou esse reinício para professores e para toda a equipe pedagógica foi a tão aguardada Positivação de Inverno. O encontro visou provocar reflexões oportunas sobre a importância do papel dos educadores, que partilharam experiências e estabeleceram conexões com as atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses. Poder relacionar esse momento com a história do Grupo Positivo, que tem a educação como alicerce, é o que fez a jornada desta edição ser tão única. Por isso, o evento foi nostálgico e também inspirador. Pudemos olhar para o passado, resgatar tudo o que nos tornou ‘Positivo’ e olhar para o futuro, certos de que estamos preparados para ele.“
Maria Fernanda Susso, gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).
“Terminamos a primeira etapa do ano, e agora é hora de retornar às escolas renovados. E o momento que marcou esse reinício para professores e para toda a equipe pedagógica foi a tão aguardada Positivação de Inverno. O encontro visou provocar reflexões oportunas sobre a importância do papel dos educadores, que partilharam experiências e estabeleceram conexões com as atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses. Poder relacionar esse momento com a história do Grupo Positivo, que tem a educação como alicerce, é o que fez a jornada desta edição ser tão única. Por isso, o evento foi nostálgico e também inspirador. Pudemos olhar para o passado, resgatar tudo o que nos tornou ‘Positivo’ e olhar para o futuro, certos de que estamos preparados para ele.“
Maria Fernanda Suss, gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).
O lançamento da campanha de matrículas durante a Positivação de Inverno foi presenciado justamente pela classe profissional que deu origem ao Grupo Positivo: os professores. Esses profissionais exercem grande influência na evolução do Grupo Positivo, que tem a missão de mudar e inovar constantemente, acompanhando de perto as dinâmicas e a realidade das novas gerações. Afinal, este é o significado da expressão “ter sangue laranja”: acreditar que o conhecimento e a vontade de fazer são características que nos transformam em pessoas melhores.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Thapcom Design + Ideias
Colaboração: Juliana Fischer