O ano era 2012. O Grupo Positivo brindava seus 40 anos com a fundação do Instituto Positivo (IP), que nasceu para gerir o investimento social do Grupo. Em seus primeiros anos de atuação, o IP desenvolveu diversos projetos nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Voluntariado, os quais envolveram muitos colaboradores de todas as empresas do Grupo e deixaram sua contribuição para a sociedade.
Em 2014, após uma consulta aos públicos de relacionamento do Grupo Positivo e do Instituto Positivo, o foco de atuação do IP passou por transformações. Para responder às expectativas desses públicos, o Instituto Positivo direcionou sua missão para contribuir para a melhoria da qualidade da Educação pública brasileira, dedicando-se, então, a apoiar as Secretarias Municipais de Educação na implantação de um mecanismo de colaboração intermunicipal chamado Arranjo de Desenvolvimento da Educação.
E o primeiro território que recebeu o apoio direto do Instituto foi o da Grande Florianópolis, que em 2015 firmou parceria técnica com o IP por meio da Associação de Municípios, engajando 22 secretários de Educação em um trabalho pioneiro na Região Sul do país.
Percebendo o potencial desse modelo de trabalho, apesar do desconhecimento por parte dos secretários municipais de todo o país, o IP criou em 2017 uma área totalmente dedicada à pesquisa, produção e disseminação de conhecimentos sobre o tema. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro livro, com pesquisa de Fernando Abrucio e apoio do Movimento Colabora Educação, intitulado Cooperação intermunicipal: experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação, que logo se tornou a principal referência sobre o tema em todo o país.
No ano seguinte, lançou a primeira revista exclusiva sobre Regime de Colaboração – a revista Colaboração –, que segue sua periodicidade de duas edições por ano, distribuídas gratuitamente, e que conta com versão on-line para download no site do IP. Em 2020, com base nas experiências adquiridas na atividade de apoio técnico ao programa em Santa Catarina e também na articulação e no acompanhamento de diversos Arranjos pelo Brasil, o IP lançou a obra Arranjos de Desenvolvimento da Educação: caminhos para implantação e gestão, que tem por objetivo servir de guia e estimular cada vez mais regiões do país a aderirem ao mecanismo para vencerem os desafios da Educação.
Desde 2017, já foram mais de 25 publicações de materiais como livros, e-books, revistas e relatórios, além de um blog com temas relacionados à educação pública em nosso país.
Em 2019, o IP agregou às suas atividades a gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, a AMA, que desenvolve em parceria com o Colégio Positivo. A escola atende de forma gratuita, diariamente e em período integral, cerca de 100 crianças do bairro Jardim Gabineto, em Curitiba.
Chegamos a uma década de atuação. Em 2022, o Instituto Positivo comemora seus 10 anos de uma trajetória de relevante atuação social no âmbito da Educação, e já colhe o reconhecimento do público pela qualidade e comprometimento de seu trabalho. E como um marco comemorativo, mas especialmente em consequência da experiência adquirida nesses anos, o IP passa a apoiar diretamente a implantação de um Arranjo no estado que é o berço do Grupo Positivo. Nasceu em março deste ano o ADE Litoral Paranaense, engajando os sete municípios da região litorânea do Paraná.
Apoiar a educação pública é colaborar com o desenvolvimento da sociedade!
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Thapcom Design + Ideias
Colaboração: Juliana Fischer