Ao longo deste ano, a área de Compliance realizou diversas ações para a promoção da cultura de compliance no ambiente organizacional do Grupo Positivo. O principal objetivo é incentivar as atitudes para uma postura íntegra, ética e positiva.
Como ferramenta de apoio a professores, diretores, gestores, psicólogos escolares e orientadores disciplinares diante dos riscos cotidianos enfrentados no dia a dia, a área de Compliance publicou, no início de 2021, o Guia do Educador Positivo. O objetivo com o material é padronizar e formalizar as atitudes esperadas no ambiente escolar de todas as unidades educacionais do Positivo.
Já nos meses de agosto e setembro, a área de Compliance promoveu rodadas de discussões com os diretores e gestores das unidades educacionais, validando a aderência das diretrizes contidas no guia com relação às práticas existentes. Durantes os encontros, foram colhidas diversas contribuições visando à publicação de uma nova edição, a ser objeto de estudo em 2022.
Estar em compliance também é estar atento a todos os riscos de segurança da informação no dia a dia! Dentro desse contexto, por meio da iniciativa Clique consciente, clique positivo, a área de Compliance, em parceria com a área da Tecnologia de Informação, vem estimulando todos os colaboradores a adotarem uma postura diligente para prevenir violações acidentais, ocasionadas por desatenção e descuidos. Por meio de palestras e, em especial, da plataforma Hacker Rangers, a campanha traz jogos, vídeos, textos, questionários e e-mails de phishing, simulando estratégias utilizadas por hackers para captura de dados e invasão de sistemas.
Para auxiliar no entendimento sobre o que caracteriza a conduta de conflito de interesse e contribuir para uma cultura ética e positiva no dia a dia dos nossos times, a área de Compliance lançou uma pesquisa de mapeamento sobre o tema. Com o resultado, será criada uma política de conflito de interesses aderente aos riscos efetivos dos negócios do Positivo, sanando, simultaneamente, as dúvidas de colaboradores para que exerçam suas atividades em conformidade com o Código de Conduta Positivo.
Em 27 de outubro e 8 de novembro, os colaboradores do Colégio Semeador e do Colégio Passo Certo foram capacitados pela área de Compliance no âmbito do Programa de Integridade Positivo. No evento, todos puderam conhecer um pouco mais sobre a área e o programa de compliance, códigos, manuais, políticas vigentes e ferramentas disponíveis. As rodadas de conversas continuarão com as demais unidades educacionais e demais áreas de negócio do Positivo.
Com o objetivo de manter a regularidade e a segurança jurídica nas relações de trabalho, a área de Compliance promoveu, em 10 de novembro, a capacitação Compliance nas relações de trabalho, com a participação do advogado e especialista em Direito do Trabalho, Dr. Luís Cesar Esmanhotto. Durante o encontro, os gestores foram orientados sobre os temas envolvendo segurança da informação, comunicações eletrônicas, especialmente o WhatsApp, férias, controle de jornada, afastamento do trabalho e, assédio moral e sexual, entre outros.
No dia 3 de dezembro, o webinar Ética, Cidadania e Combate à Corrupção, realizado para todos os colaboradores da Central Positivo, Aprende Brasil, Posigraf, Instituto Positivo e unidades educacionais contou com a presença do senador, professor e fundador do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, e do presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães. Os temas discutidos na palestra associaram-se às nossas atitudes no trabalho e na vida em sociedade, permitindo entender como os nossos princípios e valores definem nossas posturas.
Com o objetivo de orientar e padronizar as ações esperadas no dia a dia de nossas unidades educacionais com relação à prevenção e combate ao bullying e cyberbullying, a área de Compliance, em parceria com o Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP), elaborou um Guia de Combate ao Bullying e Ciberbullying, a ser divulgado e publicado em 2022.
O guia reforça uma das principais ferramentas do Programa de Combate ao Bullying das unidades educacionais, que envolverá ações contínuas de capacitação de nossos docentes e equipes pedagógicas para o fortalecimento de ações de prevenção e combate ao bullying, assim como a identificação de vítimas e agressores e orientação aos familiares.
“Possuir uma área de Compliance atuante é um diferencial importante do Grupo Positivo. Ao ter acesso a documentos como o Guia do Educador Positivo, participar de treinamentos como o Compliance nas relações de trabalho ou de cursos como o Hacker Rangers, o colaborador sente-se seguro a desempenhar seu trabalho dentro das normas exigidas pela empresa e, mais do que isso, tem a certeza de participar de uma empresa séria, que se preocupa com o bem estar e com a imagem dos seus funcionários.”
Celso Hartmann, diretor executivo dos colégios do Grupo Positivo.
“Possuir uma área de Compliance atuante é um diferencial importante do Grupo Positivo. Ao ter acesso a documentos como o Guia do Educador Positivo, participar de treinamentos como o Compliance nas relações de trabalho ou de cursos como o Hacker Rangers, o colaborador sente-se seguro a desempenhar seu trabalho dentro das normas exigidas pela empresa e, mais do que isso, tem a certeza de participar de uma empresa séria, que se preocupa com o bem estar e com a imagem dos seus funcionários.”
Celso Hartmann, diretor executivo dos colégios do Grupo Positivo.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer