Qual a educação que você espera para o futuro? Imagine um cenário em que o aprendizado é unificado globalmente e permite que o estudante de hoje se torne um grande influenciador do amanhã. Uma formação que prioriza a convivência entre pares, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento científico e da cultura digital e que coloca ao alcance das mãos os incalculáveis caminhos para uma trajetória de sucesso.
Pode até parecer o discurso de um livro ou roteiro de um filme hollywoodiano, mas esse futuro está cada vez mais próximo e presente na realidade dos colégios do Grupo Positivo. E as novidades pedagógicas que chegam junto ao novo ano, aproximam o cenário teórico das práticas, preparando nossos alunos para o protagonismo de seus próprios sonhos.
“As mudanças que pensamos e planejamos vêm ao encontro de uma necessidade: a de colocar o aluno no centro da aprendizagem. Esses últimos anos nos mostraram como essa relação aluno e escola precisou ser revista e como precisamos evidenciar a conexão entre o desenvolvimento dos nossos alunos e os objetivos que eles atingirão na vida pessoal e profissional.”
Maria Fernanda Suss, gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).
“As mudanças que pensamos e planejamos vêm ao encontro de uma necessidade: a de colocar o aluno no centro da aprendizagem. Esses últimos anos nos mostraram como essa relação aluno e escola precisou ser revista e como precisamos evidenciar a conexão entre o desenvolvimento dos nossos alunos e os objetivos que eles atingirão na vida pessoal e profissional.
Maria Fernanda Suss, gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).
O desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais no novo currículo é baseado na necessidade de conectar a formação do aluno à vida real, e oferecer ferramentas para que ele se aprimore integralmente e, futuramente, decida o percurso da sua carreira e a sua atuação efetiva como integrante de uma comunidade.
De acordo com a gerente do CIPP, as mudanças fazem parte de um planejamento voltado ao desenvolvimento de competências que permitam que os estudantes aprendam a agir com autonomia e responsabilidade, com foco no seu crescimento pessoal e, consequentemente, na atuação efetiva e transformadora no meio social em que vive.
“A escola precisa ser o berço do desenvolvimento crítico, analítico, criativo, investigativo e cultural, permitindo que os estudantes vivam intensamente as relações interpessoais e exercitem o autoconhecimento, a empatia e a cooperação”, complementa Maria Fernanda. Confira abaixo quais são as novidades para o próximo ano.
O Ensino Bilíngue não é somente a aprendizagem de uma segunda língua, mas, sim, uma vivência. Sabendo da importância da fluência em dois idiomas, em 2022, os colégios passarão a ofertar quatro variações de Ensino Bilíngue.
Como funciona: os alunos contam com um currículo bilíngue integrado, em período estendido, com até 50% das aulas ministradas em língua inglesa.
O que muda na rotina do aluno: o estudante passa a ter uma verdadeira experiência imersiva na língua inglesa.
Como funciona: os alunos contam com os principais componentes curriculares de Cambridge International, ministrados em língua inglesa.
O que muda na rotina do aluno: o estudante frequenta o período estendido por dois dias na semana com componentes de Cambridge International, como Math, Science e Global Perspectives, ministrados na segunda língua. Os demais dias podem ser complementados com o Clube PEX, que são módulos temáticos em tempo estendido e ministrados na língua-mãe.
Como funciona: alguns componentes curriculares, como Arte, Música e Educação Física, são ministrados exclusivamente em inglês e, somados a uma carga horária diferenciada de aulas específicas da língua inglesa, proporcionam um contato maior com o idioma. E tudo ocorre no horário curricular, ou seja, sem a necessidade do período estendido.
O que muda na rotina do aluno: o estudante passa a ter um contato mais frequente com a língua, o que potencializa o processo de aquisição. Os componentes curriculares são trabalhados de forma trans e interdisciplinar, proporcionando ao aluno, por meio da formulação de hipóteses e do pensamento crítico, transferir para o dia a dia os conteúdos estudados, tornando o aprendizado mais concreto e significativo.
Como funciona: componentes curriculares como Arte, Música e Educação Física são ministrados exclusivamente em inglês e somados a uma carga horária diferenciada de aulas, específicas da Língua Inglesa. Por meio da parceria com Cambridge International, o currículo oferecido é mundialmente reconhecido e aplicado com componentes curriculares como Math, Science e Global Perspectives, ministrados em língua inglesa.
Estão presentes neste currículo o componente curricular de Cambridge International – Global Perspectives, que permite aos nossos alunos observar temas de grande relevância sob múltiplas perspectivas, e também outros componentes que consideramos essenciais à formação de um aluno bilíngue, como a abordagem de trabalho por projetos, que coloca o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem, o empreendedorismo, que agrega habilidades essenciais para um bom aproveitamento do percurso acadêmico desses alunos, bem como o trabalho sócio emocional, uma vez que estamos formando sujeitos completos, que saibam explorar todas as suas potencialidades para atuar em um mundo cada vez mais sem fronteiras.
Os módulos de atividades extracurriculares (PEX) oferecem ao aluno opções para exercitar habilidades em segmentos como esportes, cultura e idiomas, que incluem aspectos pedagógicos e humanos.
Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, um exemplo de módulo PEX é o Ateliê de Arte, por meio do qual as crianças são estimuladas a ressignificar os materiais trabalhados, projetando o seu modo de pensar, sentir, observar, descobrir e criar.
Já para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, é ofertado também o PEX Acadêmico, que contempla cursos como Oratória, Debates e Finanças, todos com certificações de horas complementares, que agregam ainda mais valor à formação.
A proposta é moldada a partir das diretrizes do Novo Ensino Médio, oportunizando ao aluno vivências que complementarão sua aprendizagem. Para 2022, as opções incluem a participação em projetos de humanização e voluntariado, preparatórios para as olimpíadas do conhecimento e a participação em grupos de estudos avançados, com ênfase nos principais vestibulares. Para 2023, a partir da 2ª série, serão incluídos os itinerários de aprofundamento nas diferentes áreas de conhecimento.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer